Há algum tempo venho lendo os tópicos postados por vocês e gostaria de parabenizá-los pelo alto nível e pelo clima de irmandade que existe entre vocês e se hoje sei um pouco de 4x4, foi graças ao 4x4brasil e confesso que estou me tornando um apaixonado por esses tipos de veículos. Sou um feliz proprietário de uma XJ 97 e assim que ela estiver "nos trinks" vou a um encontro de vocês.
A necessidade de procurar por informações surgiu após eu me envolver em um acidente com ela, num dia de chuva na serra das Araras. Derrapei feio numa curva (e eu nem estava correndo) e vim a descobrir, da pior forma, que em pista escorregadia o 4x4 Full é obrigatório, ainda mais com esses pneus Goodyear Wrangler 235. Se eu tivesse começado a “corujar” antes os tópicos dos fóruns não teria derrapado. Mas graças a Deus o bicho é forte, hein. Tive de trocar um amortecedor, dois braços, 4 buchas e uma sonda lâmbda. O resto foi uma pequena lanternagem e desempeno de uma roda. Os danos foram mínimos e em uma semana eu já estava viajando denovo.
Bom, eu não sou completamente leigo em mecânica mas carro automático e com tração 4x4 é o primeiro. Tive de devorar o manual técnico para poder me situar e compreender os assuntos abordados aqui.
A viatura está apresentando dois problemas atualmente que eu não consigo descobrir e gostaria da ajuda de vocês para me dar uma luz.
1º - Ao tirar de Park e colocar em D ou R ele dá um tranco, com a caixa em 4x2, 4x4 part ou 4x4 Full. Em N o sintoma não ocorre (como era de se esperar). Alguém saberia informar se isso é normal e se for um problema como resolvo?
2º - Em 4x4 ao fazer uma curva fechada (manobrando, por exemplo) ele dá a impressão que a dianteira prende e solta. Parece estar pulando. Em 4x2 fica normal. Já vi um problema igual aqui ,mas numa ZJ, que foi resolvido trocando-se o óleo da caixa de transferência. Eu fiz isso e não resolveu.
Gostaria de postar aqui a solução de alguns problemas que resolvi por conta própria e que talvez possam ajudar a alguém. Se você não tem prática com trabalhos mecânicos peça ao seu mecânico de confiança para fazer.
1º - A viatura não dá partida ou para dar é preciso achar uma posição melhor na alavanca do câmbio em Park ou Neutro.
R: Mal contato no sensor de posição do câmbio. Para verificar se é ele, descasque uma pequena parte do fio que leva ao pino 6 do conector C1 do PCM (o C1 é o conector mas próximo da frente do carro) e encoste o terra nele. Se passar a ligar, é o sensor. Ele está na parte oposta do eixo da alavanca do câmbio na caixa.
- Primeiro faça uma marca com uma caneta ou lápis no eixo e no sensor para depois facilitar a colocar de volta na posição certa e remova o sensor.
- Solte as braçadeira plásticas que prendem ele no chicote da caixa. Por incrível que pareça essa é a pior parte por não ter muito espaço. Não é preciso cortá-las, é só levantar a trava e puxar que ela solta.
- Abra devagar o sensor, removendo os parafusos, para não pular duas molas que empurram dois contatos.
- Remova a graxa antiga que deve estar solidificada e impedindo que os contatos encostem.
- Os contatos de cobre podem ser limpos com uma borracha para Nankim ou borracha de areia (aquela que os técnicos de eletrônica limpam contatos de placas de computador).
- Se você souber usar um multímetro poderá fazer o teste para ver se ficou bom. Faça um desenho dos contatos para poder te orientar no teste.
- Coloque graxa nova nas ranhuras e no local onde vão os dois contatos. Não exagere.
- Feche o sensor. Você pode vedar com silicone mas deve ser cuidadoso para não escorrer para os contatos.
- Teste com o ohmímetro se os contatos estão fechando na medida em que você gira o eixo.
- Coloque de volta o sensor e não esqueça de prender as braçadeiras.
- Verifique se o veículo passou a dar partida normalmente em P e N. Se em um dos dois as vezes ainda é preciso um jeitinho, movimente o sensor para esquerda ou para a direita que pode ser questão de um “ajuste fino”.
2º - Viatura funciona normalmente no GNV e engasga muito na gasolina.
R: Verifique se a sonda Lambda está boa. O veículo tem duas e a responsável pela mistura é a que está antes do catalisador. Você vai precisar acessar os fios dela e por isso aconselho que siga eles até um chicote que passa próximo à bomba da direção hidráulica e faça um pequeno corte na capa dos fios lá pois ali é mais difícil de entrar água futuramente. Você pode usar uma agulha e perfurar o fio pois assim o dano é menor.
Com os fios identificados, verifique se a resistência dela está boa medindo com o ohmímetro no fios brancos. Deve medir algo em torno de 6 e 7 ohms.
Se a resistência estiver ok, meça a tensão no fio do sensor (normalmente é o preto pois o cinza é o terra, verifique). Ligue a viatura e depois de uns 2 minutos meça o sinal do sensor. Ele deve apresentar uma tensão ente 0,4 e 0,6 volts.
Se tiver ruim, uma sonda de uso geral de 4 fios, que custa uns R$100,00, resolverá o problema. No meu instalei uma da Thompson.
Espero que a partir de agora eu possa vir a oferecer algum tipo de contribuição na solução dos problemas apresentados nesse fórum e muito obrigado pela ajuda.
Alexandre.