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  • #1

    Cherokee Sport: Preço por peça!




    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    ....ainda na série, perguntas mais freqüênte, bolei o roteiro abaixo de revisão para as Cherokees.
    Se você acabou de comprar uma, espero que tenha usando o guia de compras do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32388 e que tenha ajudado na sua escolha.
    Agora vc certamente está se perguntando o que revisar nela....então aí vai. Obviamente esta é uma lista básica, mas fundamental. Apesar de vc ter feito uma excelente aquisição, vc nunca sabe como o dono anterior cuidava dela, então a partir de agora, poderá fazer um histórico disso.

    Óleo do Motor

    O recomendado no manual Chrysler é o 10W40, porém muitos no Brasil utilizam os convencionais 20W50 sem problemas. Óleo para motor é uma escolha pessoal, porém recomendo sempre a utilização de marcas consagradas. A periodicidade de troca dependerá do tipo de lubrificante escolhido, mas normalmente estará entre 5-10 mil Km.
    O filtro de óleo é o PH9A da Fram e pode ser trocado a cada troca de óleo ou alternadamente. MUITO CUIDADO na remoção do filtro, pois é comum a quebra do sensor de pressão ao remover esse filtro. O nível do óleo deve ser verificado semanalmente.

    Óleo do Câmbio Automático e Caixa de Transferência

    Nesse caso, não há muitas opções, você poderá escolher entre a marca que preferir, porém tanto o óleo do câmbio automático quanto da caixa de transferência deverá atender a especificação DEXRON-III. É comum “trocadores de óleo” recomendarem outros óleos, como DEXRON-II (mais barato) ou até o DEXRON-III+ (com aditivo) ou o DEXRON-IV que são mais caros. Porém nunca aceite essa recomendação. A recomendação para a troca é de 40 mil Km, mas isso deverá ser antecipado caso o óleo apresente descoloração ou cheiro de queimado. É importante que seja verificado e substituído o filtro de partículas localizado dentro do câmbio. Para isso o cárter do mesmo deverá ser removido e recolocado depois com junta química (silicone) ou junta específica (recomendado).

    Freios

    Tantos pastilhas quando sapatas deverão ser examinadas quanto ao desgaste e substituídas se apresentarem espessura mínima aceitável. A verificação, pelo menos das pastilhas deverá ser feita a cada 10-15 mil Km. Recomenda-se o refaceamento dos discos e panelas sempre que for feito a troca das pastilhas e sapatas respectivamente, ou quando apresentarem ovalização, respeitando obviamente as espessuras mínimas.
    Nos veículos com freio a tambor, o ajuste das sapatas deverá ser feito a cada 10 mil Km para uma melhor eficiência. E é imprescindível que todo o fluído de freio seja substituído pelo menos a cada 20 mil Km. O fluído especificado é o DOT 3, porém o DOT 4 poderá ser utilizado para uma melhor performance.

    Diferenciais e cardãs

    Nível verificado a cada 10 mil Km e substituído a cada 40 mil Km. O óleo recomendado é o 85W140 e no diferencial traseiro (por conta do bloqueio parcial) deverá ser usado o aditivo anti atrito. Sugestão: Tanto a Ford quanto a GM vendem nas concessionárias óleo para diferencial traseira para as suas picapes que possuem o mesmo bloqueio no diferencial traseiro, porém este óleo já possui o devido aditivo e é relativamente barato e na viscosidade de 85W140. Os cardas não requerem manutenção periódica, e somente o diferencial dianteiro possui um bico de engraxar na junta de flexão. O sintoma de substituição para as cruzetas é o ruído ou vibração excessiva causado pelo desgaste dos rolamentos dessas cruzetas.

    Sistema de Arrefecimento

    Todo o fluído do radiador deverá ser drenado e substituído a cada 10 mil Km pelo menos, ou quando apresentar coloração escura (corrosão). É fundamental o uso de aditivo a base de Monoetileno Glicol. A proporção recomendada no manual é de 50-50% porém a proporção de 40% de aditivo – 60% de água também poderá ser usada. Nas Cherokees não se recomenda o uso de 100% de aditivo em nenhuma circunstância e dê preferência ao aditivos de marcas consagradas. Se for notado o excesso de partículas na remoção da água, o radiador deverá ser removido para limpeza interna.

