x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 18

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Agradecimentos: 0

Troca de marcha a 1200 Rpm na Zj

De antemão já peço desculpas pelos meus devaneios!

Continuando os estudos sobre como economizar combustível...
    (Infelizmente a idéia de desligar 2 injetores, para que o v8 funcionasse como v6 em situações de baixa demanda, não se mostrou muito pratica. )

Seria possível economizar combustível alterando a velocidade das trocas de marcha?

Percebo que minha Cherokee passa muito tempo andando em 2a nos trechos urbanos, por conta das trocas ocorrerem acima das 2000rpm.
    Penso que se as trocas ocorressem por voltas das 1200 a 1500rpm a história poderia ser diferente...

Oi Amigo......Esquece, isso não existe, V8 é assim mesmo não existe economia. Não adianta querer se enganar.

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    QUando tinha a XJ....notava que ao pisar de leve no acelerador (posição e velocidade) ela trocava bem cedo as marchas....acho q a sua pode fazer isso tb. Resisti por 100 km fazendo isso...só pra fazer a média....que não melhorou muito....subiu de 6,3 para 6,5 km/l.

Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Citação Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    QUando tinha a XJ....notava que ao pisar de leve no acelerador (posição e velocidade) ela trocava bem cedo as marchas....acho q a sua pode fazer isso tb. Resisti por 100 km fazendo isso...só pra fazer a média....que não melhorou muito....subiu de 6,3 para 6,5 km/l.
    Grande Rones Jr...

É exatamente esse o motivo da minha pergunta, tb percebi que ao pisar de leve no acelerador jogando a rotação um pouco a cima de 2000rpm as trocas acontecem mais cedo, e eu consigo andar em 4a por mais tempo, porem nestas "pisadas" o carro bebe mais e no fim a média acaba ficando quase a mesma coisa.

Por isso gostaria de saber se reduzindo um pouco a relação "troca x rpm" o poderia vir a gastar menos...

è mais uma curiosidade do que qualquer outra coisa, sei que é utopia esperar que um V8 de 12 anos atrás faça 10km/L na cidade, mas acredito que é possível chegar nos 6,5 - 7Km/L . Hoje minha média é 4,6 na cidade, e sei que ela pode melhorar muito se eu adquirir novos hábitos de direção e fazer todas as revisões.

Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Agradecimento: 1
    Carai...manera no pé...

A minha é uma XJ, mas na cidade é possível "passar a vida antes dos 2000rpm", salvo quando quero atropelar os motoboys...

Não esquece que a faixa de "economia" do motor é de maior aproveitamento de torque, no gráfico de potência X torque da para ver isso certinho...

[]'s

OBS: falei para manerar mais no pé, mas tua média é muito boa...minha XJ faz em média 5 km/l na cidade (ando muito pouco por dia) e já tivemos uma ZJ e uma WJ na família, ambas faziam 3 à 3,5 km/l na cidade e 5 à 6km/l na estrada...
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Bom meu amigo,

não adianta querer reinventar a roda.

existe uma relação de torque e rotação convenientes,
    e é igualmente proporcional, diminuindo um automaticamente diminui o outro e por consequência aumenta o consumo.

Acredite, (utilizando este propulsor e com este combustivel) a chrysler já fez um excelente trabalho de mapeamento da centralina.

mais economia que isso, só andando de honda biz!

Abraços

Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli Ver Post
    Carai...manera no pé...

A minha é uma XJ, mas na cidade é possível "passar a vida antes dos 2000rpm", salvo quando quero atropelar os motoboys...

Não esquece que a faixa de "economia" do motor é de maior aproveitamento de torque, no gráfico de potência X torque da para ver isso certinho...

[]'s

OBS: falei para manerar mais no pé, mas tua média é muito boa...minha XJ faz em média 5 km/l na cidade (ando muito pouco por dia) e já tivemos uma ZJ e uma WJ na família, ambas faziam 3 à 3,5 km/l na cidade e 5 à 6km/l na estrada...

Nem me fale em motoboy!!! Um dia a gente se livra deles...

Eu estava preocupado porque todo mundo fala que ela faz de 5 a 6km/L na cidade, e se ela faz isso logo o problema deve ser eu!

Mas não sei o que faço de errado, ando com ela super de boa... aproveito bem as decidas, não piso muito... A unica coisa que eu percebi é que a maior parte do tempo ela fica em 2a e 3a... por isso queria ver um jeito de mudar isso, seja deixando as trocas um pouco mas rápidas ou mudando o meu jeito de dirigir...

Usuário Avatar de Overland
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por imax Ver Post
    Grande Rones Jr...

É exatamente esse o motivo da minha pergunta, tb percebi que ao pisar de leve no acelerador jogando a rotação um pouco a cima de 2000rpm as trocas acontecem mais cedo, e eu consigo andar em 4a por mais tempo, porem nestas "pisadas" o carro bebe mais e no fim a média acaba ficando quase a mesma coisa.

