Bom dia Pessoal, tudo bem?

Feliz ano novo para todos!

Já quero pedir desculpas se este tópico já foi usado, fiz uma breve pesquisa e não encontrei assunto relacionado.
Tenho uma XJ ano 1997/1998 4.0L Gas. Automátiva.
Como aqui na minha região existe muuuuuito congestionamento nos feriados de final de ano eu decidi viajar de XJ e utilizar estradas de terra, ao invés de ficar parado em rodovia.

Já era a segunda vez que fazia este percurso em 2 semanas. Tudo indo bem, temperatura, pressão do óleo, sem barulhos estranhos...
Faltando uns 60 Km o ar condicionado parou de gelar. Com isso não me preocupei, tudo controlável.

No entanto, tudo estava indo bem, só que faltando uns 20km para chegar em casa a XJ começou a "errar as marchas". Principalmente nas retomadas, você freiava para passar em algum local e quando retomava a aceleração parecia que ela estava em Neutro, somente de pois de acelerar muito ela retomava na marcha correta e seguia. Quando cheguei em casa a ré parecia que patinava, você tinha que acelerar muito para o carro movimentar.
Percebi que havia um grande vazamento de óleo, não sei se do motor, do cambio, da transmissão, mas pulverizou de óleo a traseira.

Será que ferrei com a transmissão? Tem algum teste para eu saber o diagnóstico mais próximo?

Desde já agradeço a ajuda de todos.