x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de RenatoPhilippsen
    Entrada
    16/09/2013
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    35
    Posts
    63
    Agradecimentos: 0

    Viagem longa + carro antigo




    Bom dia amigos!

    Não achei nenhum tópico por aqui com esse tema, então estou criando este para compartilharmos experiências vividas e conselhos.

    Estou planejando fazer uma viagem para Montevidéu - Uruguai no fim do ano.
    Como moro no RS, seriam em torno de 2500 km ida e volta.
    Gostaria muito de ir com minha Cherokee, porém tenho um pouco de receio por ela já ser um carro veterano, com 16 anos nas costas.
    Então, amigos, gostaria da opinião de vocês. Sei que muitos aqui já realizaram viagens longas com suas viaturas...
    - O que é fundamental revisar?
    - O que é importante levar junto?
    - Conhecem algum tipo de seguro de viagem para uma Cherokee de 1998?

    Agradeço a todos pelas respostas!
    Abraços!
    Cordialmente,
    Renato Philippsen
    Grand Cherokee Laredo 4.0 1998

  • #2
    Usuário Avatar de DIB
    Entrada
    02/06/2010
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    34
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Renato, faz tempo que vc ja tem a choroka?
    se sim deve conhecer alguns detalhes que pssam dar dor de cabeça, oq eu se deve revirar antes de uma viagem dessas, sõ os fluidos, todos, direção, motor e diferencial.
    as mangueiras do sistema de arrefcimento, abraçadeiras, ressecamento, e como está a qualidade do liquido deve ter aditivo.
    estado da correia do motor, se possivel tirar a correia e verificar folgas nas polias, principalmente da bomba d' agua (essa seria bom levar uma reserva)
    veja o estado da tampa do radiador,

    alem da revisão comum, freios, pneus suspensão e etc...

    como está a pressão do oleo e a temperatura do motor? fiqeu sempre de olho nesses parametros.

    fiz uma viagem de 1000km troquei a mangueira superior que estava bem dura, valvula termostatica, e mangueira do ar quente. foi bem tranquilo.

    não me lembro de mais nada, se for lembrando, posto aqui.

    abraço!

  • #3
    Usuário Avatar de Sinuhe
    Entrada
    18/03/2013
    Local
    sorocaba/SP
    Idade
    64
    Posts
    771
    Agradecimentos: 0
    Amigo, depois de fazer isso que o DIB recomendou, que concordo com tudo, acrescento estado dos pneus e um sobresalente a mais, umas ferramentas (alicate, chave de fenda, fita isolante,corda,arame...), pode ir até o final do mundo que o carro aguenta...rsrs
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
    Cherokee Sport 4.0 98/98 Preta S10 DeLuxe 96 CS-Preta

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/04/2007
    Local
    Mineiros/GO
    Posts
    72
    Agradecimentos: 0
    Como ja fiquei na estrada por causa da correia, recomendo a revisao no sistema.
    Sempre levo comigo:
    um esticador (coloquei um novo, mais o que estava esta em otimas condicoes),
    rolamento 6302 ou 6203, (nao me recordo agora), rolamento esse usado na polia metalica.
    E por uma seguranca maior, uma correia do fiesta (6pk19.., tb nao me recordo) pois de a polia da direcao estourar novamente, posso colocar essa correia eliminando a DH e seguindo viagem. O sistema da Cherokee e 7pk, mais se colocar direito, a 6pk funciona como quebra galho.
    E logicamente uma correia propria da Cherokee.

    Fora isso, a caixa de ferramentas.

    Edit: Evite correias CONTITECH, sao pessimas. Estou usando na Cherokee contrariado. Assim que arrumar uma de outra marca arranco e jogo fora, nem pra reserva quero.
    4X4 Brasil
    Grand Cherokee Limited 97/97 V8 Vinho

  • #5
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por renato732 Ver Post
    Como ja fiquei na estrada por causa da correia, recomendo a revisao no sistema.
    Sempre levo comigo:
    um esticador (coloquei um novo, mais o que estava esta em otimas condicoes),
    rolamento 6302 ou 6203, (nao me recordo agora), rolamento esse usado na polia metalica.
    E por uma seguranca maior, uma correia do fiesta (6pk19.., tb nao me recordo) pois de a polia da direcao estourar novamente, posso colocar essa correia eliminando a DH e seguindo viagem. O sistema da Cherokee e 7pk, mais se colocar direito, a 6pk funciona como quebra galho.
    E logicamente uma correia propria da Cherokee.

    Fora isso, a caixa de ferramentas.

    Edit: Evite correias CONTITECH, sao pessimas. Estou usando na Cherokee contrariado. Assim que arrumar uma de outra marca arranco e jogo fora, nem pra reserva quero.
    Amigo, só por uma analogia, acredito que 60% dos caminhões que cortam as estradas brasileiras possuem mais de 20 anos de uso. Essa Cherokee, como outros carros da época, são feitos para durar. Diferente dessas porcarias de plástico atuais. Se você já roda com o carro no dia a dia ou em viagens, conhece melhor que nós. Faça uma revisão, troque todos os óleos e filtros. Verifique alinhamento de pneus. Procure por algum vazamento, mangueira ressecada, etc. Leve na caixa de ferramentas um filtro de ar, óleo e combustível reserva (caso venha a precisar no caminho, terá no carro). E no mais, seja prudente. Respeite os limites da via e do carro. Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #6
    Se a manutenção estiver em ordem, vai onde pra onde você quiser. Tenho plena confiança na minha XJ, até pq já rodei 25k sem ter nenhum problema. Já fiz viagens relativamente longas 4000km, pegando uns 400km de estrada de terra sem nenhum problema.
    Pretendo ir para o Atacama em breve, e num futuro não tão distante ir até os EUA com ela.
    Tenho um amigo que já foi para o Atacama, Bolivia e Uruguai com uma Honda Sahara 1996 e com garupa. Não teve nenhum problema também.

  • #7
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Concordo com tudo o que foi dito. Eu mesmo fiz uma revisão básica, todos os óleos, filtros, fluido de refrigeração, fluido de freio, pastilhas novas, etc, e parti para a estrada, 2200km e só fiz abastecer, nenhum problema. Também acho que é um carro para muitos anos (mantendo a manutenção em dia lógico).
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #8
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    Renato;

    Desculpe a intromissão. Não sou dono de uma Cherokee, nem da Sport, nem da Laredo. Mas teria facilmente uma Sport para passeios mais complicados, onde não precisasse ir de CJ-5, mas que fosse um pouco exagerado para a Explorer.

    Bem, sobre sua dúvida: carro antigo pode (e eu particularmente acho que deve rs!) ser utilizado em estradas, longas viagens, etc.

    Veja, em 2011 rodei num ano 50 mil km com um Fusca 74. De passeios a trilhas mais legais.
    Não raro rodo 5 ou 6 mil km num mês com um Vectra Gls 95 da empresa.
    Já puxei viagens de mais de 2 mil km em 03 dias com uma A-20 1985 da empresa.

    Com a Explorer, normalmente ela só sai da garagem para rodar muito. Não raro quase 4 mil km em 01 semana!

    O segredo?

    Manutenção preventiva em dia!

    O problema normalmente não é a idade do carro, mas, sim, as manutenções preventivas, periódicas e mesmo corretivas realizadas de forma incorreta.

    O certo é você ir planilhando tudo o que for fazendo no carro, no mínimo seguindo o que recomenda o manual de manutenções, e fazer tudo da forma correta, com capricho e sem economias bobas. No médio prazo, isso se reverte em uma viatura extremamente confiável.

