Postado originalmente por
Cláudio Brasília
Prezado Gogbq,
Não sou técnico, ainda, a única coisa que aqui me traz é uma necessidade igual a de tantos outros ou talvez seja mesmo para passar o tempo, mas isto não tem importância, o fato é que o que digo pode ficar no campo do "achismo" e ser perfeitamente classificado como meras suposições de alguém que não sabe de tudo, de como a coisa se processa; então, desta forma, o que direi sobre esta sua necessidade pode ser encontrado em outros tópicos, talvez fique faltando algo ou, talvez, acabe falando por demais e não ajude nada mesmo, pois este negócio de tentar ajudar é coisa muito complicada, então vamos:
- "a variação alta na rotação da segunda para terceira marcha"
Apesar de ser uma caixa eletrônica, existe um mecanismo mecânico para um dado controle, que consiste de um cabo de aço que está solidário ao eixo do TPS e abertura da borboleta de admissão. Este cabo tem um ajuste que, penso eu, se estiver muito caçado, muito esticado vai deixar a caixa "enforcada"; estourando giro de uma marcha para outra em up-shift e, da mesma forma, retardando entrar marcha em down-shift;
e,
- "não esta reduzindo quando acelero o carro até o final.."
Quando acelera o carro até o final, eles bolaram uma função para a retomada rápida, a qual denominaram "quick-down", que é justamente e principalmente, comandada por aquele dito cabo de aço; então, se este estiver muito frouxo vai demorar mais para retomar.