x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    Exclamation CHEROKEEs = ALERTA GERAL !!!




    ...ALERTA GERAL ! ! ! .......


    ....um cliente entrou em contato comigo e estarei entregando a peça pra ele hoje vejam só o q aconteceu.....

    ...ele foi em uma oficina para engraxar os bicos da suspensão da Cheroka, quando o meca foi desconectar a engraxadeira do engraixador do Drag Link (o braço com pivô fixado no Pittman), este braço simplesmente soltou na mão do meca...... ou seja se isto ocorre com o carro em movimento vc simplesmente fica SEM direção.........

    ...como a fixação do braço no pittman é por pivô, calculo q por falta de manutenção adequada do(s) antigo(s) proprietário(s) o pivô foi COMENDO o braço internamente e se soltou....

    VERIFIQUEM URGENTEMENTE ESTA PEÇA EM SUAS VIATURAS, POIS NÃO QUERO NENHUM AYRTON SENNA POR AQUI ! ! ! ! !

    ....E NÃO SE ESQUEÇAM, ENGRAXAR TODOS OS TERMINAIS DE DIREÇÃO, DEVE SER EFETUADO A CADA 5.000Km, PORTANTO A CADA TROCA DE ÓLEO (MINERAL)....

  • #2
    Znardo.........será que vc ou alguem poderia colocar alguma foto em anexo ? pra quem nao manja muito como eu, ficaria mais facil identificar o lugar !!!!!

    um abraço e valeu pela preciosa dica !!!!

    abs

  • #3

    Thumbs up

    Atendendo o pedido do Guto,

    Anexo o esquemático das barras de direção, a peça q me refiro é a de numero 9, note q no próprio desenho pode-se perceber o pivô, q é engraxado, como não foi feita a manutenção adeguada, o pivô foi comendo a parte arredondada q fixa o pivô, fazendo com q ele simplesmente ficasse solto.....a peça de numero 6 é o tar de pittman onde é fixado o dito cujo do pivô.....

    ..ja fui dar uma verificada na minha XJ e percebi q o pino de engraxar desapareceu...... ficou só o buraquinho...uiii....... providenciando reparo urgente....
    CHEROKEEs = ALERTA GERAL !!! Imagens Anexas

  • #4
    valeu znardão !!!!!! vou verificar o procedimento de visualizacao e checagem geral da referida peça !!!!!!

    abs

  • #5
    Usuário Avatar de Costa
    Entrada
    12/02/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    155
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Atendendo o pedido do Guto,

    Anexo o esquemático das barras de direção, a peça q me refiro é a de numero 9, note q no próprio desenho pode-se perceber o pivô, q é engraxado, como não foi feita a manutenção adeguada, o pivô foi comendo a parte arredondada q fixa o pivô, fazendo com q ele simplesmente ficasse solto.....a peça de numero 6 é o tar de pittman onde é fixado o dito cujo do pivô.....

    ..ja fui dar uma verificada na minha XJ e percebi q o pino de engraxar desapareceu...... ficou só o buraquinho...uiii....... providenciando reparo urgente....
    Pessoal, boa noite.

    Aí vai mais uma foto, para aqueles que como eu ainda não passearam direito por baixo da viatura.


    sds
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CHEROKEEs = ALERTA GERAL !!!-alignment01.jpg  

  • #6
    São 7, os pontos de aplicação de graxa da XJ?

  • #7
    São 7 mesmo os pontos de lubrificação nessa suspensão. 4 dos pivôs inferiores e superiores de cada roda, um no terminal articulado no Pitmam e dois terminais no drag link.