    Na Explorer costumo, por exemplo:
    - Trocar óleo e filtro de óleo a cada 5.000 km;
    - Trocar filtro de combustível a cada 10 mil km;
    - Trocar filtro de ar a cada 10 ou 15 mil km;
    - Trocar fluido de freio anualmente;
    - Trocar liquido de arrefecimento anualmente, com água desmineralizada + aditivo + veda radiador preventivo da stp.
    - Trocar fluido ATF a cada 02 anos ou 40 mil km;
    - Alinhar e balancear a cada 10 mil km;
    - Revisão elétrica em todas as revisões. Cada troca de óleo é uma revisão onde o mecânico costuma olhar tudo no carro. E idem para a parte elétrica, pois esses carros geralmente param por panes elétricas, e não mecânicas.

    Fica caro? Não necessariamente. Pois, após algumas revisões iniciais, a tendência é que as revisões passem a se limitar a manutenções preventivas.

    Confio demais na minha Explorer, e viajo para tudo quanto é canto com ela, geralmente puxando carreta e carrega de coisas, pois viajamos em casais, normalmente.

    Nossos carros, de uma safra de excelentes veículos, são feitos para durar e parar rodar muito, desde que devidamente cuidados.

    Então, cuide bem da sua Cherokee que ela retribuirá o carinho despendido promovendo momentos e lembranças incríveis.

    Viajar é uma das coisas que ainda podemos fazer de bom nesse país. Por enquanto...
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #9
    Usuário Avatar de RenatoPhilippsen
    Entrada
    16/09/2013
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    35
    Posts
    63
    Agradecimentos: 0
    Obrigado a todos os amigos que responderam!

    Ver que muitos já fizeram viagens longas assim é bastante incentivador!
    Já estou providenciando todas as revisões necessárias para a viatura estar 100%!

    Este tópico é bastante enriquecedor... Cada um, expondo suas experiências pessoais, é de grande valia para os iniciantes!
    Obrigado a todos novamente!

    Abraços!
    Cordialmente,
    Renato Philippsen
    Grand Cherokee Laredo 4.0 1998

  • #10
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RodrigoPD Ver Post
    Renato;

    Desculpe a intromissão. Não sou dono de uma Cherokee, nem da Sport, nem da Laredo. Mas teria facilmente uma Sport para passeios mais complicados, onde não precisasse ir de CJ-5, mas que fosse um pouco exagerado para a Explorer.

    Bem, sobre sua dúvida: carro antigo pode (e eu particularmente acho que deve rs!) ser utilizado em estradas, longas viagens, etc.

    Veja, em 2011 rodei num ano 50 mil km com um Fusca 74. De passeios a trilhas mais legais.
    Não raro rodo 5 ou 6 mil km num mês com um Vectra Gls 95 da empresa.
    Já puxei viagens de mais de 2 mil km em 03 dias com uma A-20 1985 da empresa.

    Com a Explorer, normalmente ela só sai da garagem para rodar muito. Não raro quase 4 mil km em 01 semana!

    O segredo?

    Manutenção preventiva em dia!

    O problema normalmente não é a idade do carro, mas, sim, as manutenções preventivas, periódicas e mesmo corretivas realizadas de forma incorreta.

    O certo é você ir planilhando tudo o que for fazendo no carro, no mínimo seguindo o que recomenda o manual de manutenções, e fazer tudo da forma correta, com capricho e sem economias bobas. No médio prazo, isso se reverte em uma viatura extremamente confiável.

    Na Explorer costumo, por exemplo:
    - Trocar óleo e filtro de óleo a cada 5.000 km;
    - Trocar filtro de combustível a cada 10 mil km;
    - Trocar filtro de ar a cada 10 ou 15 mil km;
    - Trocar fluido de freio anualmente;
    - Trocar liquido de arrefecimento anualmente, com água desmineralizada + aditivo + veda radiador preventivo da stp.
    - Trocar fluido ATF a cada 02 anos ou 40 mil km;
    - Alinhar e balancear a cada 10 mil km;
    - Revisão elétrica em todas as revisões. Cada troca de óleo é uma revisão onde o mecânico costuma olhar tudo no carro. E idem para a parte elétrica, pois esses carros geralmente param por panes elétricas, e não mecânicas.

    Fica caro? Não necessariamente. Pois, após algumas revisões iniciais, a tendência é que as revisões passem a se limitar a manutenções preventivas.

    Confio demais na minha Explorer, e viajo para tudo quanto é canto com ela, geralmente puxando carreta e carrega de coisas, pois viajamos em casais, normalmente.

    Nossos carros, de uma safra de excelentes veículos, são feitos para durar e parar rodar muito, desde que devidamente cuidados.

    Então, cuide bem da sua Cherokee que ela retribuirá o carinho despendido promovendo momentos e lembranças incríveis.

    Viajar é uma das coisas que ainda podemos fazer de bom nesse país. Por enquanto...
    X2

    Acrescento mais uma coisa ao excelente texto do Rodrigo: As viaturas importadas dos anos 1990, que é o nosso caso, são carros feitos para durar e com conforto. Qualquer forista que tenha Explorer, XJ, ZJ, Wrangler, Pajero, Discovery e SW4, por exemplo, sabem do estou falando. Não desmerecendo em nada qualquer nacional, mas os importados, ao meu ver, oferecem um conforto muito maior p/ viagens longas. E estritamente no caso das americanas (Jeep e Explorer), os gringos de lá até hoje as usam p/ atravessarem os EUA, país tão continental como o nosso, até maior. E a gente sabe como aqueles caras gostam de conforto. É claro que isso custa um preço, e esse preço, como o Rodrigo já disse acima, é a parafernália eletrônica que os nossos carros possuem. E essa parte deve ser revisada com um critério redobrado.

    Manutenção em dia e boa viagem. Depois poste as fotos pra gente e conte as experiências.

    []s!
    4X4 Brasil
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #11
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Faço das minhas as suas palavras, ou melhor, os posts do tópico.

    O problema nao é a idade do carro, e sim a manutenção de qualidade e no tempo certo além do respeito a limitação da viatura pelo dono.

    Esse ano comprei uma Sw4 1997 e estou preparando para expedições. Fiz (e ainda estou fazendo) uma baita manutenção de revisão, peças originais (ou de qualidade) e mecânicos experientes.

    Hoje, iria para qualquer lugar a qualquer hora, e com um baita conforto com o Pacato (apelido da SW4).

    Pra falar a verdade, acho que a idade dos nossos carros é até uma vantagem, visto que atualmente, poucos são os carros que são feitos para durar. Alias, nada é feito para durar.. (ao menos o que eu posso pagar).

    Obs.: 50 MIL KM em 1 ano com um fusca.. rapaz, pagou todos os pecados..kkkkkk

  • #12
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Eu só acrescentaria um PX e um PY no carro....afinal se a viagem dura muito ...é muito interessante ir pegando dicas e trocando idéia com aqueles que conhecem muito bem as estradas...os caminhoneiros...
    claro que deve-se tirar a licenca antes.....mas é muito legal ....as vezes vc conhece lugares por meio de dicas que vc jamais conheceria pelo mapa...
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Circulação de carro antigo pode ser proibida
      Por ribon no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 13/01/2016, 12:11
    2. viagem longa com gran vitara
      Por eder oliveira no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 19/12/2010, 20:13
    3. Primeira viagem longa
      Por Noventinha 00 no fórum Land Rover
      Respostas: 20
      Última resposta: 28/11/2007, 18:57
    4. Manutenção após viagem longa e maresia
      Por jhippert no fórum Toyota
      Respostas: 8
      Última resposta: 09/08/2006, 15:47
    5. RPM IDEAL PRA UMA LONGA VIAGEM DE SW4 2.8
      Por Luiz Antonio no fórum Toyota
      Respostas: 21
      Última resposta: 28/10/2005, 19:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade