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  • #1
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Hibernação de cherokee sport




    Amigos, tenho uma cherokee rubicon 1998 4.0L e vou precisar me ausentar por uns 35 dias. Se fosse o meu CJ-5 tudo bem, desmontava todinho, mas a cherokee, apesar de não ser nova, esses carros já possuem tecnologia bem superior ao velho CJ-5. Minha dúvida: Tenho que tomar alguma providência especial para a viatura?
    Sei que a bateria não aguenta esse tempo todo, mas existe alguma recomendação especial para que eu não tenha dor de cabeça quando retornar?
    Já respondendo, não terei ninguém para cuidar do carro nesse período, vai ficar sozinho na garagem mesmo.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #2
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Amigos, tenho uma cherokee rubicon 1998 4.0L e vou precisar me ausentar por uns 35 dias. Se fosse o meu CJ-5 tudo bem, desmontava todinho, mas a cherokee, apesar de não ser nova, esses carros já possuem tecnologia bem superior ao velho CJ-5. Minha dúvida: Tenho que tomar alguma providência especial para a viatura?
    Sei que a bateria não aguenta esse tempo todo, mas existe alguma recomendação especial para que eu não tenha dor de cabeça quando retornar?
    Já respondendo, não terei ninguém para cuidar do carro nesse período, vai ficar sozinho na garagem mesmo.
    Eu fico em dúvida mesmo.... pois dizem que se desligar a bateria o módulo queima... e no manual diz que caso deixe o veículo desligado por um período longo desligar ou é o positivo da bateria ou é o negativo... não posso precisar a informação agora porque to no trabalho, mas no manual da minha fala isso.

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Amigos, tenho uma cherokee rubicon 1998 4.0L e vou precisar me ausentar por uns 35 dias. Se fosse o meu CJ-5 tudo bem, desmontava todinho, mas a cherokee, apesar de não ser nova, esses carros já possuem tecnologia bem superior ao velho CJ-5. Minha dúvida: Tenho que tomar alguma providência especial para a viatura?
    Sei que a bateria não aguenta esse tempo todo, mas existe alguma recomendação especial para que eu não tenha dor de cabeça quando retornar?
    Já respondendo, não terei ninguém para cuidar do carro nesse período, vai ficar sozinho na garagem mesmo.
    Deixe o tanque cheio, para evitar evaporação do combustível e desligue o cabo positivo da bateria.
    E boa viagem.

  • #4
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Deixe o tanque cheio, para evitar evaporação do combustível e desligue o cabo positivo da bateria.
    E boa viagem.
    É isso ai !! Simples assim.

    Boa viagem.

  • #5
    Ou não faça nada. Se a bateria descarregar, é só fazer uma chupeta para ligar o carro.

    No fim do ano passado fiquei 37 dias fora, não adotei nenhuma medida prévia, e o TJ pegou na primeira quando voltei. Nem a bateria descarregou.

    []s.

  • #6
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Obrigado amigos, meu receio é que já deixei por 20 dias parada e a bateria descarregou. O dono anterior da viatura deixou todas as luzes de cortezia dela desconectadas, a do motor, aquelas abaixo do painel e do teto, então desconfio que havia algum problema de fuga de corrente que descarregava a bateria, não arrisquei (ainda) religar essas luzes apesar de achar muito legal essas abaixo do painel, mas recentemente as do espelho que fica no pára-sol deixou de funcionar, então tenho receio de ao deixar muito tempo a bateria descarregue.
    Achoe que vou desligar um polo da bateria e deixar o tanque em 1/4. Com relação a queima do modulo acho que não tem problema, afinal para trocar a bateria precisamos desconectar uma para instalar a outra.

    []
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

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  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Obrigado amigos, meu receio é que já deixei por 20 dias parada e a bateria descarregou. O dono anterior da viatura deixou todas as luzes de cortezia dela desconectadas, a do motor, aquelas abaixo do painel e do teto, então desconfio que havia algum problema de fuga de corrente que descarregava a bateria, não arrisquei (ainda) religar essas luzes apesar de achar muito legal essas abaixo do painel, mas recentemente as do espelho que fica no pára-sol deixou de funcionar, então tenho receio de ao deixar muito tempo a bateria descarregue.
    Achoe que vou desligar um polo da bateria e deixar o tanque em 1/4. Com relação a queima do modulo acho que não tem problema, afinal para trocar a bateria precisamos desconectar uma para instalar a outra.

    []
    Verifique a capacidade de carga de bateria; ela pode ser antiga e não aguentar muita carga.
    A minha ex Sport 1999 tinha alarme de fábrica. Isso consome energia, mesmo sem os sensores de movimento.
    A sua não tem alarme?

  • #8
    Usuário Avatar de Sinuhe
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    Amigo, desde que o carro e a bateria estejam ok, não precisa fazer nada, o tanque com 1/4 se possivel, reserva tem 10 litros, pois 35 dias não é para acontecer nada.....boas ferias....
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
    Cherokee Sport 4.0 98/98 Preta S10 DeLuxe 96 CS-Preta

  • #9
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    35 dias?

    nada d+ , deixe a bateria ligada, calibre o pneu (pra essa qtidade de dias, calibre no normal, se fossem mais, tipo uns 60 dias ou mais, calibraria com bem mais) , deixe pouco combustivel (gasolina estraga com 30 dias, ou seja, 35 dias + os dias que esta no posto + no estoque da refinaria, com certeza vai passar dos 45/50 dias, ou gaste o maximo possivel e coloque 1/4 ou menos de gasolina podium (que tem uma validade maior))

    Se for possivel, deixe o alarme desligado ou desligue o fusivel dele desligado, isso diminuirá o consumo de energia, mas lembre-se, o alarme normalmente corta a maioria dos outros equipo eletricos qdo esta acionado, justamente, para evitar que a bateria descarregue, se teu carro esta com fiacao velha, gambiarra, outros periféricos instalados, convem nao deixar o alarme desligado pois td isso pode estar consumindo energia sem vc perceber.

    ademais, convem aspirar o carro pra evitar proliferacao de fungos e mofo, ou se possivel, jogue bastante lisoform no ar condicionado, bancos e carpete (gaste um lata inteira), isso como prevençao claro.

    se o carro fica no tempo, convem lavar, encerar e deixa-lo apenas sobre algum ponto de ancoragem nos pneus (pau, pedra, etc) e sem o freio de mao , isso evita das lonas colarem e outros problemas de freio. Se fica protegido de chuva, agua, sol etc... deixa com o freio puxado mesmo.

  • #10
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    O lance de encher o tanque, é não deixar espaço para umidade. Através da condensação a umidade vai para o fundo do tanque. Pior ainda se for ficar exposta ao tempo.

    Gasolina não estraga em 30 dias. Onde viu isso ?

    Quanto a bateria, é muito simples, desligue o polo positivo e vai viajar tranquilo.

    Até mais.
    4X4 Brasil

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    O lance de encher o tanque, é não deixar espaço para umidade. Através da condensação a umidade vai para o fundo do tanque. Pior ainda se for ficar exposta ao tempo.

    Gasolina não estraga em 30 dias. Onde viu isso ?

    Quanto a bateria, é muito simples, desligue o polo positivo e vai viajar tranquilo.

    Até mais.

    Juliano, em todos os postos falam isso, a PTBRAS antigamente falava isso no site deles (fui procurar e agora só falam da podium), a recomedacao de todas as montadoras, especialmente de motos e motores de popa dão enfase nisso em seus manuais, centenas de sites (googleia ai), etc...

    A gasolina nao sofre condensação, quem tem tendencia a acumular condensação é o DIESEL (que contem um pouco de agua naturalmente) , portanto a recomendacao de usar um tanque cheio para evitar a condensação é com o diesel, não com a gasolina. Isso se deve há diversos fatores, mas principalmente porque nos postos os diesel tem um giro menor, alem de um tanque maior, logo a condensação se faz presente lá, o diesel também contribui para a formação de bactérias e outras sujidades que deveriam ser limpas pelos filtros pré-bomba (e nunca são). Dessa forma o diesel sofre mais com a umidade e condensação (embora muitos tanques hoje tem naturalmente uma vedação melhor para evitar isso).

    De qualquer forma, a condensação dentro do tanque dos carros é muito pequena, muito mesmo, qualquer um que tenha trabalhado e estudado diesel e biodiesel sabe que a qtidade de gotas de agua é muito pouca, nao sendo determinante para o funcionamento do motor, o que não se pode dizer dos tanques dos POSTOS, onde o volume é MUITO maior e o combustivel fica inerte muito tempo (anos e anos) sem contar vazamentos e outras coisas que nao vem ao caso... esses sim acumulam agua.

    um tanque inteiro nao pode conter nem 100 ml de agua de diesel mesmo abastecido em lugares duvidosos, e com o tempo a condensação desses 100 ml é minima... nao vai ser isso que vai parar uma viatura facilmente (claro estamos falando de combustivel de verdade, nao batizado).

