x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 67
  • #49



    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Ah, os gremlins elétricos da XJ

    Na minha, apesar de dizerem que não poderia, e não sei todas são assim mas pelo jeito a tua também acontece o mesmo: Se eu retiro o relé da ventoinha, ela fica ligada direto.
    E quem controla esse relé, e o relé da bomba de combustível é o relé ASD.
    E coincidentemente, o fusível do relé ASD é o mesmo da bomba de combustível, que é o mesmo da ECU e do TCM. Fusível número 11 do PDC, acho que é um de 20 amperes. Confere na tampa.
    Qual fusível tem na tua, é da amperagem correta? Eu daria uma conferida no relé ASD também, o meu já deu curto uma vez e fiquei empenhado até trocar ele, não conseguia ligar a XJ e a ventoinha ligou direto. E faz sentido com a tua situação de dar curto quando "sacode" a XJ.
    Tem um fio que leva corrente do pós-chave pro relé ASD, e dele vai pros relés da bomba e ventoinha, e ele é bem isolado, então eu apostaria que o problema está na caixa de fusíveis ou no relé ASD mesmo.

    [ ]'s
    André, como sou de porto alegre, tomei a liberdade de te adicionar no msn para trocar umas ideias sobre minha XJ.

    Quero tambem parabenizar por este tópico ter sido resolvido sem o gasto de 3.000 em um CA novo. Uma das coisas que estão me deixando muito p*** é a falta de praparo de algumas oficinas para fazer um diagnostico preciso.

    Abraços

  • #50
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Lucas, não sei qual msn tá aqui no fórum, faz tempo que não atualizo, mas me adiciona no andretomasi@live.com

    Obrigado pelo elogio. Quanto à oficinas, realmente é um problema, 99% não tem interesse em resolver um pequeno problema, e sim em condenar o câmbio e querer cobrar uma fortuna pra abrir e refazer o câmbio inteiro. Pelo menos as que conheço de Porto Alegre, todas sempre foram assim. No interior é a mesma coisa. O único lugar onde vi o pessoal ser honesto foi em uma oficina especializada em CA, perto de Lages, em SC.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #51
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Ah, os gremlins elétricos da XJ

    Na minha, apesar de dizerem que não poderia, e não sei todas são assim mas pelo jeito a tua também acontece o mesmo: Se eu retiro o relé da ventoinha, ela fica ligada direto.
    E quem controla esse relé, e o relé da bomba de combustível é o relé ASD.
    E coincidentemente, o fusível do relé ASD é o mesmo da bomba de combustível, que é o mesmo da ECU e do TCM. Fusível número 11 do PDC, acho que é um de 20 amperes. Confere na tampa.
    Qual fusível tem na tua, é da amperagem correta? Eu daria uma conferida no relé ASD também, o meu já deu curto uma vez e fiquei empenhado até trocar ele, não conseguia ligar a XJ e a ventoinha ligou direto. E faz sentido com a tua situação de dar curto quando "sacode" a XJ.
    Tem um fio que leva corrente do pós-chave pro relé ASD, e dele vai pros relés da bomba e ventoinha, e ele é bem isolado, então eu apostaria que o problema está na caixa de fusíveis ou no relé ASD mesmo.

    [ ]'s
    Putz, me perdoe a ignorância, mas pode me explicar o que seria ASD??? ECU e TCM não são a mesma coisa???

    O fusível que insiste em queimar é um de 15 amp mas ainda não consegui ver qual é o seu número.

    Mais tarde eu confirmo e posto por aqui.

    Grande abraço

  • #52
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Renato,

    ASD = Automatic Shutdown relay
    ECU = Electronic Control Unit (ou PCM - Powertrain Control Module)
    TCM = Transmission Control Module

    ASD é um relé "geral", que é ligado pela ignição, e a partir dele é ligada a bomba de gasolina, os módulos, etc.. esse relé basicamente tem a função de desligar todo o veículo no caso de uma colisão ou algum problema grave na viatura, já que os outros sistemas essenciais de funcionamento são atrelados a ele. É como uma "chave geral" da XJ.

    ECU (ou PCM) é o módulo principal, o popular "módulo da injeção"

    TCM é o módulo da transmissão, que controla o câmbio, fica escondido embaixo do painel

    Confere qual é o fusível que insiste em queimar que eu confirmo no manual de manutenção. A XJ é 97 ou 98?

    -pdc.jpg

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #53
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Poxa, o problema foi aparentemente resolvido e eu esqueci de postar aqui. Agora manifestou novamente e estou aqui relatando mais uma vez o ocorrido.

    Na primeira ocorrência, quando o fuzível da bomba de combustível insistia em queimar, depois de muito investigar, meu mecânico disse que o problema estava no chicote da bomba que apresentava um fio com o isolamento esfolado. Reparou e 3 meses após, ontem no caso, o problema se repetiu. Sem fuzível reserva, apelei logo para o jump. Minha surpresa foi que o curto estava fechado, tanto que o clip ficou incandescente numa fração de segundos queimando severamente meus dedos.

    Minha suspeita está na bomba de combustível ou mesmo na boia do tanque.

    Nas primeiras ocorrências, aconteceu somente com o tanque cheio.

    Desta vez, com o tanque quase vazio, estava a caminho de um posto.

    Amanhã o carro volta para a oficina na tentativa de corrigir o problema....

    Prometo relatar aqui o diagnóstico.

    Abraços a todos

  • #54
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pois bem, o problema com a queima persistente do fusível parece que foi resolvido.

    Depois de muito quebrarmos a cabeça, achamos uma solução: Fazer um circuito paralelo do relê da bomba até ela.

    O fato foi que ao rastrearmos o trajeto do fio que sai do relê, notamos que ele se desvia e em baixo do painel entra em mais de uma caixinha. Suspeitamos que seria algum dispositivo de corte de alimentação da bomba, coisa de alarme, etc etc etc...

    Como o alarme original não opera mais, e foi adaptado um POSITRON, temo que alguma gambiarra esteja provocando o curto que insiste em queimar o fusível.

    Pode parecer uma solução grosseira, mas o que eu quero é o carro funcionando de forma confiável.

    Aproveitando os testes feitos com o carro, o mecânico pôde verificar com mais eficiência a minha antiga queixa a respeito da primeira marcha que insistia em não engatar quando a alavanca estava em DRIVE.

    O diagnóstico foi rápido e direto: Válvula do governador !!! Mais uns R$1200,00 e espero ter o câmbio funcionando perfeitamente, afinal por conta da troca dessa válvula, óleo e filtro do câmbio também serão trocados.

    Abraços a todos e volto trazendo mais relatos

  • #55
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Como já falei no outro tópico, acho que fizeram gambiarra pra instalar esse teu Positron e fizeram gato no security, deve ter algum curto aí no meio do caminho. Se assim vai ficar mais confiável, tem todo meu apoio!

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #56
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Trazendo mais notícias, a Cheroka tá bala agora !!!

    O problema de queimar fuzíveis, não ocorreu mais. Espero ter resolvido.

    Quanto ao câmbio, o nosso AW4 não tem solenoide do governador, tal como o A500 das Grand Cherokee.

    Em nossas cherokas, existem 3 válvulas solenoides. Uma para comandar a 1ª e 2ª marcha, outra para comandar a 3ª e 4ª marcha, e uma terceira que comanda o LockUp do conversor.

    O diagnóstico do meu mecânico foi falho, pois não era válvula do governador que provocava a falha, mas independente de tudo, as 3 solenoides estavam apresentando resistência anormal. Trocamos as 3.



    Desde o início eu já suspeitava disso, mas finalmente está resolvido. Foi trocado o óleo e o filtro aproveitando o serviço.

    Uma dica legal é que existe um kit de válvulas, diferente das originais, que substituem perfeitamente as originais. Externamente são bem diferentes, e no kit vem uma série de bracinhos para prender ela em seu decido local. A referência é para o câmbio A340 que equipa alguns modelos Toyota.





    O curioso foi que eu cheguei com as válvulas e o mecânico disse que não serviriam. Achei que tinha recebido peças erradas. Liguei para o vendedor e ele me explicou a compatibilidade.

    Instalamos e tá tudo certo.

    Abraços a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sam_2550.jpg   -sam_2551.jpg   -sam_2552.jpg  

  • #57
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Brimo Renato, coloca o prezinho das peças pra Salim zaber, caso precise no futuro.
    Salamaleiko!

  • #58
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    O kit com as 3 solenoides eu paguei R$700,00.

    Abraços

  • #59
    Usuário Avatar de Belarmino
    Entrada
    22/11/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    53
    Agradecimentos: 0
    LA no inicio do topico eu disse que o problema eram os solenoides, eu tive o mesmo problema, e se alguem precisar de um kit de solenoides eu tenho um pra vender.

  • #60
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pois é, eu preferi eliminar todas as possibilidades de problemas periféricos, antes de abrir o câmbio !!!!

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cherokee cambio automatico não passa marcha
      Por Marcoprint no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 19
      Última resposta: 22/12/2020, 00:41
    2. Câmbio automático vitara escapando marcha
      Por humbertocarrard no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/01/2019, 14:50
    3. marcha não engata
      Por Rick Thundertank no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/06/2011, 13:48
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 07/10/2005, 22:32
    5. câmbio não engata 4° marcha
      Por JeepDennis no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/08/2003, 23:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade