Postado originalmente por
Alexandre Lima
É o seguinte. Existem várias normas para a comunicação com o módulo do carro (PCM) e o scanner tem que estar preparado para "falar" com a mesma norma do seu carro, que se for igual a minha XJ 97 é o OBD2. Os carros americanos a partir de 96 utilizam o padrão OBD2 sendo que a partir de 2003 alguns já utilizam o padrão CAN. Lá no caput ou em algum lugar no cofre existe uma placa informando qual o padrão utilizado (dentre outras informações). Se o conector for um de 16 pinos existe grande possibilidade de ser OBD2.
Eu estou pretendo trazer um scanner que conecta no micro e permite a visualização dos dados num programa pois acho que hoje em dia é indispensável para nós que "metemos as caras" para achar os problemas e sem contar que é muito melhor ir ao mecânico munido de informações.
Eu achei um por US$ 28,88 no ebay (
www.ebay.com) baseado no chip ELM327 e é multi norma (tem vários tipos de "programas"). O produto vem de Hong Kong e o frete custa US19,99. Como o preço da mercadoria é menor que US$50,00, ela passa pela aduana sem pagar impostos (já trouxe o par de amortecedores da tampa da mala assim).
Existem uns melhores (categoria Phodêncio) que custam acima de US$100,00, mas como mexer na XJ é apenas um hobby, o de US$28,88 já quebra um tronco.
Os categoria Phodêncio estão sendo usados por alguns caras que compram e vendem carros para detectar possíveis defeitos nos veículos e não ficarem com o pepino na mão.
Um forte abraço