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  • #1
    Usuário Avatar de Valen
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    Possível problema no cabeçote dos motores Pentastar 3.6 (Ticking Pentastar Head Issue




    Boa noite pessoal.
    O motivo deste post é apenas para ficarmos atentos e exigirmos nossos direitos caso um de nossos Jeeps forem afetados pelo problema descrito abaixo.

    Em dois fóruns americanos, JKOwners.com e Jeep Wrangler Forum, há várias páginas com os tópicos relacionados a um barulho no lado esquerdo do motor. Eles chamam de "TICK". Até aí tudo bem, poderia ser apenas uma característica dos motores, porém, comecei a me preocupar quando várias pessoas tiveram os cabeçotes do lado esquerdo trocados na garantia pelas concessionárias.

    A princípio eles foram trocados por um com as letras AA no número de série, porém, as últimas trocas foram realizadas por um com as letras AB. Este último seria uma versão "Reforçada".

    Um dos usuários inclusive postou dois vídeos, antes e depois, onde é possível perceber a diferença após a troca. Update on ticking Pentastar..new head... - Page 14 - Jeep Wrangler Forum

    Entre os usuários que tiveram o cabeçote esquerdo trocado, alguns, além do barulho, tiveram a luz indicativa de mau funcionamento no motor (MIL) acesa. Nestes casos, a primeira visita à css lhes foram dito que o barulho era normal, e ressetaram o computador (MIL). Os códigos apresentados eram o p300, p306, p304 e p302, que indicam falhas nos cilindros. Os códigos podem ser consultados aqui: Jeep Parts, Jeep Accessories & Jeep Soft Tops From The Jeep Parts Experts - Quadratec. Passados alguns dias e milhas, a luz (MIL) voltou a acender, e nestes casos os técnicos contataram a chrysler, e foram instruídos a trocar o cabeçote esquerdo.

    Uma dica, para ver se há algum código armazenado no Jeep, basta girar a chave entre off e on durante três vezes rapidamente e parar em on(off->onn, off->on e off->on). No odômetro vai aparecer uma seguência de traços, e se não houver nenhum código, após certo tempo aparece a descrição "--done--". As intruções podem ser seguidas aqui: Project-JK.com - Jeep JK Wrangler Resource » Jeep JK Wrangler Diagnostic Trouble Codes DTC How to Check Them

    Já entre os usuários que só detectaram o barulho, a troca do cabeçote foi mais penosa, uma vez que as css só queriam efetuar a troca após a (MIL) estar acesa.

    Um dos usuários do fórum JKOwners, organizou uma planilha para compilar os dados de forma sintética:
    Link do fórum:possible problems with some 3.6 pentastar engines - Page 69
    Link da planilha (Google Docs): https://docs.google.com/spreadsheet/...Ep4dXBmb3ZKeFE

    Até houve uma tentativa de identificar os jeeps afetados através da data de fabricação, porém até os Jeeps mais novos, produzidos neste ano, estão apresentando o problema.

    Abaixo segue a imagem do adesivo fixado na porta do motorista, onde é possível identificar a data de fabricação (Date Of MFR 8-11 x) Agosto de 2011 no meu caso, bem como o MDH - Month, Day e hour, no meu caso, 081918, ou seja, dia 19 de agosto, às 18Hs.

    Esses campos estão marcados em vermelho:

    -photo-1.jpg

    O que mais preocupa ainda é o artigo publicado no último dia 13 onde a chrysler começa a se posicionar: http://www.autonews.com/article/2012...308139957/1147

    A Chrysler não quer que o problema seja divulgado, pois apostou tudo neste motor.
    O problema existe e é real. Ainda não há uma forma de identificar quais motores foram atingidos, pois não há recalls e nem mesmo TSBs (technical service bulletins) relacionadas ao assunto.

    Andei pesquisando em uma css e também com o atendimento da Jeep. Na css, um consultor disse que "já ouviu ou leu alguma coisa, mas que na américa do sul não havia relatos do problema". No atendimento da Jeep, não há recalls. Aí é que mora o perigo, nem os americanos tem o recall, porém estão sendo atendidos.

    O meu apelo aqui é para todos que tenham o JK com este novo motor fiquem atentos, pois, se um de nós precisar de um reparo destes aqui, acredito que teremos muita dor de cabeça. Vamos nos manter informados.

    Pessoal, sem desespero. Descobri tudo isso porque tenho o hábito de ler os fóruns americanos. Isso tudo é a título de informação.

    Isto não muda em nada a minha relação com o JKU. Cada Kilômetro rodado é uma nova alegria. Realmente este mundo off-road é um estilo de vida, e me pegou pra valer, mesmo que eu seja trilheiro de shopping :P
    Gustavo (Valen)
    Ex Troller 2009 - Atual JK Silver Monster 284HP.

  • #2
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    Mas esse problema tem aparecido em outros veículos da família com esse 3.6 pentastar?

  • #3
    Usuário Avatar de pcrescenti
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    Vou hoje mesmo abrir o capo, e ver se noto algum barulho parecido!

    quero nem ver aqui no BR como vai ser a posicao das css em relacao a isso....

  • #4
    Usuário Avatar de Valen
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    Fala Becker,

    tem sim, porém, como no Jeep o motor é mais esforçado, talvez seja aí a razão de aparecer primeiro nele. Mas lá fora já tem relatos de outros carros equipados com este motor.

    Citação Postado originalmente por R.Becker Ver Post
    Mas esse problema tem aparecido em outros veículos da família com esse 3.6 pentastar?
    Gustavo (Valen)
    Ex Troller 2009 - Atual JK Silver Monster 284HP.

  • #5
    Usuário Avatar de Valen
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    Fala Pedro, tudo bem?

    não se desespera não... Este artigo é só para ficarmos atualizados. Afinal de contas temos nossa garantia de 3 anos... hehehe

    Citação Postado originalmente por pcrescenti Ver Post
    Vou hoje mesmo abrir o capo, e ver se noto algum barulho parecido!

    quero nem ver aqui no BR como vai ser a posicao das css em relacao a isso....
    Gustavo (Valen)
    Ex Troller 2009 - Atual JK Silver Monster 284HP.

  • #6
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    Amigo tenho um JK 2012 e está apresentando exatamente este problema.
    Barulho anormal ainda não tem mais a luz de mau funcionamento está acesa direto.
    Apareceu inicialmente com 25 mil Km e na css deram o reset.
    Agora com 26 mil Km voltou a ascender novamente.
    Estou levando o carro lá e posto a posição da css para vocês.

  • #7
    Usuário Avatar de dudarj
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    Citação Postado originalmente por VIRGILIO MANZINI Ver Post
    Amigo tenho um JK 2012 e está apresentando exatamente este problema.
    Barulho anormal ainda não tem mais a luz de mau funcionamento está acesa direto.
    Apareceu inicialmente com 25 mil Km e na css deram o reset.
    Agora com 26 mil Km voltou a ascender novamente.
    Estou levando o carro lá e posto a posição da css para vocês.

    A Jeep Brasil está trocando os cabeçotes que apresentam esse problema aqui também. Alguns do fórum já efetuaram a troca sem custo. Entrar em contato com o SAC pode ajudar.
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #8
    Usuário Avatar de Giuberto
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    Sugiro que por precaução façam um grupo no whatsapp ou por email por precaução, como feito com os Trollers 3.2 TGV.
    Recorram as revistas especializadas se necessário para dar visibilidade ao caso.
    Troller T4 3.0 2011
    ex JK Wrangler 3.8 2010 - Pneu 35" e RK

  • #9
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    Depois do meu trauma com o motor 3.2 TGV do troller, não mereço isso. Mexer em cabeçote!?
    Valvulas de admissão e escapamento, eixo de comando de válvulas, guias de válvulas, retentores de haste de válvulas, etc, etc


    Impossível não ter tido péssimas consequências! Preferia ter trocado ECU, bicos injetores, chicotes, turbinas, mas jamais mexer no cabeçote! Espero que aqui na turma do JEEP não tenha turma dos azedos defendendo essa marca irresponsável!

  • #10
    Usuário Avatar de mvcmartins
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    31/12/2011
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    Estao tentando ressuscitar um tópico de 2012 sem conhecimento de causa.O que motivou este tópico?Se querem comentar sem fazer gracinha favor leiam as 87paginas do tópico no forum americano,link acima.Essa foi uma falha pontual,nos jeeps de 2012 e nos que tiveram o cabeçote fornecido pelo méxico,alguns alegaram falha de projeto devido ao sistema de refrigeração estar posicionado próximo ao cabeçote como diz no forum gringo.So que nas outras viaturas,como a cherokee,que utiliza o mesmo motor,não houve relatos deste problema.Algumas queixas de abordagem tanto de vendedores como de técnicos geraram polêmica naquela época e todos os cabeçotes defeituosos foram trocados,dentro e fora de garantia,quando se comprovava que era este exato problema pontual restrito as viaturas de 2012.Sem mais.
    4X4 Brasil
    HILUX 2014 SRV TOP PRETA.
    JEEP WRANGLER UNLIMITED 2015.

  • #11
    Usuário Avatar de dudarj
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    A diferenca da Jeep eh que o problema foi verificado e estao resolvendo. No caso da troller, a solucao eh vender o carro... Lamentavel.
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #12
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    09/06/2015
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    Obrigado pela dica parceiro, pois a css aqui de Maceió está se negando a resolver o problema na garantia, pois, tinha perdido uma revisão por data.
    Estou entrando em contato com o SAC pra resolver, pois o orçamento que me apresentaram foi de 10 milhas.
    O diagnóstico realmente foi cabeçote esquerdo e a solução é a substituição do mesmo.
    Conto o final da história na próxima postagem.

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