Embora a solução do problema pode ser de fácil complexidade, a análise do defeito é um pouco complexa via fórum.
A descrição do problema mesmo sendo bem detalhada assim como o amigo a fez, um diagnóstico certeiro é quase impossível, a não ser que alguém tenha tido exatamente o mesmo problema, ou que se analise o problema "ao vivo" na sua Cherokee.
Agora acho incrível a pré disposição de alguns técnicos (principalmente em algumas concessionárias) em trocar simplesmente tudo que pode ser possibilidade, e que "pode" se relacionar ao defeito, ao invés de fazer testes e realmente achar "onde" está o problema, trocando somente a peça ruim, ou executando a manutenção só no local problemático (como nesse seu caso, o chicote elétrico).
Percebi pela sua narrativa, que nem mesmo o técnico da concessionária que quer trocar todo o chicote, não tem certeza se a troca de todo o chicote irá realmente resolver o problema, por isso a resposta meio vaga do técnico.
Quando alguém me diz que o problema "deve ser" e não diz que "é", deixo à vontade, mas já aviso! Que a dúvida não me traga prejuízo, com troca de peças sem necessidade.
Espero que o amigo consiga resolver breve o problema.