
Postado originalmente por
UpGrade
Fazia tempo que eu não entrava aqui mas li esse tópico e tenho só uma coisa dizer pra vcs que estão tentando recuperar as faixas.
As faixas são PINTADAS originalmente na cheroka, e qualquer informação que receberam diferente dessa está errada, tive o mesmo problema, levei em vários e cada um dizia uma coisa, mas um colega meu que trabalhou nos EUA me explicou como funciona esse tipo de acabamento nos carros americanos. É usado um processo na linha de montagem americana que se chama "gabarito de carretel", basicamente consiste em um cara vir com um gabarido de ferros que são encaixados em uma parte específica do carro que pode ser o teto, a caixa de ar, as maçanetas (cada carro é num lugar) e nesse gabarito fica presa uma ferramenta com duas roldaninhas de borracha que recebem tinta em baixa quantidade e pressão e que ao rodarem pintam as faixinhas, portanto se alguém aí quiser comprar os "adesivos" para colar nela não vão encontrar nem a referencia deles pq eles simlesmente não existem!, na minha havia algum mínimo desgaste em algumas partes da faixa, então conforme o sujeito olhava algumas áreas estavam mais claras e outras mais escuras (gastas pelo tempo ou por alguma macaquice de um polidor descuidado), eu comprei uma tinta semelhante a cor dela que na realidade não é dourada e sim num tom de areia, em PU pq daí ja tem o brilho e não precisa de verniz, fileteei a caminhonete com fita de filete da 3M e repintei-as. Ficaram exatamente iguais as originais uma vez que a tinta utilizada no processo tbém é PU e não recebe verniz por cima, essas faixinhas são pintadas na caminhonete após ela ja ter sido totalmente pintada, envernizada e inclusive montada!, é uma das últimas coisas no processo de fabricação da cheroka!
Mais uma dica pro pessoal é de que adesivos (vinis) que existem a venda por preços acessíveis não suportam verniz sem deformação (mesmo que mínima), o material correto para adesivar alguma coisa e aceitar a aplicação de verniz por cima é o vinil feito de
acetato, difícil de se achar e muitas vezes mais caro que o vinil convencional, é esse material que é usado nos carros originais de fabrica que vem com faixas coladas e verniz por cima como é o caso por exemplo da nossa nacional Blazer Executive.
Portanto pintem as faixinhas! qualquer cara encarnado e uma boa pistola de micro-pintura pode fazer bem o trabalho, aqui no sul na minha oficina (
www.upgradecustoms.com) eu ja fiz em muitas, a maioria tendo como base as faixinhas originais que ficam por baixo qdo ainda existem, no mais é só filetear certinho com a fita da 3M e mandar ver!, se alguma peça está sem ou seu pintor precisa tirá-las para algum retoque, baseie-se na peça anterior para seguir o caminho!
Abraço a todos!