x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 69
    Usuário Avatar de Valdenio
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    São João de Meriti/RJ
    Agradecimentos: 0

Cambio automatico. Como usa-lo corretamente

Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

P = Estacionamento.
    R = Ré.
    N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
    D = Cambio em funcionamento.

*Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

E o botão overdiver quando utliza-lo.

Abraço a todos e fiquem a vontade.

Citação Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

P = Estacionamento.
    R = Ré.
    N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
    D = Cambio em funcionamento.

*Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

E o botão overdiver quando utliza-lo.

Abraço a todos e fiquem a vontade.
    Vamos lá entao amigo.....

4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

OK ???

qquer coisa manda !!!!!!!!!!!

Entrada
    02/07/2007
    Local
    São João de Meriti/RJ
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Vamos lá entao amigo.....

4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

OK ???

qquer coisa manda !!!!!!!!!!!
    Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

Grato e forte abraço...

Usuário Avatar de Overland
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
    Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
    Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
    Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
    To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
    Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
    Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
    Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
    To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.
    Fala Overland....muito frio ai ???

Over Drive = 100 % acoplado, nao fica esfregando e vc tem toda a força do motor nas rodas........apertando o botao, trava-se o conversor ! Nunca tive Grand, vamos ver se entra alguem aqui e explica os detalhes de uso, como velocidade, etc.

P, N, D, = Eu so mudo de D para R com o carro totalmente parado, com certeza deve estragar ao longo do tempo se fizer a mudança naquelas manobras andando........

Ao colocar o P sem puxar o freio de mao até pode sim, mas é a mesma coisa que engatar a 1º e deixar o carro andar um pouco, usando o motor desligado como freio, mas no caso do automático, vc estaria usando o Cambio, como este freio, fica até difícil mudar a alavanca nesta situação.

O certo é Freio de Mao e P...........mas na pressa e no costume quase ninguém faz isso, eu mesmo me pego muitas vezes P e freio de mao......mas sempre com o Pézão do freio pedal.

Eu tbem nunca tinha tido carro automático, e fica difícil na próxima compra nao optar por esta comodidade, pois tanto em trilha, como na cidade o conforto e força sao extremas, basta tirar ou enfiar o pé para ter as respostas .............até a troca de marchas vc troca com o alivio de acelerador.

Trocas de oleo, filtro do cambio, e uso correto eles duram muito, a minha ta com 95 mil km e o cambio esta muito bom.

abs

Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
    E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.
    []'s
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

Overland

Esse carro seria apenas para passeio ?, tens filhos ??

Porque vc nao opta pela cherokee sport ?.......é um motor praticamente com a mesma concepçao do 4.1, gasta um pouco menos que as v8

Tem o Jester aqui do forum, que ta vendendo a dele, e ja trocou muita coisa nela, e tem um historico de manutençoes exemplar, ele comprou um Troller e quer vender a XJ, tem GNV, pneus BF zero KM......e ele é de SC tbem.........e nao deve passar dos 30 mil o carro dele.

O cambio da Xj dele se nao me engano é zero, trocou o kit master (discos).....entao nesse quesito vc fica despreocupado.

Acho estes preços de Gran ai muito acima, aqui em Sp é uns 28 no maximo......uma 98 claro............

Overland, estes carros como os Opalas, é estado de conservaçao, senao com certeza vc terá despesa com varias coisas, suspençao, cambio, diferencial, CT......etc..... entao vale a pena pegar uma que vc conheça no minimo o historico de manutençoes.

A gran é maior, mais pesada, mais potente e mais confortavel que as Sport, mas as Sport tem uma manutençao um pouco mais barata e simples ao meu ver.

E hoje em dia vc compra peças direto dos EUA, que mesmo com frete e impostos fica mais barato que comprar aqui.....ou importadoras independentes que tbem tem bons preços.........ex...boma d´agua...170,00........amortecedores 120,00.....isso na XJ.....na ZJ é uns 20 a 30 % a mais.

ok ?

abs

Entrada
    02/07/2007
    Local
    São João de Meriti/RJ
    Amigos Guto e Overland, acredito q vc's estão confundindo alguma coisa tipo.

Pelo q entendi o botão que o Overland quer saber é o q esta no lado esquerdo na própria alavanca do cambio certo? Se for amigo, ele serve para mudança de algumas marchas como de P para R ou de R para D, ou mesmo de D para 2 ou 1.

Guto acho que vc confundiu essa pergunta com o botão do OD (Over Drive) no painel.

Se eu disse alguma besteira aki me desculpem.

Entrada
    02/07/2007
    Local
    São João de Meriti/RJ
    Overland sobre peças para Grand Cherokee alguns preços realmente não são baratos, mas como o Guto já disse tem como trazer direto dos U.S.A. que acaba saindo mais em conta, eu mesmo algumas vezes faço isso tb outra forma de compra é o nosso grande amigo NZardo aki do forum q vende peças a um custo bom.

Sobre XJ não tenho como opinar pois nunca tive uma, meu grande sonho já realizado felizmente, sempre foi ter uma ZJ. Mas já tô me empolgando em juntar uma grana pra comprar uma XJ para fazer algumas trilhas.

Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Overland

Esse carro seria apenas para passeio ?, tens filhos ??

Porque vc nao opta pela cherokee sport ?.......é um motor praticamente com a mesma concepçao do 4.1, gasta um pouco menos que as v8

Tem o Jester aqui do forum, que ta vendendo a dele, e ja trocou muita coisa nela, e tem um historico de manutençoes exemplar, ele comprou um Troller e quer vender a XJ, tem GNV, pneus BF zero KM......e ele é de SC tbem.........e nao deve passar dos 30 mil o carro dele.

O cambio da Xj dele se nao me engano é zero, trocou o kit master (discos).....entao nesse quesito vc fica despreocupado.

Acho estes preços de Gran ai muito acima, aqui em Sp é uns 28 no maximo......uma 98 claro............

Overland, estes carros como os Opalas, é estado de conservaçao, senao com certeza vc terá despesa com varias coisas, suspençao, cambio, diferencial, CT......etc..... entao vale a pena pegar uma que vc conheça no minimo o historico de manutençoes.

A gran é maior, mais pesada, mais potente e mais confortavel que as Sport, mas as Sport tem uma manutençao um pouco mais barata e simples ao meu ver.

E hoje em dia vc compra peças direto dos EUA, que mesmo com frete e impostos fica mais barato que comprar aqui.....ou importadoras independentes que tbem tem bons preços.........ex...boma d´agua...170,00........amortecedores 120,00.....isso na XJ.....na ZJ é uns 20 a 30 % a mais.

ok ?

abs
    Meu Opala é de uso diário, então a Grand Cherokee seria para substitui-lo, mas ando em média 10km por dia, só de casa para o trabalho e trabalho para casa. Não tenho filhos. Meu Opala é muito bem conservado, mas sempre aparece uma coisinha que eu acabo fazendo manutenção pra não dar problema, preventiva.

A Cherokee não me agrada pelo design, nível de acabamento e uma das coisas que me atrai na Grand Cherokee é o motor V8, tanto é que não me interesso pela Grand Cherokee Laredo. Pois é, dizem que esse motor 6 cilindros fica mais econômico, mas na empresa que eu trabalho, todos os diretores ganharam Grand Cherokee's Laredo 6 cilindros em 1999 (modelo novo já) e todas bebiam mais que as V8 ficando o consumo na cidade entre 3,5 e 4km/L e na estrada chegava no máximo a 6km/L. Já as V8 que conheço aqui fazem entre 4,5 e 5,5km/L na cidade e 7,5km/L na estrada.

Essa LX 5.9 que eu vi à venda e está no GNV o cara tá fazendo 130km na cidade com um cilindro de 19m³ sem cuidar muito do pé.

Abçs.
    []'s

Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Amigos Guto e Overland, acredito q vc's estão confundindo alguma coisa tipo.

Pelo q entendi o botão que o Overland quer saber é o q esta no lado esquerdo na própria alavanca do cambio certo? Se for amigo, ele serve para mudança de algumas marchas como de P para R ou de R para D, ou mesmo de D para 2 ou 1.

Guto acho que vc confundiu essa pergunta com o botão do OD (Over Drive) no painel.

Se eu disse alguma besteira aki me desculpem.
    Isso mesmo Valdenio, é esse botão que me refiro. Quanto ao botão no painel, esse eu nem vi. Quer dizer que tenho que acionar o botão OD no painel para funcionar a "quarta marcha" overdrive?

Quer dizer que não estando em D eu não consigo mover a alavanca para 2 ou 1 sem apertar o botão? Ou eu consigo mover e posso danificar o câmbio se não apertar?

[]'s
    []'s

Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Overland sobre peças para Grand Cherokee alguns preços realmente não são baratos, mas como o Guto já disse tem como trazer direto dos U.S.A. que acaba saindo mais em conta, eu mesmo algumas vezes faço isso tb outra forma de compra é o nosso grande amigo NZardo aki do forum q vende peças a um custo bom.

Sobre XJ não tenho como opinar pois nunca tive uma, meu grande sonho já realizado felizmente, sempre foi ter uma ZJ. Mas já tô me empolgando em juntar uma grana pra comprar uma XJ para fazer algumas trilhas.
    Legal! E quem são esses importadores confiáveis e com bons preços? Tem algumas dicas?

Quanto a diferença entre 5.9 e 5.2 será que 5.9 é mais dor de cabeça ou as peças entre as duas são intercambiáveis (exceto peças internas móveis).

Pelo que li a respeito também, o câmbio da 5.9 é diferente e mais robusto e o conversor de torque é similar aos utilizados em arrancadões. É isso mesmo? Vi inclusive num site americano que achei o link por aqui. Parece que os discos de freios também são maiores e a 5.9 tem uma aceleração brutal de 0 a 100km/h em 6.5s, mais rápida inclusive que a Mercedes ML 55 AMG. Claro que não vou usar pra dar pau, mas são números interessantes...rs

[]'s
    []'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

Permissões de Postagem