Mais um dono de Grand Cherokee
Boa noite a todos! Estou feliz em ver o nível técnico e a maturidade dos usuários deste fórum. Parabéns à todos!
Vamos ao Jeep. Recentemente comprei uma Grand Cherokee 97 que esta com 161.000 Km e notei que de uns tempos para cá, o cambio anda meio "estranho".
Andando com carro civilmente na cidade ou na estrada, tudo ok! trocas na faixa dos 2000 RPM, tudo ok. Na estrada velocidade 120, 130, 140 ... tudo sem problemas.
Agora, se eu precisar fazer uma ultrapassagem e acelerar o carro exigindo uma resposta rápida, o giro sobe até uns 3500 RPM e lá fica, sem trocar de marcha. Idem se eu tento sair com o carro em um semáforo, de forma mais rápida o problema tb ocorre. Ele derruba uma marcha, o giro sobe e a subida de marcha não acontece.
Nestes casos, eu tenho que diminuir bem a aceleração e voltar à aceleração "normal" para o carro desenvolver.
Isso acotence com e sem o overdrive.
Se eu for acelerando o carro gradativamente, o problema nao ocorre. Parece que o problema só ocorre em situações de kick-down.
O óleo do cambio esta no nível e em bom estado. Assim como da caixa reduzida. Nao verifiquei o estado do filtro de oleo do cambio.
O que ja pude aprender neste tópico, é sobre as vezes o carro parecer indeciso sobre qual marcha engatar. Amanhã mesmo farei a regulagem do cabo para ver o que acontece.
Gostaria de poder contar com a ajuda de vocês. Tendo em vista que quando se fala em Cherokee dentro de oficinas, tudo fica mais difícil e mais caro, essas informações aqui do forum se tornam ainda mais valiosas pois elas podem nos safar de possíveis "espertinhos".
Abraço,
FabioRR