    Filtro de Ar

    Substituído pelo menos a cada 10 mil Km ou antes se notada a sua saturação ou uso freqüente em situações de poeira.

    Sistema de Ignição

    Não existe um critério absoluto de periodicidade de troca das velas, mas o seu estado deve ser acompanhado a cada 10Km e ajuste os eletrodos se necessário. Se por acaso, as velas apresentarem trincas, fuga de corrente (flash over) ou desgaste dos eletrodos, estas deverão ser substituídas.
    Cabos de velas deverão ser substituídos sempre que apresentarem ressecamento ou fuga de corrente. O mesmo deverá acontecer com a tampa e rotor do distribuidor.

    Sistema de Injeção de Combustível

    Bicos injetores e corpo de borboleta (TBI) devem ser limpos a cada 10-15 mil Km.
    Veículos 1997 e posteriores não possuem filtro de combustível externo, somente interno no próprio tanque de combustível junto ao conjunto bomba/bóia de combustível. Nesse modelos o regulador também estão localizados dentro do tanque. A recomendação de substituição dos filtros é de 10-15 mil/Km independente do modelo.

    Direção Hidráulica

    Verificação do nível do óleo mensalmente e substituição recomendada a cada 40 mil Km. Qualquer óleo de direção poderá ser utilizado, e como a sua substituição normalmente se dá em conjunto com a da troca do óleo do câmbio o mesmo DEXRON-III poderá ser utilizado.

    Correia

    Verificação do estado da correia a cada 10 mil Km. Observar a tensão e ressecamento da correia e substituição se necessário. É importante verificar se não há folga na polia esticadora para possível troca.

    Sistema de Direção

    Na atual situação em que se encontram nossas ruas e estradas é recomendado, o alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus a cada 5 mil Km. Durante este serviço verificar por folgas e desgastes nas buchas e pivôs e substituir se necessário. Os pivôs possuem bicos de engraxar e isso poderá ser feito a cada 10 mil Km.

    Itens Básicos

    Apesar de básicos, são importantes e muitos esquecem desses detalhes e somente dão falta quando o problema aparece, são eles:

    - Nível da água do reservatório dos limpadores.
    - Paletas dos limpadores de Chuva.
    - Funcionamento das lâmpadas de seta, freios, ré, lanternas e faróis.


    É claro que os parceiros de Cherokee poderão colaborar por aqui também. Comentários são bem vindos.

    Abs.
    Pessoal vamos ver se a gente consegue listar os principais itens para substituicao e colocar o preco ao lado!
    Filtro de ar, oleo, combustivel, oleos diferencial, auto, motor...

  • #2
    Citação Postado originalmente por cFelipelf Ver Post
    Pessoal vamos ver se a gente consegue listar os principais itens para substituicao e colocar o preco ao lado!
    Filtro de ar, oleo, combustivel, oleos diferencial, auto, motor...
    Filtro ar - 25 (fram)
    F. óleo - 17 (fram)
    comb. - 50 (importado)
    Dif óleo - 12 (texaco)
    motor óleo - 6 (mineral SL BR), 9 (tecno), 17 (repsol sintético fódastico que saiu agora).
    Auto. óleo (texaco) - 15

    Todos os óleos são em lts.

    Espero ter ajudado.

    Abs

  • #3
    Comprei ontem o oleo do diferencial 140 texaco foi 8 reais o litro!

  • #4
    Citação Postado originalmente por cFelipelf Ver Post
    Comprei ontem o oleo do diferencial 140 texaco foi 8 reais o litro!
    Se esse for o multigear LS tá pagando um preço bom pacas. Compra mais uns lts e deixa pra próxima troca

    Abs

  • #5
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Citação Postado originalmente por cFelipelf Ver Post
    Comprei ontem o oleo do diferencial 140 texaco foi 8 reais o litro!
    Conforme o manual da XJ, no diferencial dianteiro e traseiro o óleo correto é o 75W90 API GL5, no diferencial traseiro usar com redutor de atrito, no dianteiro não é necesário.

