x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Question Cambio automático da XJ

Caros colegas,

Ha um mês sou um novo feliz proprietário de uma XJ 97, verde - inteirona, linda....
    Como é meu primeiro carro com câmbio automático ainda não tenho muita experiência em manuseá-lo. Sei apenas que o D anda pra fente, o R para trás e o P é para estacionar...

gostaria de saber como usar devidamente o câmbio, em quais situações eu dvo usar cada uma das letrinhas.

Brigadão!!!!!
    Coreh

Talking

Citação Postado originalmente por Coreh Ver Post
    Caros colegas,

Ha um mês sou um novo feliz proprietário de uma XJ 97, verde - inteirona, linda....
    Como é meu primeiro carro com câmbio automático ainda não tenho muita experiência em manuseá-lo. Sei apenas que o D anda pra fente, o R para trás e o P é para estacionar...

gostaria de saber como usar devidamente o câmbio, em quais situações eu dvo usar cada uma das letrinhas.

Brigadão!!!!!
    Coreh
    Coreh,

Parabens pela aquisição...

Se vc pesquisar no fórum vai achar muita coisa a respeito....

Basicamente vc vai usar D e R.... a opção 3 é qdo vc não quer que engate marcha posterior, assim como a 1-2..... o uso delas ?? por exemplo vc esta subindo a serra e o cambio fica alternando entre 4ª e 3ª toda hora... dai vc coloca em 3 e resolve o problema....8-)

Qdo vc esta descendo uma serra e necessita de freio motor... a mesma coisa.....

NUNCA alterne entre R e D sem estar parado e com o pé firme no freio.... o cambio e o sistema de tração agradece.... e boa diversão...

é isso mesmo que o Mestre Zardo disse...........................

Pense que em 3, o carro na passa para 4 marcha, e tbem o cambio coloca um pouco mais de pressao no conversor de torque, ficando um pouco mais forte, se comparado a 3º em D.......entendeu ?????

1 e 2 usa-se muito em subidas muito fortes e ou com a reduzida ............rebocando tbem..........

é isso, abraçao

Muito obrigado!

Agora me diz uma coisa, fim de semana fui pro interior, e como estava chovendo aproveitei para testar o 4x4 no asfalto mesmo. Funcionou perfeitamente, mas na hora de voltar para o 4x2 a alavanca não ia, eu coloquei no N empurrei a alavanca para o 4x2 mas ela voltava para o 4x4 part time. Depois que parei o carro, desliguei o motor consegui colocar no 4x2. Isso é normal, as vezes ele não engata fácil?

Valeu

Exclamation

Citação Postado originalmente por Coreh Ver Post
    Muito obrigado!

Agora me diz uma coisa, fim de semana fui pro interior, e como estava chovendo aproveitei para testar o 4x4 no asfalto mesmo. Funcionou perfeitamente, mas na hora de voltar para o 4x2 a alavanca não ia, eu coloquei no N empurrei a alavanca para o 4x2 mas ela voltava para o 4x4 part time. Depois que parei o carro, desliguei o motor consegui colocar no 4x2. Isso é normal, as vezes ele não engata fácil?

Valeu
    Coreh,

Tanto o engate como o desengate deve ser em linha reta com movimento firme e preciso.... quase violento.... ... se o problema persistir talvez seja o caso de uma regulagem na alavanca....

Oi moçada..

Relendo esse tópico, me veio algo...

Aquele macete do "self-check" do botão do odômetro serve para eliminar erros do câmbio?

É que eu fiz e, talvez por coincidência, um problema que ocorria no meu câmbio parou...

Quando eu parava o carro, é como se algo desse um totozinho na traseira, parecia que a "primeira" engatava e ficava pronta pra partir do movimento zero. Às vezes isso ocorria na saída, no movimento inicial: parecia que a última marcha engatada quando o carro ainda andava travou e, na saída, ela destravou e engatou a primeira...

Depois que eu fiz esse check do botão, parou...

tem algo a ver?

Fala Morubixaba, blz?

Tendo algo a ver ou não.... vc poderia me xplicar como é que faço esse self-check?

Abraço!!!

Pessoal, cuidado com esse self check, se for aquele que precisa virar a chave 3 ou 4 vezes, ele pode danificar o Modulo.
    Mas se for o do painel sem problemas...
    Coreh.
    Com a chave desligada, segure o botão que zera o Odometro e então vire a chave, mas não de partida no motor, após apitar pode soltar o botão.
    Ele ira testar todas as luzes e indicadores do painel...

Abraços...

Pessoal,

estive na AGIII Sexta passada e enquanto o Amauri passava o scanner na minha XJ, eu fui dar uma olhada num JEEP Wrangler que estava lá... e olhando pro câmbio automático dele, vi que, diferentemente da XJ, cuja posição de alavanca na marcha mais reduzida é "1-2", naquele Wrangler era apenas "1"... notei também que naquele Wrangler não havia a possibilidade de tracionar 4x4 Full-Time... anyway, o que me chamou mesmo a atenção foi a possibilidade de limitar o câmbio na primeira marcha.

Uns tempos atrás, no evento Pamonhas II, meu irmão (o Sombra) sentiu uma falta mostra desta possibilidade de limitar o câmbio apenas à primeira marcha... Era uma pirambeira linda, mista de lama com grama... ele engatou a 4x4 reduzida e selecionou o "1-2" no câmbio, embicou a danada e tirou o pé do acelerador... aí a XJ, com 3 capetas dentro, começou a descer e no meio da ladeira, já com certa velocidade, a diaba engatou a segunda, afinal, a posição do câmbio era "1-2"... no susto, o Sombra deu um totózinho no freio, que mesmo com ABS, naquela total ausência de aderência, colocou a viatura de lado na ribanceira... com o auxílio acalorado dos "instrutores" que admiravam a beleza daquela descontrolada manobra e berravam gentís dicas ao melhor estilo de "sua besta, tira a pata do freio e deixa essa por*&^%$ andar!!!", ele então mudou o pedau alvo do totózinho pro acelerador... well, 190CV ladeira abaixo com reduzida engatada, foi um coice só... aprumou novamente a XJ no trilho livrado-o de um acidente (a lateral passou a 1 dedo de uma grande e bem enraizada árvore), mas a chegada ao final da ladeira foi mais parecida com uma aterrizagem forçada de avião cargueiro... literalmente socou o chão... talvez o câmbio do Wrangler com o seu "1" evitasse isso.

Alguém conhece alguma forma de impedir o câmbio da XJ de engatar a segunda numa situação análoga?

[ ]'s

Usuário Avatar de Sombra
    Entrada
    18/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1

Cool

Citação Postado originalmente por Darwin Ver Post
    Pessoal,

estive na AGIII Sexta passada e enquanto o Amauri passava o scanner na minha XJ, eu fui dar uma olhada num JEEP Wrangler que estava lá... e olhando pro câmbio automático dele, vi que, diferentemente da XJ, cuja posição de alavanca na marcha mais reduzida é "1-2", naquele Wrangler era apenas "1"... notei também que naquele Wrangler não havia a possibilidade de tracionar 4x4 Full-Time... anyway, o que me chamou mesmo a atenção foi a possibilidade de limitar o câmbio na primeira marcha.

Uns tempos atrás, no evento Pamonhas II, meu irmão (o Sombra) sentiu uma falta mostra desta possibilidade de limitar o câmbio apenas à primeira marcha... Era uma pirambeira linda, mista de lama com grama... ele engatou a 4x4 reduzida e selecionou o "1-2" no câmbio, embicou a danada e tirou o pé do acelerador... aí a XJ, com 3 capetas dentro, começou a descer e no meio da ladeira, já com certa velocidade, a diaba engatou a segunda, afinal, a posição do câmbio era "1-2"... no susto, o Sombra deu um totózinho no freio, que mesmo com ABS, naquela total ausência de aderência, colocou a viatura de lado na ribanceira... com o auxílio acalorado dos "instrutores" que admiravam a beleza daquela descontrolada manobra e berravam gentís dicas ao melhor estilo de "sua besta, tira a pata do freio e deixa essa por*&^%$ andar!!!", ele então mudou o pedau alvo do totózinho pro acelerador... well, 190CV ladeira abaixo com reduzida engatada, foi um coice só... aprumou novamente a XJ no trilho livrado-o de um acidente (a lateral passou a 1 dedo de uma grande e bem enraizada árvore), mas a chegada ao final da ladeira foi mais parecida com uma aterrizagem forçada de avião cargueiro... literalmente socou o chão... talvez o câmbio do Wrangler com o seu "1" evitasse isso.

Alguém conhece alguma forma de impedir o câmbio da XJ de engatar a segunda numa situação análoga?

[ ]'s
    Hehehe...

Nem eu mesmo saberia descrever com tanta precisão... Só sei dizer que foi uma experiência e um aprendizado únicos... E como diria o camarada Fred Bailune: "Na dúvida, acelera...".

Abraços.

ABS ??? essa bosta nao serve de nada nessas horas.............isso tabem ja aconteceu comigo uma vez, mas nao usei o freio nao, deixei a bosta acontecer............graças a deus nao houve nada, mas se ficasse mesmo em 1º seria melhor.....

ao meu ver somente fazendo alguma alteação de parametros no modulo do CA.

abs

Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    ABS ??? essa bosta nao serve de nada nessas horas.............isso tabem ja aconteceu comigo uma vez, mas nao usei o freio nao, deixei a bosta acontecer............graças a deus nao houve nada, mas se ficasse mesmo em 1º seria melhor.....

ao meu ver somente fazendo alguma alteação de parametros no modulo do CA.

abs
    Guto,

então, era nessa linha mesmo que eu estava pensando... como prover algum sinal "eletrônico" forçado que fizesse o módulo da CA "entender" que não deveria mandar a "2"... quando há demanda do acelerador numa subida, por exemplo, isso acontece naturalmente, pois há necessidade de torque nesta situação... quando essa demanda de torque baixa, a CA sobe as marchas... putz, queria mesmo manjar mais isso... vou ver se na AGIII rola alguma dica... e enquanto isso, na dúvida, deixar a coisa fluir me parece mesmo bem melhor que usar os freios!

[ ]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vitara 98: câmbio automático...bom negócio ou bronca?
      Por Flavio Rodrigues no fórum Suzuki
      Respostas: 49
      Última resposta: 24/11/2012, 23:36
    2. Câmbio Automático X Câmbio manual
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Picapes
      Respostas: 259
      Última resposta: 02/05/2012, 08:56
    3. Câmbio Mecânico X Automático.
      Por Luca no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 148
      Última resposta: 08/11/2009, 03:13
    4. Cambio automatico L200 Triton