Fico doido quando chega um “novo” jipeiro ou ruraleiro na oficina. Querem adaptar uma direção hidráulica, ou um freio à disco, ou motor de opala numa caixa de F-1000, ou ainda trocar o 6 canecos por um de maverick 4, pra “ficar mais econômico”. Ou então gastar uma banana num motor diesel para socar numa rural, caindo aos pedaços...
Mas tem rural inteira! Nada que um chapeador não resolva. Chega lá reluzente, pintura nova, cheia de massa plástica embaixo, meio torta pq o cara esqueceu um dos calços da carroceria, mas tuuuuudo beeeeeem. E o dono, 10 mil mais pobre: “não está linda?” “Agora tenho que fazer o revestimento interno e vou botar bancos da Citröen Picasso e direção do Vectra. Também consegui um compressor do ar acondicionado do Landau e a caixa de ar comprei uma do Dodge Dart!” Ô maravilha...

E por aí vai... Jeep ou Rural, tudo igual. É motor, câmbio, freio à disco, direção hidráulica, pedaleira suspensa, coluna escamoteável, suspensão, ar condicionado... Não tem fim. É uma adaptação atrás da outra. Não é difícil encontrar “bólidos” de gosto e comportamento duvidoso que custaram mais de 50 mil. Se é por paixão ao modelo, vá lá. Mas a maioria descaracteriza totalmente e põe na trilha. Então eu pergunto: por quê? Porque comprar um pau velho e pagar caro? Porque ficar esperando 1 ou mais anos até poder andar? Porque gastar um dinheirão até que a “base” fique pronta, fora modificações maiores para as trilhas?
Cadê as Cherokees? Uma ou outra Sport se vê nas trilhas, mas e o resto? Laredo e Limited? Hoje se compra uma Limited por menos de 20 mil! V8 de 220cv, câmbio automático, bebe o mesmo que um motor 4 cil. OHC, tem DH, ar condicionado, bancos elétricos e de couro, freio à disco nas 4 com ABS, air bag, suspensão helicoidal nos 2 eixos, LSD no diferencial traseiro, etc... Será que esse povo não se dá conta? Tem para escolher, não é difícil encontrar relíquias, super inteiras. Isso é carro que só rodou em asfalto, e pouco. Geralmente é 2° ou 3° carro da família. É da mamãe ir no shópi e buscar as crianças no colégio, “só para impressionar os coleguinhas”.
“Mas é importado, difícil encontrar peças, manutenção cara”. E alguém ainda acha peça de Willys barata? É só o cara do desmanche descobrir que aquele câmbio, que antes ele vendia por kg, está sendo usado em jeeps, que inflaciona na hora! Agora, se o caboclo estacionar a Cherokee numa autorizada, vai deixar o rim, as córneas, um braço e uma perna. NBTMQSF.
Mas pra quem é jipeiro, que tem a disposição de correr atrás para recuperar uma viatura de 30 ou 40 anos de idade, vai descobrir que para uma Cherokee é bem mais fácil. Além de não ter que ficar adaptando coisas “básicas”, como direção e freios. Várias peças da Limited, são da linha GM. O setor é da S-10, rolamentos e retentores do eixo traseiro são do Opala, cubo de roda (rolamento) dianteiro é da Ranger, etc... Os diferenciais são Dana, todos os rolamentos e retentores são “padrão”, fáceis de encontrar. Se quiser, no ML tem um cara vendendo um CD com todos os manuais de oficina das Cherokees. Inclusive todo o esquema elétrico. Não tem mistério nenhum. Claro que algumas coisas bem específicas, vc só encontra numa autorizada. Mas se precisar, pode ter certeza que será a única vez que vc troca. E trazer coisas dos EUA nem é difícil. Tem gente indo pra lá toda hora.
Quem quiser radicalizar, pode trocar o motor por um diesel (compensa $$). Ainda vende o V8 e recupera metade do que gastou no diesel. Ou então deixar o V8 ou 6 cil. e preparar ela para trilha. Arranca a forração interna, mete uma gaiola e pau! Quando quebrar no meio compra outra. Ainda assim vai custar menos que uma Rural ou Jeep.
Só não compra quem tem $$ para esbanjar...

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