Postado originalmente por
Darwin
Pessoal,
estive na AGIII Sexta passada e enquanto o Amauri passava o scanner na minha XJ, eu fui dar uma olhada num JEEP Wrangler que estava lá... e olhando pro câmbio automático dele, vi que, diferentemente da XJ, cuja posição de alavanca na marcha mais reduzida é "1-2", naquele Wrangler era apenas "1"... notei também que naquele Wrangler não havia a possibilidade de tracionar 4x4 Full-Time... anyway, o que me chamou mesmo a atenção foi a possibilidade de limitar o câmbio na primeira marcha.
Uns tempos atrás, no evento Pamonhas II, meu irmão (o Sombra) sentiu uma falta mostra desta possibilidade de limitar o câmbio apenas à primeira marcha... Era uma pirambeira linda, mista de lama com grama... ele engatou a 4x4 reduzida e selecionou o "1-2" no câmbio, embicou a danada e tirou o pé do acelerador... aí a XJ, com 3 capetas dentro, começou a descer e no meio da ladeira, já com certa velocidade, a diaba engatou a segunda, afinal, a posição do câmbio era "1-2"... no susto, o Sombra deu um totózinho no freio, que mesmo com ABS, naquela total ausência de aderência, colocou a viatura de lado na ribanceira... com o auxílio acalorado dos "instrutores" que admiravam a beleza daquela descontrolada manobra e berravam gentís dicas ao melhor estilo de "sua besta, tira a pata do freio e deixa essa por*&^%$ andar!!!", ele então mudou o pedau alvo do totózinho pro acelerador... well, 190CV ladeira abaixo com reduzida engatada, foi um coice só... aprumou novamente a XJ no trilho livrado-o de um acidente (a lateral passou a 1 dedo de uma grande e bem enraizada árvore), mas a chegada ao final da ladeira foi mais parecida com uma aterrizagem forçada de avião cargueiro... literalmente socou o chão... talvez o câmbio do Wrangler com o seu "1" evitasse isso.
Alguém conhece alguma forma de impedir o câmbio da XJ de engatar a segunda numa situação análoga?
[ ]'s