
Postado originalmente por
dsamaz
Roberto, tudo bem?
Dispus tempo afim de te ajudar.
Você perdeu a oportunidade de ouvir e acatar, optando por repelir-me publicamente e me atacar...
Agora, o motivo, espanta-me, pois não o conheço. Não consigo entender quem ataca estranhos. Doidos atacam estranhos, ainda mais estranhos que estão a ajudar.
Antes de postar coisas neste fórum, é bom sempre ver quem está atingindo.
Preste atenção na minha assinatura, abaixo. Veja que ofereço peças de Dodge, que, assim como você tem a cheroka, possuo uma Ram, com o mesmo motor...
Estou cansado de desmontar motores e tentar resolver os problemas deles. Vejam o tópico da Xterra na minha assinatura, o combate lá está sério com as engrenagens do MWM.
Veja que não desmonto qualquer motor, nunca desmontei e remontei um menor que 1.8; desmontei recetemente um 4.0 da Ranger 210cv e outro V8 5.9 da Dodge Ram, que é o mesmo motor 5.2, apenas com pistões maiores e bielas um pouquinho menor.
Tenho uma árvore de manivelas destas (assunto deste tópico) guardada num depósito aqui de casa (você já deve ter visto uma, né? É linda, não?).
Em retentores NUNCA se coloca colas ou adesivos, ainda mais se este retentor fazer parte de conjunto tão importante quanto a máquina de força do motor. Se for colocar algum adesivo, que este não seja os Loctite 290, que ESTRAGAM, atacam borrachas. As colas loctite são para vedar e prender parafusos e objetos metálicos! Coloque alguma a base de SILICONE. Se a loctite dá uma ajudinha, é estrangando o retentor, que acaba por laciá-lo, fazendo-o abraçar o ressalto. Só se for assim...
Se está vazando é porque o virabrequim está empenado, precisa desempená-lo, riscado, com erosões OU há ressaltos nos moentes finais dianteiros ou traseiros, precisando também de retífica. Digo que é para eliminar o ressalto e vedá-lo PERFEITAMENTE, veja que estou dando um dos caminhos corretos. A gambiarra seria tentar vedar o ressalto com colas.
Vejam que é difícil vedar um ressalto, mesmo que seja micro, pois o virabrequim gira, e então ora o ressalto está numa posição, ora está em outra. Por isto há necessidade de retífica.
Também, antes de sair disparando, veja a localidade de quem postou. Estou em Manaus, aqui na esquina que não tem uma Dodge Ram, tem uma Cherokee, um Wrangler, uma Durango ou uma Dakota. Agora está cheio dos asiáticos (mahindra, effa, kia, nissan, hyundai) por aqui... Daqui a 10 anos um doido vai falar que é piada o que nós daqui escrevemos sobre estes carros.
"foi a mair piada que ouvi ate hoje foi viu a respeito de fazer um motor v8 em perfeito estado por causa de um retentor kkkkk"
Você posta como se o V8 fosse o máximo. Se você ver um de 32 ou 38 cilindros de geração de energia, cada cilindro de diâmetro maior que a nossa cabeça... Tenho certeza que você se apaixonaria. (novamente veja que estou em Manaus: aqui a geração de energia é só a óleo com estes motorzões)
Primeiramente, em termos de resolver este tipo de problema, pouco diferencia se o motor é pequeno ou grande. Apenas a "girafa" que reclama dos grandes ha ha. O procedimento de torno é o mesmo.
Veja que o motor não está "perfeito estado". Se estivesse, não vazaria óleo. O motor está sim com problemas.
Antes vazava pouco pois o retentor velho estava frouxo, "abraçava" o ressalto ou empenamento. Agora, com retentor novo, este não possui laciamento excessivo, logo vaza. O problema não se resolve colocando colas. Resolve-se tirando o problema, seja empeno, riscos, erosões ou ressaltos!
Passe bem, fique com Deus.
Obrigado
Daniel