    No diferencial traseiro pode ser usado 75W140 API GL5 com redutor de atrito no caso de uso de reboque. A Texaco tem o Multigear LS SAE 85W140 API GL5 que já vem com redutor de atrito e pode ser usado no diferencial traseiro. Esse óleo custa em média entre R$ 15,00 e R$ 20,00 o litro. Se vc pagou R$ 8,00 o litro do Texaco, verifica se é o Universal EP SAE 140 ou o Multigear EP SAE 140, porque se for, não é indicado para uso no diferencial da XJ.

    []´s

  • #6
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Se esse for o multigear LS tá pagando um preço bom pacas. Compra mais uns lts e deixa pra próxima troca

    Abs
    No posto que comprei eram os 2 ultimos litros... era 8,50 dei um choradinha ele fez por 16.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    Conforme o manual da XJ, no diferencial dianteiro e traseiro o óleo correto é o 75W90 API GL5, no diferencial traseiro usar com redutor de atrito, no dianteiro não é necesário.

    No diferencial traseiro pode ser usado 75W140 API GL5 com redutor de atrito no caso de uso de reboque. A Texaco tem o Multigear LS SAE 85W140 API GL5 que já vem com redutor de atrito e pode ser usado no diferencial traseiro. Esse óleo custa em média entre R$ 15,00 e R$ 20,00 o litro. Se vc pagou R$ 8,00 o litro do Texaco, verifica se é o Universal EP SAE 140 ou o Multigear EP SAE 140, porque se for, não é indicado para uso no diferencial da XJ.

    []´s
    Acho que deve ter sido esse Universal mesmo... mas depois que coloquei comecou a vazar oleo do dif dianteiro... no mesmo lugar onde mandei fazer uma solda entre o carter e uma peca la... depois que bati o carro... vou mandar re-soldar.
    E colocaria esse oleo correto, valeu pela dica!

  • #8
    Citação Postado originalmente por Walther Ver Post
    Galera, é uma pena a idéia não ter ido pra frente, mesmo assim acho que seria interessante cada um colocar onde e por quanto comprou suas últimas peças já seria de grande valia. Segue a relação de peças que comprei aqui em Brasília. (onde tudo é muito caro)
    Pastilha de freio - 68,00
    Disco de freio - 126,00
    Bomba d'água - 135,00
    Correia - 56,00
    Filtro de óleo - 11,90
    Amortecedor (4) - 320,00
    Refil da bomba de comb. S-10 - 76,00
    Farol "original" (2) - 160,00
    As lojas foram: Karpeças e Ideal ambas na W3/Norte
    Abração
    Achei num topico

  • #9
    Citação Postado originalmente por cFelipelf Ver Post
    No posto que comprei eram os 2 ultimos litros... era 8,50 dei um choradinha ele fez por 16.
    Então estamos falando de óleos diferentes. O Universal é bem mais barato que o multigear ls.

  • #10
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    Encontrei aqui na região um oleo sintetico 5W40 da BR para o motor. pelo guia acima o recomendado é o 10W40, mas não me lembro o que significa o primeiro digito, ou seja, se é possivel usar um oleo "melhor" que o recomendado.

  • #11
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Citação Postado originalmente por Paulo Couto Ver Post
    Encontrei aqui na região um oleo sintetico 5W40 da BR para o motor. pelo guia acima o recomendado é o 10W40, mas não me lembro o que significa o primeiro digito, ou seja, se é possivel usar um oleo "melhor" que o recomendado.
    Pode usar 5W40, essa espcificação varia de acordo com a temperatura ambiente de onde o carro é usado a mairo parte do tempo, tem uma tabela no manual do Haynes da XJ, não lembro se tem essa tabela no manual do proprietário da XJ, só verifica se o óleo que vc tá usando é sintético também. Com a qualidade do combustível que temos hj a venda, eu prefiro usar mineral ou base sintética e trocar a cada 5.000km junto com o filtro, que usar um sintético e prolongar a troca.

    []´s

  • #12
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Então estamos falando de óleos diferentes. O Universal é bem mais barato que o multigear ls.
    Como a minha viatura esta com um vazamento no diferencial, vou ter que esvazia-lo e re-soldar... e coloco o oleo recomendado.
    Valeu pela dica!

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