Com o objetivo de cuidar bem da Cheroka (Sport 98') estou querendo trocar o líquido de arrefecimento.
Já comprei o líquido e ia seguir as instruções do Manual para realizar a troca, porém, algumas pessoas desaconselharam a fazê-lo!
O motivo apresentado é de que, com o tempo cria-se uma crosta nas paredes internas do radiador e do circuito. Para fazer a troca, isto poderia provocar o descolamento desta crosta e aparecerem vazamentos por causa das paredes já finas neste pontos...
Alguém tem alguma experiência com a troca do líquido de arrefecimento? Experiência boa ou ruim?
Gastei um dinheiro de pinga numa casa de radiadores para trocar o líquido e fazer a limpeza do sistema. Se você nunca fez e está com dúvidas leva o carro numa empresa especializada.
A crosta que cria deve ser o ferrugem nas galerias do sistema. Mas só cria se o aditivo perdeu suas propriedades .
Com o objetivo de cuidar bem da Cheroka (Sport 98') estou querendo trocar o líquido de arrefecimento.
Já comprei o líquido e ia seguir as instruções do Manual para realizar a troca, porém, algumas pessoas desaconselharam a fazê-lo!
O motivo apresentado é de que, com o tempo cria-se uma crosta nas paredes internas do radiador e do circuito. Para fazer a troca, isto poderia provocar o descolamento desta crosta e aparecerem vazamentos por causa das paredes já finas neste pontos...
Alguém tem alguma experiência com a troca do líquido de arrefecimento? Experiência boa ou ruim?
O que vocês acham?
Forte abraço,
Otávio Vieira,
Tudo isto depende da maneira que esta sendo administrada a manutencao do carro, ou como foi administrada!!!!
Eu particularmente troquei o liquido da minha apos 6 meses da aquisicao, e realmente comeca a aparecer problemas... na valvula termostatica, nas mangueiras... e poderia ate ter ocorrerido na bomba e no radiador... mas isto nao aconteceu no meu caso....
Tudo isto eh uma questao de sorte e tambem de necessidade....
Tudo isto depende da maneira que esta sendo administrada a manutencao do carro, ou como foi administrada!!!!
Eu particularmente troquei o liquido da minha apos 6 meses da aquisicao, e realmente comeca a aparecer problemas... na valvula termostatica, nas mangueiras... e poderia ate ter ocorrerido na bomba e no radiador... mas isto nao aconteceu no meu caso....
Tudo isto eh uma questao de sorte e tambem de necessidade....
abs
Por isso entendo importante revisar/trocar certas coisas qd se compra um usado. Fluídos e freios em geral são essenciais e não muito caros para troca. O prejuízo causado por eles não vale o risco de dormir sem saber como estão...
num outro thread vc comentou que tinha vazamentos, ja arrumou? se vc levar numa casa de radiadores ele tiram o radiador, arrumam esses vazamentos, varetam e depois colocam a mistura certa.
O que vocês acham?
Forte abraço,
Eu penso que a manutenção deve sempre ser feita. Se está na hora de trocar o líquido de arrefecimento do motor, tem que trocar. Se depois começar a dar problemas em outras partes ligadas a isso, acredito que de qualquer maneira estas outras partes já estavam começando a ter problemas . Então meu caro, se você está no inferno, abraça o capeta. Troca o líquido porque senão as coisas pioram.
Leve em uma oficina especializada, que a dor de cabeça é menor. Agora, se for fazer em casa, lembre-se de retirar e limpar também o reservatório. Eu costumava usar detergente neutro e arroz. Tapava as saídas e chacoalhava bem forte. Depois de um tempinho, ficava branquinho novamente . Então metia mangueira para tirar todo o sabão e montava tudo de volta.
Troca e manda varetar, verificar as borrachas de vedação, a tampa e a caixa lateral do radiador (lado esquerdo de quem olha o carro pela frente) - o plástico dessa caixa resseca com o tempo/temperatura e trinca, gerando vazamentos.
Faça direitinho e rode tranquilo - seja na rua ou na pior estrada que você encontrar... Em São Paulo com o trânsito e os buracos não tem tanta diferença entre uma e outra... hehehehe...
num outro thread vc comentou que tinha vazamentos, ja arrumou? se vc levar numa casa de radiadores ele tiram o radiador, arrumam esses vazamentos, varetam e depois colocam a mistura certa.
Olá, Oda!
Arrumei sim. E já coloquei em prova: trânsito de São Paulo, Nove de Julho, calor, ar condicionado ligado... e a temperatura se manteve sem grandes alterações.
O proposito de troca de aditivo.
Sei que é uma pergunta idiota, mas a proporção de aditivo é 50/50, portanto seria 5 litros de aditivo mesmo?
Me desculpem a pergunta imbecil , mas confirmar não custa nada.
Desde já grato.