Por isso gostaria de saber se reduzindo um pouco a relação "troca x rpm" o poderia vir a gastar menos...

è mais uma curiosidade do que qualquer outra coisa, sei que é utopia esperar que um V8 de 12 anos atrás faça 10km/L na cidade, mas acredito que é possível chegar nos 6,5 - 7Km/L . Hoje minha média é 4,6 na cidade, e sei que ela pode melhorar muito se eu adquirir novos hábitos de direção e fazer todas as revisões.
    Vejo que a resposta básica é que não há economia com o V8, mas acho que o assunto deve ser avaliado de um ponto de vista mais técnico. Na minha opinião se a tua ZJ tá trocando a marcha a 2000rpm, tem algo errado, pois pelo que eu saiba a troca normalmente deve ocorrer entre 1200 e 1500rpm. Isso pesquisei em vários lugares.

Quando você arranca de primeira, após desengatar o conversor de torque a troca ocorre da 1ª pra 2ª pouco acima dos 2000rpm (uns 2200rpm), depois as trocas ocorrem entre 1200 e 1500rpm andando normalmente. Se você utilizar o kick-down a coisa muda.

Minha ZJ 5.9 está fazendo cerca de 3,7km/L na cidade (já cheguei a 4,1km/L) e não ando devagar e o trânsito aqui é bem travado, costumo arrancar mais rápido nos semáfaros. Na estrada carregada subindo serra faço 6,5km/L, o normal fica entre 7 e 7,5km/L. Indo para o Rio Grande do Sul via BR116 do norte de SC até Vacaria fiz média de 8,9km/L andando em média entre 95 e 105km/h.

Acho que essa troca a 2000rpm precisa ser verificada. Verifique a viscosidade do óleo do câmbio (a minha já fez isso quando o óleo tava na hora de trocar) ou tem uma regulagem do cabo, próximo à borboleta da admissão, mas deve ser feita por alguém que mexa com câmbio automático de preferência.

[]'s
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

PessoALL,

Não adiante chorar não...meu ZJ 6cil faz de 3 a 4 na cidade e acho que uns 6 a 7 na estrada.....meu nheco 1.6 faz 5 com alcool e fez 6.5 com gasolina na cidade...com alcool na estrada fez 10...quem quiser economizar compra um Uno economy e vá ser feliz...hehe...
    Quanto às trocas de marcha, realmente de 1a. p/ 2a. ocorre perto dos 2000rpm, às vezes quando saio de uma lombada, em 1a., na horizontal (nem aclive nem declive), as marchas vão empilhando a +-1500rpm, redondinho, redondinho.
    Abraço..
    Carllo
    JGC-Laredo Prata 98

Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Vejo que a resposta básica é que não há economia com o V8, mas acho que o assunto deve ser avaliado de um ponto de vista mais técnico. Na minha opinião se a tua ZJ tá trocando a marcha a 2000rpm, tem algo errado, pois pelo que eu saiba a troca normalmente deve ocorrer entre 1200 e 1500rpm. Isso pesquisei em vários lugares.

Quando você arranca de primeira, após desengatar o conversor de torque a troca ocorre da 1ª pra 2ª pouco acima dos 2000rpm (uns 2200rpm), depois as trocas ocorrem entre 1200 e 1500rpm andando normalmente. Se você utilizar o kick-down a coisa muda.

Minha ZJ 5.9 está fazendo cerca de 3,7km/L na cidade (já cheguei a 4,1km/L) e não ando devagar e o trânsito aqui é bem travado, costumo arrancar mais rápido nos semáfaros. Na estrada carregada subindo serra faço 6,5km/L, o normal fica entre 7 e 7,5km/L. Indo para o Rio Grande do Sul via BR116 do norte de SC até Vacaria fiz média de 8,9km/L andando em média entre 95 e 105km/h.

Acho que essa troca a 2000rpm precisa ser verificada. Verifique a viscosidade do óleo do câmbio (a minha já fez isso quando o óleo tava na hora de trocar) ou tem uma regulagem do cabo, próximo à borboleta da admissão, mas deve ser feita por alguém que mexa com câmbio automático de preferência.

[]'s

Overland,

Muito obrigado pela dica.

Não imaginava que o óleo do cambio poderia causar esse sintoma. Aqui é raro o cambio mudar a marcha antes dos 2000rpms..

Vou verificar o óleo o mais rápido possível.

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9
    Realmente, o MarceloLuchesi falou tudo. Querer economizar combustível com um V8 é utopia. Para esse propósito existem os populares.

Usuário Avatar de raven
    Entrada
    27/03/2008
    Local
    Praia Grande/SP
    Cara .....não tem jeito! Mulher bonita e cherokee consome uma grana!!!!!!!! rsrsrsrs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem