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Convex Datacenter
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  • #1

    Caixa de transferência np231 - manutenção




    Moçada,

    Estou planejando um serviço de manutenção - preventiva apenas - devido aos anos de uso da minha caixa de transferência NP 231 da minha XJ automática 97/98.

    Gostaria de opiniões de quem já fez esse tipo de serviço, dicas, como fazer ou o que não fazer nela.

    Alguém sabe responder se é necessário trocar as engrenagens juntamente com a corrente ou o normal é só trocar a corrente?

    Existe regulagem para eliminar a folga da corrente?

    Qual é a folga máxima aceitável na corrente?

    Alguma dica de onde encontrar essa corrente a pronta entrega no Brasil? Um cara fera com preços bons e material de qualidade?

    Gostei do kit da JB Conversions para a NP 231 já com SYE e heavy duty chain...

    Obrigado e abraço a todos!

  • #2
    Olá Amigo o seguinte
    Essa caixa de transferencia apresenta algum defeito? vazamento?
    Se Não tiver problema algum, eu não abriria. Só trocaria o oleo, que é o mesmo fluido que usa na direção hidraulica, o ATF, ou dexron II.
    Ma se estiver escapando "pulando a corrente" Ai sim você deve abrir e trocar.
    MAS É ISSO MESMO QUE VOCÊ DISSE, Normalmente a corrente é que gasta primeiro, antes que as engrenagens, digamos que serve como valvula de escape..gasta o mais barato antes que é a corrente, mas não deixe ela ficar escapando por muito tempo.
    Eu tive que trocar a minha, na agencia me pediram mais de 2mil reais. Acho que você consegue no mercadolivre por menos com o vendedor willys51. Mas eu acabei arriscando e comprando direto dos USA com o silvio da askby.com Ele me deu 2 opções, a similar com frete incluso por 140,00 dolares ou a Original mopar por 230,00 dolares com frete incluso
    Eu optei pela original. E levou uns 20dias para vir.

    Não existe regulagem alguma, se estiver pulando tem que trocar.......
    Não conheço esse kit da JB conversions
    Não se esqueça de comprar os retentores da t case TB.
    Um abraço
    Marcelo

  • #3
    Oi me esqueci de dizer que apesar de eu ter um TJ, a minha T case tambem é a NP 231, E foi a primeira vez que foi trocada.
    As engrenagens estavam perfeitas, Não foi necessário troca-las.
    Apenas a corrente pois estava pulando

  • #4
    Oi Marcelo,

    Obrigado pelas dicas! A minha t-case está boa, não pula nada, não vaza nada.

    Como a vtr já tem mais de 10 anos e 150.000 km rodados, prefiro fazer a manutenção mesmo que não apresente defeito ou desgaste tão acentuado na peça. Esse é meu costume...

    Mais alguma dica? Alguém já fez em casa?

    abraços

  • #5
    Usuário Avatar de RODRIGO TOMITÃO
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    caros colegas estou comprando uma NP241 da silverado v8 diesel 4x4 sobre manurtenção seria +- como a NP231 e a resistencia e boa
    valeu pela ajuda

  • #6
    Grande Cacique do Plano Piloto,

    Geralmente, quando se troca uma corrente que vai em uma coroa dentada, é de bom tamanho trocar as coroas também, pois, assim como em uma moto (exemplo) a corrente atrita com as engrenagens, desgastando-as.

    Se for comprar nos isteites, procure nos links abaixo, JAMAIS compre com o SILVIO, pois ele é picareta.
    http://www.jeep4x4center.com/product...number=4338935
    http://www.quadratec.com/products/52205_01.htm

    Você pode pedir pro seu tio Luis Inácio, quando ele for visitar o irmão da Jurema (cunhado do Osama ) para ele comprar pra vc.

    []'s

  • #7
    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    Grande Cacique do Plano Piloto,

    Geralmente, quando se troca uma corrente que vai em uma coroa dentada, é de bom tamanho trocar as coroas também, pois, assim como em uma moto (exemplo) a corrente atrita com as engrenagens, desgastando-as.

    Se for comprar nos isteites, procure nos links abaixo, JAMAIS compre com o SILVIO, pois ele é picareta.
    http://www.jeep4x4center.com/product...number=4338935
    http://www.quadratec.com/products/52205_01.htm

    Você pode pedir pro seu tio Luis Inácio, quando ele for visitar o irmão da Jurema (cunhado do Osama ) para ele comprar pra vc.

    []'s
    Grande Cotrim,

    Quer dizer que a Askby é furada? Eu já ia pedir de lá...

    Eu li já ouvi alguém falar que a dureza da corrente é menor justamente para não desgastar a engrenagem e também já ouvi o oposto... Enfim..

    Minha intenção é trocar o jogo...

    Mais experiências?? Só não quero gastar dinheiro à toa. Mas se tiver que gastar, na minha Xeroka eu gasto... E se o tio Inácio permitir, mando trazer uma Atlas pra mim...

    Cadê o Samukanvas?

    abraço

  • #8
    Moruba,

    A minha estourou o retentor e estou pensando em comprar o jogo de retentores e rolamentos além da corrente. Na Morris 4x4 tem esse kit de rolamentos e retentores http://www.jeep4x4center.com/product...ber=231-MASKIT por U$ 135,99 mais a corrente por U$ 104,99. Fiz uma pesquisa de preço de frete e estou aguardando a resposta.

    []'s

  • #9
    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    Moruba,

    A minha estourou o retentor e estou pensando em comprar o jogo de retentores e rolamentos além da corrente. Na Morris 4x4 tem esse kit de rolamentos e retentores http://www.jeep4x4center.com/product...ber=231-MASKIT por U$ 135,99 mais a corrente por U$ 104,99. Fiz uma pesquisa de preço de frete e estou aguardando a resposta.

    []'s

    Boa dica Cotrim..

    Só nos resta saber a quanto chegará por aqui...

    abraço

  • #10
    Moruba,

    Os retentores e os rolamentos são Timken. Só estou procurando o part number. Devem ter similares no Brasil

    []'s

  • #11
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Fabio,

    O site da tinkem tinha uma área onde vc entrando com o part number da peça aparecia uma tabela com todos os veiculos onde essa peça é utilizada, tanto prá rolamentos como prá retentores, mas mudaram o site e da ultima vez que acessei não achei mais essa área. era no site nos USA, tenta dar uma olhada lá, quem sabe vc encontra.

    []´s

  • #12
    Ronaldão,

    Eu já entrei lá e não achei nada.

    Estou procurando no Gooooooooooooooooooooooooooooogle. Aliás, vc tem o manual das peças da Cherokee? Se não tiver, me avise.

    []'s

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