    O alerta do Nzardo é realmente válido, mas pra chegar a esse ponto teria que ser de um relaxo fenomenal ou abusar muito da VTR. Todo veículo que usa esses terminais esféricos no sistema de direção estão sujeitos ao mesmo tipo de problema.
    Por mais que exista folga neles (e um dia vai existir) a esfera nunca solta do terminal...tem mesmo que "bagaçar" tudo pra fazer isso, ou seja, relaxo total com o carro e um risco muito alto a correr. Revisão com frequência, lubrificação e subistituição ao primeiro sinal de folga é a melhor solução para um problema maior.

    Abs

  • #8
    Ja enfiei a cabeça la embaixo e ta tudo bem grudado........abs

    e valeu pela dica novamente

    abraxxxx

  • #9
    Eu ja estou acostumado com estas paradas: o Bambhoo tem só um parafuso véio que segura o sistema de direção. Parece que tudo evolui, mas neste item continua tudo a lesma lerda...
    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #10
    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Eu ja estou acostumado com estas paradas: o Bambhoo tem só um parafuso véio que segura o sistema de direção. Parece que tudo evolui, mas neste item continua tudo a lesma lerda...
    Todo veículo comercial de passeio ou utilitário em um determinado ponto usa esse tipo de terminal (que é usado a várias décadas). Podem dizer que o caso tem direção hidráulica, servo assistida, elétrica, etc....É obrigatório que o sistema de direção primário do veículo seja mecânico por questões de segurança, pois no caso da direção "elétrica", imaginem se o carro ficasse sem bateria em pleno movimento ?....
    Só veículos como empilhadeiras, retro-escavadeiras, etc, fazem uso (por exemplo) de sistema de direção 100% hidráulicos e nesse caso não usam esse tipo de terminal. Mas até aí, morreu motor, morreu direção.

    Abs.

  • #11

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    São 7 mesmo os pontos de lubrificação nessa suspensão. 4 dos pivôs inferiores e superiores de cada roda, um no terminal articulado no Pitmam e dois terminais no drag link.

    O alerta do Nzardo é realmente válido, mas pra chegar a esse ponto teria que ser de um relaxo fenomenal ou abusar muito da VTR. Todo veículo que usa esses terminais esféricos no sistema de direção estão sujeitos ao mesmo tipo de problema.
    Por mais que exista folga neles (e um dia vai existir) a esfera nunca solta do terminal...tem mesmo que "bagaçar" tudo pra fazer isso, ou seja, relaxo total com o carro e um risco muito alto a correr. Revisão com frequência, lubrificação e subistituição ao primeiro sinal de folga é a melhor solução para um problema maior.

    Abs
    Vou ser obrigado a discordar de você Leo. Acontece que este carro a que o Nzardo se referiu é o meu, comprado há pouco tempo, é verdade, mas em excelente estado de conservação. Pertencia a um colega aqui do fórum, que tratava muito bem dele.
    Tem 107.000 km rodados, originais.
    Tinha boa manutenção na mão do dono anterior, assim como tem e terá na minha mão, pois sempre fui muito chato com todos os carros que tive/tenho.
    Pois bem, logo depois que comprei fiz uma revisão geral, troquei todos os óleos, levei ao mecânico (na verdade em dois diferentes) e tudo foi checado, sem que nenhum desgaste anormal fosse constatado, salvo as buchas das bieletas, que troquei.
    Folga na direção, só a normal, tanto que após trocar o terminal quebrado, ficou igual...
    Uso do carro, desde novo, só asfalto...
    Lubrificação constante, este é o único ponto em que acredito possa ter havido alguma negligência por parte da primeira proprietária, que era mulher e ficou uns 6 anos com o carro.
    Bem, como o Nzardo já adiantou, ao lubrificar o pino, conforme a graxa entrou, a barra da direção foi saindo até pular fora, o terminal se dividiu em duas partes, a esfera soltou do terminal assim do nada, só com a pressão da graxa entrando.
    Eu também nunca tinha visto ou ouvido falar de nada assim, mas aconteceu, enquanto eu olhava para a peça. Não estivesse olhando talvez não acreditasse...
    Depois de desmontado e limpo o terminal, vi que ele tinha desgaste na parte superior, não onde normalmente estaria desgastado pelo uso, daí porque não tinha folga anormal na direção.
    A peça tinha ainda uma parte que parecia lascada, o que pode indicar algum defeito de fabricação. Aliás, esta é para mim a hipótese mais provável...
    Não consegui descobrir se era peça ainda original do carro ou não.
    Só estou fazendo este relato para reforçar o alerta, pois nem sempre coisas do tipo acontecem por conta de um relaxo. Neste caso, a esfera soltou do terminal sem nenhum esforço anormal, a não ser a pressão da graxa entrando.
    Só para situar, não sou expert em mecânica como muitos aqui do fórum, com quem já aprendi muito, mas também não sou nenhum cego. Já tive bastante coisa em matéria de jipes, e não faz parte da minha personalidade correr riscos desnecessários, muito pelo contrário.
    Estes terminais, conheço um pouco, pois minha mulher, desde 1997, anda de S-10, está na 2ª, ambas compradas novas, e mesmo lubrificando com regularidade, já troquei TODOS por folgas, com apenas 52.000 km rodados.
    Posso ter tido um tremendo azar, ao mesmo tempo em que tive uma enorme sorte pelo fato do terminal ter soltado ao lubrificar, e não no meio de uma curva a 120 km/h, mas reforço o alerta do início do tópico, pois da mesma maneira que aconteceu comigo, e repito, não por negligência, pode ocorrer com mais alguém.

