Como dizia o Vicente Matheus, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Assim é com os amortecedores e as molas à gás.
Amortecedor tem a função de "segurar" o conjunto flutuante da roda do carro, para que ela sempre fique em contato com o solo, o que garante a tração e a segurança. Quando se passa por um buraco, o amortecedor funciona para evitar que a roda dê um pulo, saindo do chão.
Essa ação amortecedora pode ser feita com óleo, o tipo mais comum, e com gás, os tipos mais sofisticados. Tanto um como o outro funcionam beleza, mas o gás é mais estável com o aumento da temperatura, cuja viscosidade até aumenta com ela, favorecendo a função. Com o óleo já é ao contrário, sua viscosidade diminui com a temperatura, podendo diminuir a função amortecedora.
Sem entrar em detalhes de como funcionam os amortecedores, os tipos à gás são mais eficientes e bem mais caros. Nem sei se tem carro nacional que tem amortecedor à gás original.
Um detalhe importante, é que amortecedor não segura o peso do carro, quem faz isso são as molas das suspensões. Já ouvi nego dizendo que quando o amortecedor é novo, ajuda a segurar a "altura" do carro, etc. Pura bobagem, justamente o amortecedor não pode segurar a altura do carro, sob pena de não cumprir seu papel.
AGORA, as molas à gás.
Como vimos, um amortecedor não tem papel de segurar peso, para isso existem as MOLAS.
Nas portas traseiras, capôs, e qualquer tipo de porta, o peso próprio é sustentado pela MOLA À GÁS, que parecem amortecedores, mas não são.
Até, correiqueiramente, chamamos a tal mola à gás de amortecedor, mas não é isso.
Antigamente, os capos, tipo do Fusca, eram sustentados por molas helicoidais, mas estas apresentam problemas técnicos de aplicação para grandes lances de abertura, como nas portas traseiras, o que foi resolvido, de forma excelente, pela mola à gás.
Essa mola, inclusive, ajuda a levantar a porta, bem como ajuda a sustentar na hora de fechar.
Em resumo: amortecedores => suspensão e molas à gás => porta traseira.