x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Culpem o cambio automático!




    A idéia deste tópico e tentar acumular informações de modo resumido e com resultado,como se fosse um manual de procedimentos que possam nos ajudar a tomar a decisão correta e esgotar todas as possibilidades antes de nos tornar-mos reféns de certos curiosos que querem aprender a trabalhar usando nossas viaturas e nossos recursos, aproveitando-se da inexperiência e falta de tempo devido as nossas atividades diárias, como já diziam Mais importante que ganhar o dinheiro e saber gastar ele !!, Após varias peregrinações por oficinas e pesquisando bastante sobre o assunto, percebi que vários tópicos , alguns com mais de cinqüenta paginas , a maioria perdendo o foco sem aquela resposta que tanto esperamos que fosse , o meu problema foi resolvido de tal forma, Muitos acabam por desistir e se rendem a malandros de plantão ou concessionárias inescrupulosas que nos esfolam sem dó e ai depois de desmontarem bendito cambio e que vão descobrir a causa da quebra e guardam a sete chaves pois senão o cara vai espalhar por ai que o cambio automático não quebra apenas sofre as conseqüências do mau funcionamento de outras peças que nem imaginamos ,se o motor desregula ou os pneus perdem a calibragem o cambio e que sofre ,apesar de o culpado não ser sempre ele , parece que rola entre as oficinas e concessionárias uma ordem,Culpem o Cambio e depois nós veremos o resto, observei historias que o dito cambio já foi aberto três vezes e no final era um simples caninho que levava o óleo ate o radiador amassado pela suspensão que dava falta de refrigeração e fritava os discos, não seria melhor se o cara tivesse descoberto o defeito antes de abrir a primeira vez ? Isso nos pouparia tempo e dinheiro, o interessante é que depois que o cara da o "veredicto", seu cambio esta ferrado, precisamos abrir o cambio isso vai te custar no mínimo R$ os olhos da cara,se não tivermos algum problema maior depois de aberto, pode ser que tenha quebrado alguma peça que não vem no máster kit e precisamos importá-la, depois de quinze dias ou mais o cara chega e te fala quando tiramos o cambio o modulo desprogramou e agora vai ficar tanto para programar, isso é se ele souber como reprogramar ,vou mais longe ainda, se ele souber que existe um modulo que comanda o cambio e precisa ser reprogramado, eu pergunto, será que o tal modulo não foi a causa da quebra do primeiro cambio ? e ainda o que foi que desprogramou o bendito modulo ?
    A minha opinião é a seguinte, apesar de não ser medico , não devemos submeter a nossa VTR, que em alguns casos colocamos ate nome,acabam se tornando parte de nossas vidas estando presente em grandes aventuras na mão de qualquer um, sem antes esgotar todas as possibilidades e tivermos quase certeza que se trata de cirurgia , digo isso por ser uma operação muito complexa e delicada que envolve varias etapas e nem sempre dão resultados satisfatórios.

    Eu peço a todos os amigos deste fórum que por favor coloquem aqui neste espaço suas experiências com relação a problemas que tiveram ou que já passaram com as suas VTRs e que os mecânicos e ate mesmo concessionárias deram como problema no cambio e que no final foi constatado que não era nada disso, era apenas uma regulagem ou outro defeito.que causou tal falha para que possamos, após colher as informações criar um manual de forma reduzida e clara a todos os outros que por ventura venham a precisar.Peço a gentileza que neste tópico sejam postadas somente experiências com resultados e de preferência com links para que possamos unificar vários títulos sobre o assunto e qualquer comentário ou duvidas iremos discutir nos seus devidos tópicos,
    Desde já agradeço pela colaboração de todos, Grande abraço.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0

    Talking Sucesso

    Eu vivenciei este problema depois de ter perdido todo um kit novo colocado e a ca continuar com problema (na Realidade o kit antigo estragou por conta dos solenoides que nao trocavam marcha corretamente.), coloquei novamente outro kit, e comprei um conjunto de solenoides,como informei antes estes solenoides nao sao exatamente iguais em formato ao original mas tem um kit de suportes para adptaçao que ja vem e tem a mesma funçao basica.

    Tive o prazer de eu mesmo retirar os velhos, colocar os novos e sair com o veiculo perfeito. Ja rodei mais de 10000 km com distancias de 3.000 sem problemas. e olha que ainda nao coloquei meu oleo preferido. o texamatic.

    abraços

    Este seria um exemplo dos post, apesar de ter tirado de outro forum serve como experiencia, para acessar a fonte basta copiar e colar no google Abraços
    Para discutir o assunto recomendo os links : http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=85483 http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=82374
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=84382&page=11
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0

    Talking sucesso 2

    Óla Sandro, obrigado pela ajuda, fiz uns testes e descubri que a falha que estava ocorrendo no cilindro do meu V8 era o simulador de bico que estava com defeito. Fiz o seguinte, tirei um pluc de cada vez que vai nos bicos de injeção e observei se o motor "caia" ou melhor se ocorria alguma perda na potência e descubri o cilindro que estava falhando.
    Depois fiz o seguinte: Tirei a vela do cilindro que estava falhando e vi o seu estado, estava boa, liguei o carro sem conectar a vela para ver a compressão do motor, estava bem forte e por fim vi se o rotor estava mandando energia, estava normal.
    Então retirei os plucs dos simuladores de bico do gás e liguei novamente diretamente na gasolina e pronto, problema resolvido.
    Um dos bicos de um dos simuladores estava com defeito, já encomendei um no mercado livre.Grato e com relação ao seu amigo, bem ele é dez, mas a princípio me assustou, pois deu um diagnostico apenas de ouvir o motor e disse que o cilindro que estava falalhando seria cabeçote trincado e que o problema seria resolvido com 3000 a 3500 reais, e gastei apenas 2 horas na garagem de casa com paciencia e uma serra malte e resolvi o problema, assim gastei ao inves de 3 contos e meio, apenas 5 reais da cerva.

    Para discutir a assunto o link é http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=84382&page=11

  • #4
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Tava sentindo a CA da minha ex XJ estranha. Hora demorava pra passar as marchas, hora não reduzia, hora sempre reduzia 2 marchas ao leve toque no acelerador. Notei tb que o ritmo do motor passou a ficar mais aspero, nada comparado ao motor lisinho que tinha me apaixonado. Culpei primeiro a CA, depois o GNV....e neste que descobriram o problema, na verdade, na assistência técnica do GNV. Ao revisar toda a parte elétrica do carro, descobriram que havia uma grande variação de voltagem e o negativo estava variando, foi isso que disseram....o culpado: o cabo do negativo da bateria, que é ligado na carroceria, havia se rompido internamente....trocamos o cabo....e cara, depois disso, tive a melhor fase com a XJ....até menos beberrona ficou. Estes carros são muito sensíveis ao eletrônico...e nem sempre nossos colegas das oficinas atentam para estes detalhes...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Obrigado

    Caro Rones Jr;
    muito obrigado pela colaboração

  • #6
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7

    CA

    Copiando de outro tópico, só pra registrar minha experiência desde que comprei a XJ e resolvi trocar o óleo do CA:

    "Trocar o óleo na concessionária é um absurdo, consigo comprar um fusca com o preço que cobram pelo serviço.

    Quando comprei a XJ ano passado, ela estava usando o OH-49-TDX da BR, o câmbio funcionava perfeitamente..

    Fiz todas as vezes o procedimento de esvaziar o óleo pelo parafuso do carter, sem máquina, completar com o óleo novo, rodar por alguns dias, esvaziar e completar novamente, por duas semanas seguidas (três trocas)..

