4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.
D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.
2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!
Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.
1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.
Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.
OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.
OK ???
qquer coisa manda !!!!!!!!!!!