Postado originalmente por
osarmento
Olá Amigo,
Permita-me dar uma sugestão. Para fazer uma gaiola que seja realmente eficiente do ponto de vista de segurança e ter mais um argumento técnico em uma possível certificação junto ao Inmetro, recomendo que vc baseie o seu projeto no Anexo J, da FIA (Vide arquivo anexo). Lá vc encontrará todas as recomedações necessárias, como tipo de material, reforços, apoios na carroceria e tipos de travamento, etc.
Tenha em mente que o paínel do teto de qualquer carroceria (principalmente do tipo "monobloco") tem função fundamental na rigidez torsional do veículo.
É como torcer uma caixa de sapatos com e sem tampa. Faça o teste vc mesmo.
No seu caso, a gaiola terá que suprir a rigidez torsional perdida com a ausência do painel do teto. Uma gaiola mal projetada (e mal fixada) deixará a sua Cheroka deformável a ponto de vc não poder abrir as portas quando estacionado sobre piso irregular. Esse comportamento estrutural vai ocasionar trincas nos demais painéis da carroceria.
Sugiro ainda que vc providencie cintos de quatro pontos para todos os ocupantes. Não esqueça que na eventualidade de um capotamento, vc não terá mais o teto para mantê-los dentro do habitáculo.
Boa sorte,
Octávio