    Fiz a primeira troca em uma oficina, quando de uma revisão logo após comprar o carro. Apesar de eu insistir que aquele óleo não era o correto, me teimaram de pés juntos que o certo era usar o ATF da Shell. Chegaram a ficar ofendidos achando que eu queria saber mais do que eles, "entendidos". Além disso, colocaram um absurdo de óleo em excesso, a vareta indicava o dobro do nível praticamente.. O que não fazem pra tentar tirar uns $ da gente, né..

    Resultado: uma bela bosta, o carro saiu patinando horrivelmente.. voltei na oficina e me diziam que o óleo iria se "adaptar" depois de rodar um tempo.. não fiquei uma semana assim, e repeti o procedimento por conta própria, com um ATF da Ipiranga.. mesmo resultado, um lixo.

    Por fim, fiz o procedimento com o Dexron III da BR, OH-49-TDX, ficou uma maravilha. Repeti a troca agora em Janeiro com este mesmo óleo e não tive mais problemas, o câmbio está funcionando como deveria, não aparenta alterações de coloração no óleo ou superaquecimento nem baixa o nível. No próprio manual da XJ recomenda utilizar DEXRON III, e conversando com um pessoal da NAXJA, um fórum gringo só de XJs, me disseram que aqui no BR esse óleo seria o mais compatível.

    Paguei R$ 12 o litro em um posto BR, então o custo do serviço não foi tão alto, comparado com o ATF Shell ou Ipiranga que custavam o dobro e não funcionaram."


    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #7
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0

    Mais informaçoes

    Muito bem,meus caros amigos , depois de muitas pesquisas , comecei entender um pouco sobre as CA s de nossas VTRs e percebi que ,sem antes buscar informações detalhadas sobre o assunto, o risco de fazer Bosnia é muito grande
    Aqui vai algumas descobertas que, para mim , fariam muitas diferenças se eu as tivesse antes da troca desastrada que deu inicio a minha pesquisa

    Não troque o óleo do cambio se você não tem conhecimento de mecânica ,elétrica, hidráulica e eletrônica
    ( o cambio automatico trabalha em conjunto com o computador central que recebe informações de módulos que recebem informações de válvulas ( solenóides )
    A simples troca de óleo e filtro é mais complexa que imaginamos .
    A CA com o passar do tempo se ajusta as condições a que são submetidas – pressão interna ,tipo de condução , clima , condição do óleo, etc
    No momento da troca , devido ao novo lubrificante, que possui em sua formula aditivos ,executa uma limpeza nas partes mecânicas e hidráulicas , soltando partículas, entupindo pequenas passagens,solenóides que influenciam no ajuste do conjunto.
    Solenóides e corpo de valvulas

    Quando a troca é executada , estes ajustes tarao que ser revistos e é ai que entra o conhecimento técnico, conhecimento este que poucos mecânicos tem.

    (No caso de desmontagem do Cambio.)
    Quem determina esta tal regulagem é o tal solenóide "governador", que por sua vez é vc (o mecânico) que regula. Qdo vc termina a montagem, o CA obrigatóriamente deve passar por uma bancada de testes, para ser acertado este ponto. Vc pode até deixar ele trocando mais cedo ou mais tarde, tipo, esportivamente ou economicamente. Ele possui uma série de ajustes, sendo que nesta bancada tem diversos manômetros c/mangueiras, que são conectados a determinados pontos para medir a pressão interna e do corpo de válvulas em determinada RPM. Feito isso, vc acerta o governador, o cabo do acelerador ou da conexão com a alavanca de marchas. O que muito mecânico de fundo de quintal faz é instalar e rodar. Se trocou muito em alta ou em baixa, só regula o acelerador ou a alavanca de marchas. Pode funcionar..... ou não. O que eu falei é o básico dos CA. Qdo entram em ação os eletrônicos, aí ele passa a levar tb em consideração outros parâmetros e some o "governador", entrando em ação uma centralina (UC) que assume estas funções, porém com as mesmas informações e outras, tipo: o jeito do motorista/piloto dirigir, o que ocasiona um modo econômico ou esportivo de condução, sendo possível até vc informar à esta UC o que vc deseja

    Existem também regulagens mecânicas que seriam regular as cintas ( Bandas )
    ( Na troca de oleo e filtro )

    O 42re (No caso) tem dois conjuntos de bandas que devem ser ajustadas quando se trocar o óleo e o filtro
    Se você pode mudar o filtro, pode tambem ajustar as bandas, você só precisa de uma chave de torque que lê em libras polegadas.

    Atenção: Você precisa ter o manual de serviço, que indique o torque especifico para cada CA e das bandas, o ajuste errado fora das especificações de torque,pode levar a quebra do braço de balancim e causar danos maiores.

    Tem também a regulagem do tar de Quic –dal Que muitas vezes após a troca o modulo recebera informações novas e devera se ajustar ( Reaprender o momento das trocas ) O cabo devera ser regulado .

    A mais importante de todas , procure saber que tipo de óleo esta dentro do cambio atualmente ou troque todo.
    Não sei se vai ser útil para todos , mas se eu as tivesse , teria evitado muitos transtornos

    Se alguém tiver mais informações , favor colocar para que possamos aprender mais


    Obrigado.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Idade
    55
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    O maior problema do CA dessas viaturas é a falta de manutenção periódica dos donos e ex-donos pra quem compra. E a falta de mecanicos com conhecimento. Alem do custo elevado nessas trocas de óleo e filtro desses cambios. Conheço um senhor aki em curitiba que tem uma 5.2 ano 95, que nunca abriu o cambio para reparo ou coisa aparecida o carro dele está com 500.000 km. O que ele faz é somente trocar no periodo estipulado pelo manual e com óleo original. Claro que o cambio dele não era exigido tanto, pois ele nunca fez trilha, somente viajava pela america do sul em estradas federais.

  • #9
    Pessoal,

    Vou deixar minha experiencia com a CA da Sport 97.... No ano passado ela comecou a ficar ruim para sair de primeira, isto acontecia sempre que o carro estava frio, o culpado era a solenoide 1-2 que nao estava muito boa, mas isto eu ate estava empurrando com a barriga porque soh incomodava na parte da manha.

    Certo dia a noite, entrei em uma rua escura e cai no baita buraco, mas foi uma senhora pancada! Desde entao o carro comecou a fazer um barulho de estalos diferentes, well... depois o cambio comecou a vazar e ficou nisto uns 15 dias ate perder totalmente a pressao e nao andar mais.

    Levando ao mecanico ele comecou a analisar o que havia ocorrido, e com a pancada no buraco quebrou um guia (uma peca de encaixa pequeno que fica na extremidade da CA com o motor) e sem uma guia o conversor de torque comecou a ficar bambo, com isto travou a arruela entre o conversor e a bomba de oleo. Isto fez com que o sistema trabalhasse no limite ate que as borrachas de vedacao nao aguentaram mais.

    Entao fica a dica para todos, a VTR eh forte mas nao podemos exagerar.

    Abs

    CAO

  • #10
    Olá Igor !!

    Aí em Curitiba vcs tem um senhor mecânico no sentido da palavra. É o Sr. Rudolfo Chachaj que trabalha em uma oficina nos fundos da sua residência. Deve ter uns 50 anos de experiência em câmbios automáticos. Serviço limpo, honesto e realmente bem feito. Se precisares, eu te passo o telefone dele. Fiz uma geral no câmbio da minha ZJ 1998 e ficou igual a novo. Ele mora no bairro Santa Felicidade.
    Grande abraço;
    Betão.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Idade
    55
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    Sim, tem o sr Rudolf e o Souza que além de ter trabalhado na própria Chrysler trabalhou na Divesa como chefe de oficina, daí saiu para montar sua própria oficina.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade