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  • #1

    Question Barulho no Eixo Traseiro da ZJ




    Bom dia .... Tenho uma Grand Cherokee Limited 97 (ZJ) e a dias vem fazendo um barulho estranho na trazeira (este barulho não é frequente) normalmente quando venho de uma velocidade constante e paro o veiculo em um semaforo, ao sair o barulho acontece (tipo dum dum dumm)dai para ...... isso não acontece como disse com frequência.....outro modo do barulho acontecer é quando esterço o carro ocorre o mesmo barulho, já percebi que a roda trazeira dá uma vivrada !!!! Alguem poderia me ajudar ???

  • #2
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    Amigo esse barulho ja aconteceu comigo, e quer ver faser mais, fassa o carro patinar, no meu era a mola prato do bloqueio traseiiro quebrado, o mesmos barulho.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Andre Lopes Ver Post
    Bom dia .... Tenho uma Grand Cherokee Limited 97 (ZJ) e a dias vem fazendo um barulho estranho na trazeira (este barulho não é frequente) normalmente quando venho de uma velocidade constante e paro o veiculo em um semaforo, ao sair o barulho acontece (tipo dum dum dumm)dai para ...... isso não acontece como disse com frequência.....outro modo do barulho acontecer é quando esterço o carro ocorre o mesmo barulho, já percebi que a roda trazeira dá uma vivrada !!!! Alguem poderia me ajudar ???
    Mande mais informações!! Só com isso não consigo chutar nada

    abs

  • #4

    Question

    Citação Postado originalmente por Andre Lopes Ver Post
    Bom dia .... Tenho uma Grand Cherokee Limited 97 (ZJ) e a dias vem fazendo um barulho estranho na trazeira (este barulho não é frequente) normalmente quando venho de uma velocidade constante e paro o veiculo em um semaforo, ao sair o barulho acontece (tipo dum dum dumm)dai para ...... isso não acontece como disse com frequência.....outro modo do barulho acontecer é quando esterço o carro ocorre o mesmo barulho, já percebi que a roda trazeira dá uma vivrada !!!! Alguem poderia me ajudar ???
    Então......é um barulho muito esquisito pois parece que o eixo as vezes está solto...... estive reparando.... e acontece exatamente assim, a roda dá umas vibradas no sentido em que a roda vira com o carro totalmente estersado.... não sei explicar direiro....... acontece tbm quando eu estou em velocidade acima de 80Km dai paro, quando saio em linha reta a parte trazeira faz o mesmo barulho......tum..tum...tum.... dai para quando atinge 30km, isso não é sempre tbm !!!! Prciso de uma luz........
    Niva 91 1.8 - Vermelhão
    Grand Cherokee 98 5.2 V8 - Dorada
    L200 Outdoor 08 2.5 - Prata

  • #5
    Citação Postado originalmente por Andre Lopes Ver Post
    Então......é um barulho muito esquisito pois parece que o eixo as vezes está solto...... estive reparando.... e acontece exatamente assim, a roda dá umas vibradas no sentido em que a roda vira com o carro totalmente estersado.... não sei explicar direiro....... acontece tbm quando eu estou em velocidade acima de 80Km dai paro, quando saio em linha reta a parte trazeira faz o mesmo barulho......tum..tum...tum.... dai para quando atinge 30km, isso não é sempre tbm !!!! Prciso de uma luz........
    Andre,
    A minha está com um barulho similar. Mas parece que é no tambor do freio.
    Isso só ocorre em transito pesado , no para e anda. Parece que a lona cola e quando solta faz este bum. bum, bum, depois para. Experimente fazer testes deixando o carro parar sem pisar no freio. O o ruído não ocorre, na partida.
    abs

  • #6

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Marcelopc2004 Ver Post
    Andre,
    A minha está com um barulho similar. Mas parece que é no tambor do freio.
    Isso só ocorre em transito pesado , no para e anda. Parece que a lona cola e quando solta faz este bum. bum, bum, depois para. Experimente fazer testes deixando o carro parar sem pisar no freio. O o ruído não ocorre, na partida.
    abs
    Fala Marcelo !!!

    Acho que na minha não é sabe pq ... a minha é disco na trazeira e outra .... de o veiculo estiver parado e eu estersar todo..... faz o barulho !!! minhas pastilhas trazeiras são novas tbm !!! mas vou analizar !
    Obrigado pela dica !!!
    Niva 91 1.8 - Vermelhão
    Grand Cherokee 98 5.2 V8 - Dorada
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  • #7
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    Também tava com barulho

    A minha estava fazendo um barulho igual. Depois de rodar na estrada, o barulho aparecia. No dia seguinte, não tinha nem sinal dele. Depois agravou e, quando fazia curvas em subida, o barulho aparecia. Troquei o óleo dos diferenciais pelos indicados aqui no fórum (só achei o da Ipiranga, o mesmo usado nos Troller, o da Texaco é quase impossível de achar) e o ruído acabou. Gastei uns R$ 85,00 de óleo na Voli + mecânico. Nunca mais escutei nada, e não senti mais nenhum tranquinho . Já rodei um bom caminho depois e tá tudo certo

    Se faz tempo que não troca o óleo do diferencial, vale a pena começar por ele, antes de desmontar tudo e procurar por algo mais sério.
    Grand Cherokee Limited 1997 Vinho


  • #8

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Epa Ver Post
    A minha estava fazendo um barulho igual. Depois de rodar na estrada, o barulho aparecia. No dia seguinte, não tinha nem sinal dele. Depois agravou e, quando fazia curvas em subida, o barulho aparecia. Troquei o óleo dos diferenciais pelos indicados aqui no fórum (só achei o da Ipiranga, o mesmo usado nos Troller, o da Texaco é quase impossível de achar) e o ruído acabou. Gastei uns R$ 85,00 de óleo na Voli + mecânico. Nunca mais escutei nada, e não senti mais nenhum tranquinho . Já rodei um bom caminho depois e tá tudo certo

    Se faz tempo que não troca o óleo do diferencial, vale a pena começar por ele, antes de desmontar tudo e procurar por algo mais sério.
    Já li a respeito do oleo do diferencial....porem ainda não troquei, vou troca-lo este final de semana dai coloco a evolução do mesmo..caso positiva ou negativa.....obargado mesmo pela força. Abraços
    Niva 91 1.8 - Vermelhão
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  • #9
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    Semi-árvores...

    Penso que, pelo método de eliminação das possíveis causas, para determinar a real origem do problema, também, poderia ser feito exame a procura de eventuais folgas existentes nas semi-árvores eixo cardan, traseiro, neste caso.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    Penso que, pelo método de eliminação das possíveis causas, para determinar a real origem do problema, também, poderia ser feito exame a procura de eventuais folgas existentes nas semi-árvores eixo cardan, traseiro, neste caso.
    Fala Claudio, realizei a inspeção nas semi-arvores do eixo e constatei que as mesmas estão em perfeitas condições......acredito que deve ser mesmo os aneis de dentro do diferencial. vou encomenda-los e fazer o teste....mas se caso alguem tenha alguma sujestão....será vem vida.....att
    Niva 91 1.8 - Vermelhão
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  • #11
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Peças...

    Procure não andar, nem muito nem pouco, com barulhos no diferencial, pois as particulas ou detritos gerados pelo desgaste de peças pode afetar outras peças ainda boas, tais como pistas de rolamentos e dentes de corôa, pinhão e planetárias, principalmente. O ajuste da centralização da corôa em relação ao pinhão e, este deverá ser ajustado em sua profundidade, em relação à corôa, isto é feito com o uso dos SHIM Kit, que são umas aruelas, de espessuras diferentes, feitas ao centésimo de polegada de diferença uma das outras que, então, são utlizadas como calços a serem acrescentados ou retirados para se obter o ajuste necessário; esta operação, de retirada da corôa de seu berço, nos calços de mancais, assim como retirar e colocar o pinhão em seu alojamento; deverá ser realizada algumas vezes, até se obter o ajuste das folgas, com pré carga nos rolamentos cônicos. A folga final, entre os dentes da corôa e pinhão, obtida daqueles ajustes deverá ser algo em torno da espessura do filme, formado pelo óleo lubrificante quando aquecido pela operação normal do diferencial, também é medida em centésimos de polegada. Alguns usam brear o pinhão de tinta, para realizar o ajuste de sua profundidade em relação à côroa, verificando a sombra da tinta ao rodar nos dentes da mesma; método empírico ou "de orelhada", mas o certo é usar relógio comparador e base magnética, dentre outras ferramentas específicas, para realizar este e outros ajustes, sempre observando as especificações do fabricante.

