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Tópico: Cherokee Sport

  • #181



    Boa noite pessoal.

    A minha pergunta vai para o Luís Arato: É que eu não entendi direito esta estória das molas a gás do Kadett. São as molas ou seriam os amortecedores que são a gás? Pode detalhar um pouco mais?
    Luis...tenha um pouco de paciência comigo. É que não sou lá essas coisas em mecânica O.K?

    Abrs,
    Fernando

  • #182
    Fernando

    Como dizia o Vicente Matheus, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Assim é com os amortecedores e as molas à gás.

    Amortecedor tem a função de "segurar" o conjunto flutuante da roda do carro, para que ela sempre fique em contato com o solo, o que garante a tração e a segurança. Quando se passa por um buraco, o amortecedor funciona para evitar que a roda dê um pulo, saindo do chão.

    Essa ação amortecedora pode ser feita com óleo, o tipo mais comum, e com gás, os tipos mais sofisticados. Tanto um como o outro funcionam beleza, mas o gás é mais estável com o aumento da temperatura, cuja viscosidade até aumenta com ela, favorecendo a função. Com o óleo já é ao contrário, sua viscosidade diminui com a temperatura, podendo diminuir a função amortecedora.

    Sem entrar em detalhes de como funcionam os amortecedores, os tipos à gás são mais eficientes e bem mais caros. Nem sei se tem carro nacional que tem amortecedor à gás original.

    Um detalhe importante, é que amortecedor não segura o peso do carro, quem faz isso são as molas das suspensões. Já ouvi nego dizendo que quando o amortecedor é novo, ajuda a segurar a "altura" do carro, etc. Pura bobagem, justamente o amortecedor não pode segurar a altura do carro, sob pena de não cumprir seu papel.

    AGORA, as molas à gás.

    Como vimos, um amortecedor não tem papel de segurar peso, para isso existem as MOLAS.

    Nas portas traseiras, capôs, e qualquer tipo de porta, o peso próprio é sustentado pela MOLA À GÁS, que parecem amortecedores, mas não são.

    Até, correiqueiramente, chamamos a tal mola à gás de amortecedor, mas não é isso.

    Antigamente, os capos, tipo do Fusca, eram sustentados por molas helicoidais, mas estas apresentam problemas técnicos de aplicação para grandes lances de abertura, como nas portas traseiras, o que foi resolvido, de forma excelente, pela mola à gás.

    Essa mola, inclusive, ajuda a levantar a porta, bem como ajuda a sustentar na hora de fechar.

    Em resumo: amortecedores => suspensão e molas à gás => porta traseira.

  • #183
    Oi Luís,
    Tem coisa errada ou mal explicada.
    Tem amortecedor a óleo, ok.
    Mas o amortecedor a gás não é somente gás, mas óleo + gás. O gás ajuda a refrigerar o amortecedor e ajuda a evitar "bolhas no óleo".
    Tem a ainda amortecedor a gás (óleo + gás) com alta pressão. Estes nomalmente são melhores ainda.
    Se bobear todos os veiculos nacionais vem com amortecedores a gás.

  • #184
    Verdade Wallace, expliquei mal a história, mas ainda bem que tem sempre bons olhos para cuidar da gente. Obrigado.

    Os amortecedores comuns são os hidráulicos, somente com óleo, e tem os pressurizados, que são hidráulicos, mas com gás (no caso nitrogênio) para evitar a cavitação com formação das bolhas que dificultam o fluxo do óleo, "estragando" momentaneamente a função amortecedora.

    Nos modelos "à gás" tem os de alta pressão, 25 a 30 Bar, com apenas um "tubo" e os de baixa pressão 2,5 a 5,0 Bar, com 2 tubos.

    Tanto um como o outro evitam a cavitação no óleo, mas os de baixa pressão privilegiam o conforto, e os de alta pressão respondem melhor às solicitações mais severas, estes são ditos de "alta performance".

    Na Cofap eles chamam este tipo de Turbogás (alta pressão), mas não sei se os carros nacionais saem de fábrica com esse tipo, talvez os mais caros? Na verdade não sei, mas vou verificar, tenho um conhecido que é consultor da DPaschoal daqui de Jaú, vou "pegá-lo".

    Não acho caro esse amortecedor HDS, pelo o que oferece e para o que serve.

    Hoje ía resgatar a Cheroka em Campinas, mas apareceu uma emergência jurídica, portanto, espero poder ir lá amanhã, para fazer funcionar aquela "jabiraca".

  • #185
    O que aconteceu com a sua?

  • #186
    Wallace,

    Aquela "velha" história de falhar, ai tem aquela saga de sensores, transmissão, solenóides, pressão de bomba de gasolina, etc e tal. Já havia dado o problema, mas nunca a ponto de não conseguir andar, mas no domingo passado, na Bandeirantes, a coisa foi feia, cheguei até em Campinas, mas não consegui resolver.

    Agora, o falha fica muito evidente quando o motor chega na temperatura de trabalho. Não sei se é com a temperatura ou com o tempo de funcionamento, pois se "esfriar" o carro pega legal e vai embora, depois de um tempo (ao qual estou associando à temperatura) começa a falhar.

    O Chris, aqui fo fórum, teve problema nesse sentido e foi com a sonda de O2 antes do catalisador. O Marcelo Carvalhal comentou sobre o sensor de temperatura. Noutro dia estávamos pesquisando os solenóides da transmissão.

    A verdade é que não se tem ainda um diagnóstico definitivo para essa falhas. Espero que isso venha dessas experiências.

    Tem alguma idéia?

  • #187
    Luís Arato e Wallace.

    Obrigado pela aula sobre amortecedores e molas Agora já estou menos cego do que antes.

    Valeu pessoal

    Abrs,
    Fernando

  • #188
    Wallace e Carvalhal


    sera que eh possivel arrancar todo sistema de injeçao e instalar um conjunto Digipulse com sensores Marelli
    A minha tem caixa mecanica

    Ja gastei mais do que isso em diarias de hotel e mexanicos de beira de estrada

  • #189
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    DÁ PARA FAZER SIM.....

    Inclusive ia fazer a na minha, já tinha até aranjado o câmbio de WRANGLER, que é mais curto, mas ia levantar o carro tbm bem umas 6" e mexer em eixo etc....

    Tive um problema sério com meu chicote de IGNIÇÃO que terminou sendo substituido e tive de comprar um Módulo NOVO, um dia conto toda a história

    Vc vai poder aproveitar os BICOS, mas o problema são as tomadas que não achei similar fácil.

    Entre uma das opções barartas era o sistema do motor GM 4.1 .1999, tem a pressão de bomba e leitura de lâmbida muito parecida...

    Na verdade eu ia usar de IGNORÂNCIA, e ia colocar um WEBER DOUBLE

    Mas se seu carro é mecânico dá pra fazer......o problema é quando vender seu carro convencer o novo dono que o sistema vai funcionar
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #190
    Carvalhal

    gostaria de mais detalhes????

    nao pretendo vender o carro. Eu o adotei como da familia igual ao Engesa ( 17 anos na minha garagem).

    acho que se for vender um motor que funcione eh um otimo argumento

  • #191
    Citação Postado originalmente por Luís Arato
    Tem alguma idéia?
    Eu não tenho nenhum, pois a minha somente deu um problema uma unica vez que estava parado e ela simplemente morreu.
    Mas ligou só demorando um pouco mais para pegar.
    Não sei o que foi mais nunca mais aconteceu e isso faz anos.
    Mas estava bastante quente.
    Não sei se foi alguma vaporização de combustivel, sujeira ou alguma falha de leitura de algum sensor.

  • #192

    Cherokee Sport

    Pessoal gostaria de agradecer a todos os participantes e principalmente aos seus comentários, que para mim foram e estão sendo muito uteis.........principalmente a estória do auto-check.........

    Bom, chega de puxação........to na tentativa de comprar uma Cherokee Sport, tá dificil só tem bagaço a venda

    Uma que testei, seguindo toda a conversa de vcs, que é automática, e não tenho nenhuma experiência com este tipo de câmbio, no momento em que parei, senti no pedal de freio e no próprio carro, um pequeno tranco, como se o disco da embreagem se separase de uma vez do plato.........não sei se me expliquei bem........ isso é normal??

    A quem possa me ajudar........

    Grato,

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