E aí galera, tudo certo?
Comprei um XJ 2.5 TD ano 99 que estava quebrado, porém é um carro muito novo, que acabou ficando um tempo parado até eu conseguir botar ele para rodar.
Acabei colocando um motor "novo" no carro, o mesmo do original, fiz bomba injetora, turbina nova, bombas de óleo e água novas, bateria nova. O carro esta praticamente zero! O motor está bem silencioso, suspensão, freios e pneus novos, mas ainda não consegui resolver um problema de aquecimento do motor que ele tem apresentado.
Retirei a válvula termostática do carro e detectei um vazamento de água na tampa do reservatório, que será substituída. Estou levando o carro para testar o sistema de arrefecimento essa semana com intuito de ver se tem algum outro vazamento, e ver se tem alguma obstrução, pois pretendo também colocar um liquido de arrefecimento no motor, chamado cool gard, da Jhon Deere. As referências são muito boas, é um liquido de altíssima qualidade utilizado em maquinas pesadas e que também pode ser utilizado em veículos normais. No entanto ouço dizer com muita frequência que esse carro costuma esquentar mesmo, que o problema na verdade está no volume de água utilizado na refrigeração do motor, que é pouca. Já ouvi dizer que fazendo um radiador maior para ele este problema é resolvido de vez.
Conforme a sugestão do mecânico esse carro é para andar em uma velocidade de até 110 Km/h e não passar de 2500 giros... é o que tenho feito... para rodar na cidade é uma beleza, mas é só pegar a estrada e uma subidinha que ele esquenta... acho que o problema tem se agravado, pois antes quase não dava para ver o vazamento na tampa do reservatório, mas agora a água está jorrando... se chega aos 100°C então, já era... a água entra em ebulição, aumenta a pressão do sistema e água vai toda embora... aí tem q parar, esperar esfriar, colocar água de novo, retirar o ar do sistema... aquela dor de cabeça...
Gostaria da opinião de vocês que são mais experientes que eu, pois estou conhecendo a viatura agora. Vocês que tem o carro já passaram por esse problema? O que me sugerem?
Valeuuuuu!!!