    Estava fazendo uma lista de peças, para quando for abrir o diferencial; está com preços nos EUA, conforme segue:

    Differential, Rear, Dana Model 44, with Track-Lok (D S A) - Figure 3-260
    Figure Item Part Number QTY Description Price US$
    3-260 1 01795173 1 NUT, Pinon Yoke 1,99
    3-260 2 01795175 1 WASHER, Pinion Yoke 1,99
    3-260 5 04384188 or 4746772 1 Seal, Drive Pinion 7,99
    3-260 6 04864210 1 Bearing, Drive Pinion, Bearing and Cup, Front 32,99
    3-260 7 04864214 1 SPACER, Crush 7,99
    8125924 1 Differential Side and Pinion Bearing Shim Kit 1948-1969 31,99
    3-260 8 04856368 0 SHIM KIT, Pinion Shaft .035 to .039 [ELO]
    3-260 8 04856369 0 SHIM KIT, Pinion Shaft .040 to .044 [ELO]
    3-260 8 04856370 0 SHIM KIT, Pinion Shaft .045 to .049 [ELO]
    3-260 8 04856371 0 SHIM KIT, Pinion Shaft .050 to .054 [ELO]
    3-260 9 04746979 1 BEARING, Drive Pinion, Bearing and Cup, Rear 19,99
    3-260 12 04864213 1 Bearing, Differential Case, Consist of 2 Bearing and 2 Cups 61,99
    3-260 13 04856367 1 SHIM KIT, Differential
    3-260 16 04856372 0 GEAR KIT, Center Differential [DME] 212,99
    3-260 17 04626720 1 DISC AND PLATE KIT, Differential 119,99
    3-260 18 05015223AA 1 PIN, Differential Shaft
    3-410 3 04762841 10 STUD, Hub 1,99
    3-260 46636 and 44765 0 Ring and Pinion Set 1994-1998 with 3.73 Ratio 41X11 Teeth Part Number 4856346 349,99

    Neste caso, os anéis de que fala são Disc and Plate Kit (US$119.99), mas penso que deve verificar outras peças, que poderão estar sendo substituídas neste serviço, tais como rolamentos, retentores e os SHIM Kits, que são necessários para a regulagem, tanto da corôa quanto do pinhão (dois kits diferentes).
    P.S.: São para o diferencial Dana 44.
    Barulho no Eixo Traseiro da ZJ Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #12

    Question Troca do Oleo

    Citação Postado originalmente por Epa Ver Post
    A minha estava fazendo um barulho igual. Depois de rodar na estrada, o barulho aparecia. No dia seguinte, não tinha nem sinal dele. Depois agravou e, quando fazia curvas em subida, o barulho aparecia. Troquei o óleo dos diferenciais pelos indicados aqui no fórum (só achei o da Ipiranga, o mesmo usado nos Troller, o da Texaco é quase impossível de achar) e o ruído acabou. Gastei uns R$ 85,00 de óleo na Voli + mecânico. Nunca mais escutei nada, e não senti mais nenhum tranquinho . Já rodei um bom caminho depois e tá tudo certo

    Se faz tempo que não troca o óleo do diferencial, vale a pena começar por ele, antes de desmontar tudo e procurar por algo mais sério.
    E ai Epa blz....
    Seguinte, fiz a troca do oleo do diferencial.....levei o carro na AGIII ai em SP na Casa Verde... coloquei o oleo 85W140 da Texaco (recomendado), coloquei o aditivo recomedado pela JEEP que custa R$100,00 = 200ml......eu acompanhei o serviço.....na hora de abrir o diferecial...verifiquei que as engrenagens estavam Ok nao tinh folga nos rolamentos......bom fechamos do diferencial e colocamos o oleo e o aditivo.....fechamos fomos andar ...... a principio o barulho sumiu.....porem depois e almum tempo andando.....com o aquecimento do mesmo.....o mesmo voltou a parecer.....porem com bem menos frequencia.....agora não sei se o aditivo demora para surtir efeito.......esta é duvida agora???
    Niva 91 1.8 - Vermelhão
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