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Tópico: cherokee sport

  • #1

    cherokee sport




    comprei uma cherokee sport 98 e senti que qdo acelero forte ela bate pino.
    isso eh uma carcteristica?existe regulagem?me informei com um mecanico e ele me aconselhou a misturar 10l de alcool para um tanque de gasolina, isso amenizou as batidas de pino, mas o que pode trazer ao motor depois de uso prolongado?

  • #2
    Citação Postado originalmente por paulo mancini Ver Post
    comprei uma cherokee sport 98 e senti que qdo acelero forte ela bate pino.
    isso eh uma carcteristica?existe regulagem?me informei com um mecanico e ele me aconselhou a misturar 10l de alcool para um tanque de gasolina, isso amenizou as batidas de pino, mas o que pode trazer ao motor depois de uso prolongado?
    Amigo,
    Voce sabe o que é gasolina adulterada? Bem, ela tem adicionada em sua composiçao mais alcool (etanol) ou aditivos! Pois bem, para veiculos flex nao ha problema pois os mesmos aceitam etanol com gasolina. Nos motores a gasolina ocorre perda de rendimento, problemas na bomba de combustivel e etc! O que pode ocorrer com sua XJ pois a sua gasolina misturada é equivalente a uma adultereda!
    Aconselho a tentar resolver o problema e depois so usar gasolina pois pode ocorrer que voce tenha que gastar mais que o concerto desse seu problema!!!
    Se eu estiver errado corrijam ai pessoal!!!
    Abraço
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #3

    Talking

    Paulo,

    primeiro parabéns pela compra....

    ....bater pino ??... pelo q eu saiba não é um sintoma comun das XJs.....o mais provavel é q vc colocou gasolina batizada.....

    Ou a queima não esta correta.....a quantas andam os cabos de vela, velas, capa/rotor do distribuidor e os bicos ?? ...grande chance de ser esses componentes também...

  • #4
    obrigado, loiro e nzardo.
    o que eu acho estranho e que com alcool na gasolina essa batecao de pino praticamente some.
    aparentemente cabos de velas, capa/rotor do distribuidor e os bicos estao ok.
    fora isso existiria alguma forma de regulagem direta?
    qto a qualidade da gasolina, testei alguns postos e optei pelo mais confiavel.
    eu ja tive um pajero e na subida da serra fui ultrapassado por uma cherokee que batia
    pinos muito mais que a minha.
    adorei o carro e o motor, mas obviamente so irei me satisfazer, assim que solucionar esse problema, podendo andar com gasolina e pisar forte em subidas.
    detalhe: o carro esta somente com 75.000 km
    se puderem me orientar um pouco mais nesse sentido, ficarei muito agradecido.
    se tiverem alguma indicacao de um bom mecanico e honesto, moro na lapa e trabalho proximo ao shopping morumbi.

  • #5
    Paulo, parabéns pela viatura.

    A XJ não tem regulagem de ponto. O distribuidor é fixo (não dá pra girar e ajustar como na maioria dos carros), o ponto é dado pela próprio módulo de injeção.

    No seu caso, existem alguns fatores, o mais óbvio em SP ultimamente é a gasolina bichada...segundo, carbinização na câmara de combustão causado por gasolina ruim....velas, cabos, rotor, etc.

    Vale a pena investigar esses detalhes.

    Abs.

    PS: A Cherokee que lhe ultrapassou na subida da serra devia ser a Diesel....

  • #6
    Usuário Avatar de MarciaF-2007
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    Smile Ultrapassagem na serra

    [quote=paulo mancini;486728].....eu ja tive um pajero e na subida da serra fui ultrapassado por uma cherokee que batia
    pinos muito mais que a minha.....

    Paulo,
    eu subo a Serra direto, a Cherokee nem sente e o som que escuto é o ronco do motorzão! Está com 103mil km!
    Por acaso, a Cherokee era azul? ZJ Limited? rs
    Bem vindo!!!

    Um abraço

  • #7
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Paulo, parabéns pela viatura.

    A XJ não tem regulagem de ponto. O distribuidor é fixo (não dá pra girar e ajustar como na maioria dos carros), o ponto é dado pela próprio módulo de injeção.
    Ô leo... essa me pegou...

    No corpo do distribuidor há uma engrenagem substituível e no final há um bico tipo uma fenda que encaixa na bomba.

    Pra vc achar o ponto, vc pode tirar e colocar o distribuidor que deverá casar essas engrenagens do corpo com o comando dentro do motor. Ao mesmo tempo vc tem que ir colocando a bomba de óleo no ponto pra encaixar com o distribuidor e ele entrar todo no motor.

    Apesar da capa ser fixa no corpo, o rotor gira e o ponto é dado pela engrenagem. É mais confiável um distribuidor assim na minha opinião.

    Abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Ô leo... essa me pegou...

    No corpo do distribuidor há uma engrenagem substituível e no final há um bico tipo uma fenda que encaixa na bomba.

    Pra vc achar o ponto, vc pode tirar e colocar o distribuidor que deverá casar essas engrenagens do corpo com o comando dentro do motor. Ao mesmo tempo vc tem que ir colocando a bomba de óleo no ponto pra encaixar com o distribuidor e ele entrar todo no motor.

    Apesar da capa ser fixa no corpo, o rotor gira e o ponto é dado pela engrenagem. É mais confiável um distribuidor assim na minha opinião.
    É isso aí, exatamente como vc explicou. ...Uma forma de "ajustar" o ponto seria essa, mas não esqueça que o espaçamento entre um dente e outro da engrenagem é grande...aí não tem um ajuste fino, sacou ? Mesmo se a engrenagem tivesse vários dentes finos (permitindo um ajuste legal), dependendo do quanto se deseja ajustar o distribuirdor ficaria fora de posição, aí os cabos de vela ficariam fora de posição não casando com as canaletas.
    Apesar do distribuidor ser desta forma, a princípio "torci o nariz" pra idéia, mas olhando a fundo quando desmontei pra limpar, achei muito bom, pq não descalibra mesmo deixando o sistema bem estável.
    Outra coisa, se quiser mudar o ponto por uma razão qualquer como a preparação do motor, o Sukys tem disponível um sistema que faz isso de forma eficiente....

    Abs. (sem comissão)

  • #9

    cherokee sport

    ta valendo galera.
    ja to comecando a aprender.
    vou atraz dos conselhos e depois posto o resultado.
    tenho mais uma duvida.
    minha cherokee 98 tem ar frio e nao tem ar quente.
    toda cherokee com ar frio tem tb o ar quente e no caso da minha foi desativado ou algumas vem somente com ar frio??
    abcs
    paulo

  • #10
    Citação Postado originalmente por paulo mancini Ver Post
    minha cherokee 98 tem ar frio e nao tem ar quente.
    toda cherokee com ar frio tem tb o ar quente e no caso da minha foi desativado ou algumas vem somente com ar frio??
    Paulo, quando vc fala em ar frio, vc quer dizer Ar Condicionado ?

    Nas 98 que foram vendidas no Brasil todas tinham ar quente e AC. Como é o painel da sua ? Existem 3 botões de comando da ventilação no painel, no primeira a direta, é o velocidade da ventilação em 4 estágios. No botão central o comando de direção da ventilação e AC e no 3 a esquerda o controle de temperatura (ar quente/frio) com a faixa vermelha/azul.
    Se for assim mesmo é provável que desligaram a sua linha de ar quente por alguma razão, a mais provável é que o Heater Core, um radiador que vai dentro do painel e que far a dissipação do calor para gerar o ar quente esteja furado e como se gasta uma boa $$ pra arrumar isso, normalmente se estrangula a magueira de água para não jorrar água dentro do carro e não comprometer o arrefecimento do motor.
    Essa é a possibilidade mais provável....mas outras menos prováveis como entupimento da linha ou mangueiras dobradas tbém fariam o ar quente não funcionar.
    Vc terá que avaliar o sistema pra verificar corretamente.

    Abs.

  • #11
    valeu.
    vou tentar descobrir pq o ar quente foi desligado.
    qto as batidas de pino amanha mesmo ja estarei testando, velas ,cabos ,rotor etc.... o mecanico tb me aconselhou um liquido para tentar descarbonizar sem ter que abrir o cabecote. vc conhece? posso confiar?
    muito obrigado pela paciencia e pelos toques.

  • #12
    Citação Postado originalmente por paulo mancini Ver Post
    valeu.
    vou tentar descobrir pq o ar quente foi desligado.
    qto as batidas de pino amanha mesmo ja estarei testando, velas ,cabos ,rotor etc.... o mecanico tb me aconselhou um liquido para tentar descarbonizar sem ter que abrir o cabecote. vc conhece? posso confiar?
    muito obrigado pela paciencia e pelos toques.
    Primeira coisa é ver a qualidade da gasolina. Se tiver um posto BR com gasolina Podium vale a pena fazer um teste com ele primeiro.
    Pelo estado da velas dá pra se ter uma noção do nível de carbonização interna....se for pouco, esse descarbonizantes quebram o galho, mas se estiver encrostado, só tirando o cabeçote fora. Mas isso se daria rodando muito tempo com gasilina ruim ou motor desregulado, etc...

    Abs.

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