    Já a gasolina é diferente, tanto o tanque dos carros como dos postos tem altissima rotatividade, nao acumula bacterias (caracteristica da gasolina), e possui um sistema de fabricacao diferente do diesel, nao acumula agua em sua formula. Pode ficar tranquilo.

    Só um ultimo adendo, a nossa gasolina é rica em alcool, embora o alcool demore mais para estragar que a gasolina (até um ano se de boa qualidade), o alcool corroi bombas, linhas de combustivel, motor, bicos, etc... Por isso o problema de esgotar os motores de popa no brasil é MUITO mais sério que lá fora ...

  • #12
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Juliano, em todos os postos falam isso, a PTBRAS antigamente falava isso no site deles (fui procurar e agora só falam da podium), a recomedacao de todas as montadoras, especialmente de motos e motores de popa dão enfase nisso em seus manuais, centenas de sites (googleia ai), etc...

    A gasolina nao sofre condensação, quem tem tendencia a acumular condensação é o DIESEL (que contem um pouco de agua naturalmente) , portanto a recomendacao de usar um tanque cheio para evitar a condensação é com o diesel, não com a gasolina. Isso se deve há diversos fatores, mas principalmente porque nos postos os diesel tem um giro menor, alem de um tanque maior, logo a condensação se faz presente lá, o diesel também contribui para a formação de bactérias e outras sujidades que deveriam ser limpas pelos filtros pré-bomba (e nunca são). Dessa forma o diesel sofre mais com a umidade e condensação (embora muitos tanques hoje tem naturalmente uma vedação melhor para evitar isso).

    De qualquer forma, a condensação dentro do tanque dos carros é muito pequena, muito mesmo, qualquer um que tenha trabalhado e estudado diesel e biodiesel sabe que a qtidade de gotas de agua é muito pouca, nao sendo determinante para o funcionamento do motor, o que não se pode dizer dos tanques dos POSTOS, onde o volume é MUITO maior e o combustivel fica inerte muito tempo (anos e anos) sem contar vazamentos e outras coisas que nao vem ao caso... esses sim acumulam agua.

    um tanque inteiro nao pode conter nem 100 ml de agua de diesel mesmo abastecido em lugares duvidosos, e com o tempo a condensação desses 100 ml é minima... nao vai ser isso que vai parar uma viatura facilmente (claro estamos falando de combustivel de verdade, nao batizado).

    Já a gasolina é diferente, tanto o tanque dos carros como dos postos tem altissima rotatividade, nao acumula bacterias (caracteristica da gasolina), e possui um sistema de fabricacao diferente do diesel, nao acumula agua em sua formula. Pode ficar tranquilo.

    Só um ultimo adendo, a nossa gasolina é rica em alcool, embora o alcool demore mais para estragar que a gasolina (até um ano se de boa qualidade), o alcool corroi bombas, linhas de combustivel, motor, bicos, etc... Por isso o problema de esgotar os motores de popa no brasil é MUITO mais sério que lá fora ...
    Ok Troller a vista

    Pesquisei sim, apesar do assunto ser bem escasso, e o site que mais achei interessante foi este de Portugal.

    A gasolina estraga-se? - Nomad's Club Portugal

    De uma visitada, é bem interessante !

    Resumindo... Gasolina não vai estragar, a ponto de ter que jogar fora, em 30 ou 35 dias. Já funcionei motores de veículos há 1 ano parados na garagem com Gasolina que estava no tanque. É o certo ? Não, não é, mas era a única opção ! E funcionou, tinha dificuldade na partida e etc... mas funcionou. Logico que este é um caso extremo, mas oque quero dizer é para não se preocupar com Gasolina parada no tanque por 30 ou 35 dias. Condensação há sim. Eu acredito que deixar o tanque cheio é melhor, ocupando o espaço vazio. Faca um teste simples, coloque em uma garrafa uma quantidade de Gasolina que achar interessante e deixe-a inerte por 30 dias.

    Ate mais.
    4X4 Brasil

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