    Abs.
    Fábio Rezende.
    XJ-98 - SP

  • #12
    Fábio,

    Veja be, se vc garante que o o dono anterior e vc faziam a manutenção do carro corretamente. Só restam duas possibilidades:
    - Origem da peça duvidosa (só espero que não seja o Nzardo que tenha vendido, se não vai ser ele que vai cair matando a pau agora). Existe uma invazão de peças de quinta categoria por aí, até falsificações. Coincidência ou não muito do que se vende no ML é do tipo, pq a responsabilidade ali praticamente nem existe....o cara compra e good bye (or die)....Já cheguei a ver cruzetas falsificadas Dana, Rolamentos fajutos da NSK e por aí vai....sem contar os xing-lings da vida....Tem mesmo muita tranquira por aí. Como vc vai saber se não conhece ? Suspeite do preço barato d+...milagre não existe.
    - Vc pode ter sido o felizardo dos 0,1% de falha de uma auto peça, considerando uma marca de renome. Tenho a sorte de lidar diretamente na área de controle de qualidade na indústria e tenha acesso a estastísticas dessas falhas....Pra isso acontecer a fabrica deveria ter pecado no tratamento térmico do terminal esférico ou da junta que o contém. Se isso acontecesse em uma industria é provável que um lote estivesse comprometido e se a peça fosso original isso resultaria em recall. Olhei na lista de recalls de XJs e ZJs de 96 a 99 e nada consta do tipo.
    Como eu disse a chance disso acontecer com uma peça destas é muito pequena em se tratando de uma marca de renome. A responsabilidade é muito grande e nenhuma empresa se arriscaria a cometer um erro destes.
    Talvés vc seja parte de uma estatística, o certo seria analisar a peça e levantar a origem dela.

    Como eu disse antes, praticamente todos os carros usam em pelo menos um ponto do sistema de direção esse tipo de terminal e não é comum acontecer isso em nenhum tipo de carro.

    Por que estou dizendo isso, não é pessoal, pq nem sabia de quem era a VTR quando escrevi e duvido que o Nzardo criou o tópico só pra vender, disse o que disse pq ou é relaxo mesmo (o que vc diz estar seguro) ou fatalmente se trata dessas peças ruins que vemos por aí...
    Que ótimo que vc levantou o problema a tempo e que bom que zele por sua VTR, e que também sirva de lição ao outros que nos lêem aqui.

    Abs.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade