A idéia deste tópico e tentar acumular informações de modo resumido e com resultado,como se fosse um manual de procedimentos que possam nos ajudar a tomar a decisão correta e esgotar todas as possibilidades antes de nos tornar-mos reféns de certos curiosos que querem aprender a trabalhar usando nossas viaturas e nossos recursos, aproveitando-se da inexperiência e falta de tempo devido as nossas atividades diárias, como já diziam Mais importante que ganhar o dinheiro e saber gastar ele !!, Após varias peregrinações por oficinas e pesquisando bastante sobre o assunto, percebi que vários tópicos , alguns com mais de cinqüenta paginas , a maioria perdendo o foco sem aquela resposta que tanto esperamos que fosse , o meu problema foi resolvido de tal forma, Muitos acabam por desistir e se rendem a malandros de plantão ou concessionárias inescrupulosas que nos esfolam sem dó e ai depois de desmontarem bendito cambio e que vão descobrir a causa da quebra e guardam a sete chaves pois senão o cara vai espalhar por ai que o cambio automático não quebra apenas sofre as conseqüências do mau funcionamento de outras peças que nem imaginamos ,se o motor desregula ou os pneus perdem a calibragem o cambio e que sofre ,apesar de o culpado não ser sempre ele , parece que rola entre as oficinas e concessionárias uma ordem,Culpem o Cambio e depois nós veremos o resto, observei historias que o dito cambio já foi aberto três vezes e no final era um simples caninho que levava o óleo ate o radiador amassado pela suspensão que dava falta de refrigeração e fritava os discos, não seria melhor se o cara tivesse descoberto o defeito antes de abrir a primeira vez ? Isso nos pouparia tempo e dinheiro, o interessante é que depois que o cara da o "veredicto", seu cambio esta ferrado, precisamos abrir o cambio isso vai te custar no mínimo R$ os olhos da cara,se não tivermos algum problema maior depois de aberto, pode ser que tenha quebrado alguma peça que não vem no máster kit e precisamos importá-la, depois de quinze dias ou mais o cara chega e te fala quando tiramos o cambio o modulo desprogramou e agora vai ficar tanto para programar, isso é se ele souber como reprogramar ,vou mais longe ainda, se ele souber que existe um modulo que comanda o cambio e precisa ser reprogramado, eu pergunto, será que o tal modulo não foi a causa da quebra do primeiro cambio ? e ainda o que foi que desprogramou o bendito modulo ?
A minha opinião é a seguinte, apesar de não ser medico , não devemos submeter a nossa VTR, que em alguns casos colocamos ate nome,acabam se tornando parte de nossas vidas estando presente em grandes aventuras na mão de qualquer um, sem antes esgotar todas as possibilidades e tivermos quase certeza que se trata de cirurgia , digo isso por ser uma operação muito complexa e delicada que envolve varias etapas e nem sempre dão resultados satisfatórios.
Eu peço a todos os amigos deste fórum que por favor coloquem aqui neste espaço suas experiências com relação a problemas que tiveram ou que já passaram com as suas VTRs e que os mecânicos e ate mesmo concessionárias deram como problema no cambio e que no final foi constatado que não era nada disso, era apenas uma regulagem ou outro defeito.que causou tal falha para que possamos, após colher as informações criar um manual de forma reduzida e clara a todos os outros que por ventura venham a precisar.Peço a gentileza que neste tópico sejam postadas somente experiências com resultados e de preferência com links para que possamos unificar vários títulos sobre o assunto e qualquer comentário ou duvidas iremos discutir nos seus devidos tópicos,
Desde já agradeço pela colaboração de todos, Grande abraço.