Oi Carlão. Experimentei já algumas vezes com o controle de estabilidade desligado e realmente não aconteceu mais. Testei mais vezes, acelerando mais e a sensação de sabão na pista sumiu. Funcionou! Obrigada.
Versão Imprimível
Oi. Respondi pro Carlão e pro Elver e como não vi a minha resposta aqui, escrevo novamente, ainda ficop meio perdida com o funcionamento dos tópicos, fóruns etc.... Carlão funcionou, desliguei o ESP e realmente não está mais patinando, testei várias vezes. E Elver, estou me adaptando e conhecendo o carro, acho que realmente estava esquisito e foi meio perigoso. Enfim, agora está tudo ok.
Agora fique na dúvida... não seria ao contrário? o ECT do Wrangler não funciona também com um "ABS invertido", ou seja, freia o pneu que está patinando para jogar tração para outro pneu? Ou seja, sem o ECT, um pneu ficaria patinando... com ECT, o sistema de tração mandaria torque para os dois pneus, e o carro subiria com mais facilidade...
Rafaela, tem certeza que ficou patinando? Ou o sistema cortou o torque do pneu, dando a sensação de patinar?
Talvez este sistema de "ABS invertido" (não sei o nome, sorry) funciona só com 4x4 ligado?
Carlão, obrigado pela explicação...
Achei este vídeo explicativo: The Jeep® Command-Trac® 4WD - YouTube
O nome técnico para o meu "ABS invertido" (rs) é Break Lock Differential (BLD). Pelo que entendi, ele só atua no modo 4WD, ou seja, em 4x2 não funciona. O BLD não substitui o Bloqueio tradicional do diferencial, mas ajuda muito!
Acho que no caso da Rafaela, é o caso de ligar o 4x4hi e subir a rua tranquilamente! :)
Fernando, esse controle de tração funciona bem DEMAIS! Aqui em BH, onde as trilhas são de pedras e erosões, eu nem achei necessario instalar bloqueio traseiro, só tenho o da frente. Quando o carro entra no 'X' e a roda dianteira sobe, ele entra em ação e a frente levanta exatamente como nos carros só com bloqueio traseiro. Outro motivo pelo qual preferi não bloquear é que imagino que a eletronica DEVE soltar roda ANTES de quebrar o semieixo, diferentemente do bloqueio. Em resumo, acho mais inteligente comprar o carro, trocar os penus e levantar e daí testar nas trilhas pra ver o que vc acha
Olá Rafaela,
Tem curva na ladeira? O Wrangler não foi feito para fazer curva com o 4x4 acionado em piso pavimentado, mesmo que esteja molhado - pode, dependendo da velocidade, perder o controle do veículo, ou o mesmo ter o desempenho comprometido pela interferência dos sistemas ESC/TCS nessa condição. Como você mencionou que estava em 4x2, penso que uma ladeira íngreme, com paralelepípedo molhado e o veículo vazio, e pneus bem cheios... deve patinar mesmo - verifique a pressão dos pneus, reduzir um pouco ajuda nessa situação - use a pressão mínima recomendada para o veículo vazio. Se estiver em apuros, e não houver curva, o mais adequado é usar a reduzida para iniciar ladeira com baixa aderência. Para essas situações que lá nos Eua alguns proprietários usam um acessório na transmissão para poder ativar a reduzida em modo 4x2, desacoplando a tração dianteira.
Use sempre o 4x2 em pista pavimentada ou de pedra, especialmente considerando que o JK tem ESC e TCS. Ou seja - somente use o 4x4 em condições fora-de-estrada, como terra e lama. O manual do wrangler diz mais ou menos o seguinte sobre o ESC (controle eletrônico de estabilidade):
"a luz-espia (indicador) do ESC começa a piscar assim que os pneus perdem tração e o sistema fica ativo. Se o ESC piscar durante aceleração, alivie o pedal do acelerador e acelere o menos possível - certifique-se de adaptar sua velocidade e condução às condições da pista. A luz indicadora também pisca quando o TCS (controle de tração) entra em funcionamento. Para melhorar a tração de partida em condições de neve alta, areia ou cascalho, pode ser desejável desligar o ESC (modo parcial) pressionando o botão "ESC OFF" no painel"
"Se a luz indicadora do ESC permanecer acesa continuamente com o motor funcionando, foi detectado um mau funcionamento do sistema. Se a luz permanecer acesa após alguns ciclos de ignição e o veículo foi conduzido em velocidades acima de 48 Km/h, solicitamos que o leve imediatamente até o posto de serviço mais próximo para verificação"
Mas não fique somente com a minha palavra, confira no seu manual.
Se puder, poste aqui uma foto dessa rua.