Postado originalmente por
Cláudio Brasília
Prezado Gogbq,
Não sou técnico, ainda, a única coisa que aqui me traz é uma necessidade igual a de tantos outros ou talvez seja mesmo para passar o tempo, mas isto não tem importância, o fato é que o que digo pode ficar no campo do "achismo" e ser perfeitamente classificado como meras suposições de alguém que não sabe de tudo, de como a coisa se processa; então, desta forma, o que direi sobre esta sua necessidade pode ser encontrado em outros tópicos, talvez fique faltando algo ou, talvez, acabe falando por demais e não ajude nada mesmo, pois este negócio de tentar ajudar é coisa muito complicada, então vamos:
- "a variação alta na rotação da segunda para terceira marcha"
Apesar de ser uma caixa eletrônica, existe um mecanismo mecânico para um dado controle, que consiste de um cabo de aço que está solidário ao eixo do TPS e abertura da borboleta de admissão. Este cabo tem um ajuste que, penso eu, se estiver muito caçado, muito esticado vai deixar a caixa "enforcada"; estourando giro de uma marcha para outra em up-shift e, da mesma forma, retardando entrar marcha em down-shift;
e,
- "não esta reduzindo quando acelero o carro até o final.."
Quando acelera o carro até o final, eles bolaram uma função para a retomada rápida, a qual denominaram "quick-down", que é justamente e principalmente, comandada por aquele dito cabo de aço; então, se este estiver muito frouxo vai demorar mais para retomar.
Veja que são eventos excludentes e, pode ser, caso eu não tenha esquecido nada ou me equivocado muito, assim falando, rapidamente, sem consulta técnica mais aprofundada (recomendo que faça isto nos manuais do fabricante), pode ser que um ajuste naquela regulagem possa fazer seu carro mudar de comportamento, como que da água para o vinho, pois isto aconteceu comigo, antes de meu câmbio da pau geral (pode ser que não tenha tido relação uma coisa com outra), e, talvez, não tenha que refazer, reconstruir toda a caixa. Ao se abrir a caixa, penso eu, fica mandatório, já que a caixa está aberta, recondicionar o conversor de torque em oficinal especializada somente nisto e, no seu mecânico escolhido a dedo para fazer o reparo, aplicar um bom master kit, que vem com as juntas, vedações, buchas, arruelas de ajuste, etc; alguns vem com a cinta de freio da embreagem e discos de fricção, os quais com certeza estarão com desgaste e devem ser trocados; o módulo não diria, pois uma falha deste é catastrófica, ou seja, não iria funcionar mais nada da parte eletrônica (não sei se dá para funcionar/testar em bancada e qual é o risco disto), sensores somente se tiverem falhas, mas o solenóide do governador de pressão é bom trocar, pois o mesmo e blindado e não dá para abrir e fazer uma limpeza para tentar restituir o funcionamento, mas tem um atuador muito importante, que vem a ser um solenóide chamado TCC Solenoid o qual aciona a embreagem do conversor de torque; fora tudo isto o resto é mão-de-obra criteriosa e honesta, para que tudo fique xuxú beleza e tomate maravilha. Espero poder tido a oportunidade de ajudar, mas se de todo não, peço desculpas, pois sei que aqui tem outros com maior capacidade que sem dúvida aparecerão para da uma força; grande abraço e saudações.