x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
    Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Agradecimentos: 0

Jeep Grand Cherokee 5.2 1997 ZJ Incendiada - Restauração

Caros

Bom dia

Meu nome é Henrique, moro em Sp(Cotia) e desde 01/11/2012 sou dono de uma Jeep Grand Cherokee ZJ 5.2 1997 com 116.000kms, kit gnv c/ 18m3, Ar condicionado funcionando, vidros e travas OK, aquecimentos dos bancos OK, etc..

Quando fui ver esse carro, foi "paixão" a primeira vista, pois estava atrás de um jipe para minha esposa, já que ela tem medo de enfrentar o trânsito e o jipe traria mais segurança pra ela.

Como os documentos estavam vencidos, ficamos impossibilitados de usar o carro durante um mês, até resolver a tranferência, número do motor, etc. Mas mesmo assim, andava com ela dentro do condomínio onde resido.

Fotos do carro já em casa na época em que não podia usar, em virtude da documentação.
    -img_1959.jpg-img_1960.jpg

Ocorre que 30 dia após(01/12/12) começamos a usar o carro e ao mesmo tempo revisá-lo com um mecanico.
    As peças iam quebrando, comprávamos e mandávamos trocar.
    Foi feita uma limpeza nos bicos da injeção, limpeza do tanque, regulagens, freios, etc.

Até que no dia 24/12/12(véspera de natal) tive o meu primeiro susto com o carro.....
    O carro simplesmente se incendiou na zona oeste de São Paulo, próximo a Osasco.

Essas fotos são do carro guardado na casa dos meus pais após o incêndio:
    -03.jpg-01.jpg-02.jpg-03.jpg-01.jpg-02.jpg

Conversando com mecânicos conhecedores em Cherokee, descobri que a mangueirnha que passa em cima do distribuidor rachou, começou a vazar gasolina e se incendiou!
    Esse é um problema "normal" de nossas cherokas!!!!!

Muitas vezes pensei em desmanchar esse carro, mas GRAÇAS A DEUS o fogo não afetou a lataria, foi somente a parte elétrica, o chicote, cabos de velas, rotor e a tampa, filtro do ar condicionado entre outras peças que ao longo desse tópico eu relaciono.
    No interior não afetou nada.
    Em virtude disso acabei desistindo da idéia de desmanchar e ir às obras!

Comecei indo em busca do chicote.
    Acessei o ebay, rockauto, autohauz e não localizei o chicote para compra.
    Minha esposa fez contato com uma "amiga" nos USA, mas não quis ajudar, dizendo que esse tipo de carro não se pode ter no Brasil sem seguro! Isso sim que é amiga, e dos infernos!!!!!!!!
    Um abraço!
    Rique_Sp
    Jeep Grand Cherokee 5.2 v8 1997 4x4 prata...

Usuário Avatar de VGraf
    Entrada
    29/03/2012
    Local
    Interior/SP
    Chicote completo, acho que encontrara facil em desmanches, ai em Sao Paulo mesmo, assim como demais peças que precisar. No mercado livre tem diversas cherokees "sucatas" que ainda podem ter esse chicote. Acredito que as 97-98 sejam identicas quanto a fiação.
    1998 GRAND CHEROKEE V8 318

Usuário Avatar de VGraf
    Entrada
    29/03/2012
    Local
    Interior/SP
    Na 5.9 que tinha, a cada umas 3-4 semanas, essa mangueira que voce comentou abria as pontas e começava a vazar gasolina, ae tinha que parar pra ver e correr em casa arrumar. Usava uma mangueira de injeção de cor azul. Até que troquei por uma outra mangueira de cor preta, que parecia ser mais resistente. Ate o dia em que a vendi, ela estava em ordem (essa mangueira ja estava uns 2-3 meses e sem novidades). Mas percebi que o esquema era diferente, nesta 5.2 que estou, os encaixes sao salvo engano, do tipo quick disconnect, e a outra, era preso por abraçedeiras, que conforme se apertava muito, e com o calor do motor, acabava por ficar danificada bem emcima de onde estava a abraçadeira, ocasionando o vazamento.

Só sei que tive sorte, pois deu de vazar gasolina umas 5 vezes, e a sorte maior é que estava sempre dentro da cidade, ou seja perto de casa. Todo cheiro de gasolina que sentia quando andava, ate quando tinha quase certeza que era de outro veiculo que passou ao lado, parava a viatura, e abria o capo para ver se era dali o cheiro ou nao.
    1998 GRAND CHEROKEE V8 318

Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Continuação

Pois bem, indo à vários desmanches aqui em Sp e ligando pra vários lugares do Brasil, o único lugar em que consegui localizar o chicote e o cara teve paciência e foi atencioso foi um desmanche na zona leste de São Paulo chamado BJX(ele tem umas 5 zj´s no pátio) e o "engraçado" que quando fui lá a primeira vez, havia 2 irmãos de Caieiras-SP também atrás de um chicote para uma Cherokee Sport que havia se incendiado dias antes.

Recuperação:
    Algumas peças em comprei com o desmanche, algumas novas.
    Quem fez o serviço de ressucitação da cherokee foi um mecânico em Cotia.
    Pedimos para retirar o kit GNV, comprei uma Tbi do desmanche, um tanque de gasolina( o meu derreteu uma parte), várias peças, sensores, etc, e o mecânico mudou a mangueirinha da gasolina por uma mais resistente a altas temperaturas, pois o que estava no carro derreteu com o fogo e por pouco o carro não explodiu.

Há 2 semanas atrás, o carro ficou pronto, mas está sem o ar condicionado(derreteu as mangueiras e o bujãozinho preto que fica no motor) e estou tentando ter "coragem" novamente de andar com ela para finalizar os ajustes.....Faço pequenos trajetos com ela.

Irei precisar da ajuda dos confrades conhecedores de Cherokee para que a minha volte a ficar 100%.
    Esse carro para mim ficou invendável, em virtude do valor gasto na recuperação!!!!

Abraços à todos!

Henrique E.
    Um abraço!
    Rique_Sp

Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Amigo VGraf
    Esse chicote é ouro nos desmanches aqui de SP.
    Pra não dizer que não encontrei, achei em 1 desmanche da Cursino um usado por R$ 2.000,00.
    E 95% das sucatas do ML não tem mais o chicote!

Citação Postado originalmente por VGraf Ver Post
    Chicote completo, acho que encontrara facil em desmanches, ai em Sao Paulo mesmo, assim como demais peças que precisar. No mercado livre tem diversas cherokees "sucatas" que ainda podem ter esse chicote. Acredito que as 97-98 sejam identicas quanto a fiação.
    Um abraço!
    Rique_Sp

Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Amigo VGraf
    Além do cheiro da gasolina, todo cheiro de queimado agora eu paro o carro e examino, posso estar em qualquer carro e em qualquer lugar. Também estou esperto com essa mangueirinha, sempre que sair com esse carro irei examinar.
    E se sentir qualquer cheiro de gasolina, paro aonde estiver e tento arrumar ou chamo um guincho!

Citação Postado originalmente por VGraf Ver Post
    Na 5.9 que tinha, a cada umas 3-4 semanas, essa mangueira que voce comentou abria as pontas e começava a vazar gasolina, ae tinha que parar pra ver e correr em casa arrumar. Usava uma mangueira de injeção de cor azul. Até que troquei por uma outra mangueira de cor preta, que parecia ser mais resistente. Ate o dia em que a vendi, ela estava em ordem (essa mangueira ja estava uns 2-3 meses e sem novidades). Mas percebi que o esquema era diferente, nesta 5.2 que estou, os encaixes sao salvo engano, do tipo quick disconnect, e a outra, era preso por abraçedeiras, que conforme se apertava muito, e com o calor do motor, acabava por ficar danificada bem emcima de onde estava a abraçadeira, ocasionando o vazamento.

Só sei que tive sorte, pois deu de vazar gasolina umas 5 vezes, e a sorte maior é que estava sempre dentro da cidade, ou seja perto de casa. Todo cheiro de gasolina que sentia quando andava, ate quando tinha quase certeza que era de outro veiculo que passou ao lado, parava a viatura, e abria o capo para ver se era dali o cheiro ou nao.
    Um abraço!
    Rique_Sp

Usuário Avatar de Fabiano Klug
    Entrada
    05/03/2011
    Local
    Simmersfeld - Deutschland/OUTRO PAÍS
    Inacreditavel o estrago que causou, conseguiu apagar o fogo rapido pelo que se nota.

Vou ja pedir para averiguar o tubo de gasolina da ZJ que estamos recuperando também.

Voce ja tem alguma foto da parte mecanica depois de tudo resolvido?
    Até este momento, o que tem sido o valor empregado nessa recuperação?

Pelo estado da sua, eu creio que mesmo custando alto, tenha sido valido fazer tal recuperação, é uma ZJ a menos doando peças neste mundo.

Ja aproveita e pede par aolhar tudo que é mangueira e tubulação, esse seu medo Henrique de andar com ela denovo é passageiro beleza? Não te preocupes a toa, a medida que fores notando que ela voltou ao normal essa angustia vai desaparecendo, mas é claro, voce acabou de adquirir uma BAITA experiencia que vais levar pra vida toda em todos carros que possuires alem de ficar craque em Cherokee como a maioria por aqui.

Sobre o A/C, agora vamos entrar numa epoca de temperaturas baixas, assim voce terá um tempo habil para procurar mais peças e por esta parte em ordem com calma e do jeit oque é o correto fazer.

Mantenha agente informado.

Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Fabiano

Realmente, apagamos o fogo rápido.

Eu nem havia percebido, um Vectra desses ultimos modelos veio atrás de mim acelerando, dando farol e nem dei conta.
    Foi um pedestre que entrou na minha frente na avenida e apontou para mim embaixo do carro, me fazendo parar o carro....
    A sorte foi que parei em um ponto de onibus vazio, na frente de um barzinho e um depósito de materias de construção e o pessoal já veio com extintor e mangueira para apagar o fogo, que apagava e voltava.
    Nem dava pra chegar perto do capo, entao pedi pro mesmo cidadão que entrou na minha frente e me alertou, para jogarmos agua na trava do capo enquanto eu destravava.
    Foi só abrir o capo que saiu as chamas aumentararam!
    Se não tivesse feito isso a Cherokee já era, sem contar o risco de explosão, pois tinha acabado de encher o gnv e estava com um pouco acima de meio tanque de gasolina.
    Foi então que cortamos o cabo da bateria e o fogo parou!

Depois que saiu da oficina, eu não tirei mais fotos do carro.
    Irei tirar e posto aqui até o final da semana.
    Hj voltou pra oficina para ver o alternador e regular o cambio, que só troca as marchas acima de 3.500 giros.

Fabiano, os custos estão em R$ 5.600,00 aproximadamente, incluindo peças compradas no desmanche, peças novas e mão de obra.

Pensei muito em não recuperá-la e vendê-la como sucata, mas depois de analisar e constatar que foi somente a elétrica e o motor que foi afetado e não a lataria, decidi ir à luta.
    E quanto que o pessoal me pagaria se vendesse pro ferro velho, isso sem contar que teria que baixar o carro, etc.
    Não ia compensar!

Citação Postado originalmente por Fabiano Klug Ver Post
    Inacreditavel o estrago que causou, conseguiu apagar o fogo rapido pelo que se nota.

Vou ja pedir para averiguar o tubo de gasolina da ZJ que estamos recuperando também.

Voce ja tem alguma foto da parte mecanica depois de tudo resolvido?
    Até este momento, o que tem sido o valor empregado nessa recuperação?

Pelo estado da sua, eu creio que mesmo custando alto, tenha sido valido fazer tal recuperação, é uma ZJ a menos doando peças neste mundo.

Ja aproveita e pede par aolhar tudo que é mangueira e tubulação, esse seu medo Henrique de andar com ela denovo é passageiro beleza? Não te preocupes a toa, a medida que fores notando que ela voltou ao normal essa angustia vai desaparecendo, mas é claro, voce acabou de adquirir uma BAITA experiencia que vais levar pra vida toda em todos carros que possuires alem de ficar craque em Cherokee como a maioria por aqui.

Sobre o A/C, agora vamos entrar numa epoca de temperaturas baixas, assim voce terá um tempo habil para procurar mais peças e por esta parte em ordem com calma e do jeit oque é o correto fazer.

Mantenha agente informado.
    Um abraço!
    Rique_Sp

Entrada
    05/03/2011
    Local
    Nossa que desespero, nestas hora de fogo no carro é preciso ser frio e calculista pra não perder do controle da situação, soltar os sintos de todos e mandar sair do carro.

Graças que deu pra resolver, ficou feliz mesmo, e a principio o serviço não ficou inviavel, espero poder ver voce encerrando o topico dizendo que o carro ficou maravilhoso.

Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Fabiano

A minha "sorte" é que estava sozinho no carro!
    Nessas horas você fica desesperado, apreenssivo, mas tem que "tentar" manter a calma e ser sangue frio!

Amanhã(ou mais tarde) pegarei ela na oficina depois do tensor do alternador, rolamento "de trás" do alternador e correia dentada trocadas...Não sei como o mecânico não me xinga...hehe....Ligo de 3 em 3 horas para saber como está o serviço!!!!

Também não vejo a hora de postar aqui dizendo que minha cherokee voltou a brilhar 100000%%%!!!!!!!!

Citação Postado originalmente por Fabiano Klug Ver Post
    Nossa que desespero, nestas hora de fogo no carro é preciso ser frio e calculista pra não perder do controle da situação, soltar os sintos de todos e mandar sair do carro.

Graças que deu pra resolver, ficou feliz mesmo, e a principio o serviço não ficou inviavel, espero poder ver voce encerrando o topico dizendo que o carro ficou maravilhoso.
    Um abraço!
    Rique_Sp

Entrada
    05/03/2011
    Local
    E ai Rique, como esta as coisas, como tem sido o comportamento do carro depois de todos reparos?

Usuário
    Entrada
    17/01/2012
    Local
    Cotia/SP
    Fabiano

Estou usando mais aos finais de semana e em trajetos curtos......
    Noto que ela falha um pouco, funciona sempre na 3 tentativa na chave, a direção esta boba(como se fosse Kombi)....
    E pra ajudar, meu suporte do farol direito quebrou....

Nesse final de semana postarei fotos do motor recuperado.......
    Um abraço!
    Rique_Sp

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recuperação de cherokee limited 5.2 V8 incendiada
      Por rglauco no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 22
      Última resposta: 04/01/2014, 17:02
    2. Partida Grand Cherokee ZJ 1997/1997
      Por felipe1990 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 9
      Última resposta: 11/11/2011, 12:52
    3. Vendo Jeep Grand Cherokee Limited 1997
      Por MCO no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 12