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Wrangler Unlimited subindo paralelepípedo molhado

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  • 20/07/2012, 22:07
    Rafaela A
    Oi Carlão. Experimentei já algumas vezes com o controle de estabilidade desligado e realmente não aconteceu mais. Testei mais vezes, acelerando mais e a sensação de sabão na pista sumiu. Funcionou! Obrigada.


    Citação:

    Postado originalmente por CarlãoBH Ver Post
    Deve ser o controle de estabilidade, que acaba cortando a tração na roda. Experimente desligar o ESP, um botão no centro do painel. As rodas vão patinar (como quase qualquer outro carro nessa situação), mas o carro deve subir sem problema. Depois me diga se funcionou. Abs

  • 20/07/2012, 22:11
    Rafaela A
    Oi Elver. Estou me adaptando, mas o Carlão deu uma sugestão que realmente resolveu o problema. Estava patinando demais mesmo. mais liso que peixe ensaboado rsrsrs! boa.


    Citação:

    Postado originalmente por Elver Ver Post
    Você já teve carro com tração traseira antes do Wrangler?
    Carros com tração traseira tem uma tendência maior de dar essa "escorregada de bunda" que você sentiu, principalmente se vc pisar mais firme no acelerador em pisos com baixa aderência.
    E não tem jeito, dependendo da inclinação e de quão molhado está o paralelepípedo, que molhado é mais liso que peixe ensaboado, vai escorregar mesmo...

  • 20/07/2012, 23:23
    Rafaela A
    Oi. Respondi pro Carlão e pro Elver e como não vi a minha resposta aqui, escrevo novamente, ainda ficop meio perdida com o funcionamento dos tópicos, fóruns etc.... Carlão funcionou, desliguei o ESP e realmente não está mais patinando, testei várias vezes. E Elver, estou me adaptando e conhecendo o carro, acho que realmente estava esquisito e foi meio perigoso. Enfim, agora está tudo ok.
  • 20/07/2012, 23:27
    Rustão
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaela Amodeo Ver Post
    Oi. Respondi pro Carlão e pro Elver e como não vi a minha resposta aqui, escrevo novamente, ainda ficop meio perdida com o funcionamento dos tópicos, fóruns etc.... Carlão funcionou, desliguei o ESP e realmente não está mais patinando, testei várias vezes. E Elver, estou me adaptando e conhecendo o carro, acho que realmente estava esquisito e foi meio perigoso. Enfim, agora está tudo ok.

    Suas respostas apareceram sim...
  • 21/07/2012, 21:51
    NGDaniel
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaela A Ver Post
    Olá. comprei faz pouco tempo uma wrangler unlimited zero e subindo uma rua de paralelepípedo molhado ela patina nas curvas. patina consideravelmente. Eu uso ela 2x4 normalmente. O vendedor disse que eu tenho que usar 4x4 pra subir rua de paralelepípedo molhada (!) Eu achei meio estranho, queria saber se alguém sabe algo sobre isto. É normal patinar nesta situação? Se não for, qual é o problema? Obrigada.

    kkkk, até a minha "véia de guerra", até no asfato molhado patina quando no 4x2.. isso é normal..
  • 23/07/2012, 11:15
    fernandotf
    Agora fique na dúvida... não seria ao contrário? o ECT do Wrangler não funciona também com um "ABS invertido", ou seja, freia o pneu que está patinando para jogar tração para outro pneu? Ou seja, sem o ECT, um pneu ficaria patinando... com ECT, o sistema de tração mandaria torque para os dois pneus, e o carro subiria com mais facilidade...

    Rafaela, tem certeza que ficou patinando? Ou o sistema cortou o torque do pneu, dando a sensação de patinar?

    Talvez este sistema de "ABS invertido" (não sei o nome, sorry) funciona só com 4x4 ligado?
  • 23/07/2012, 23:46
    CarlãoBH
    Citação:

    Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Agora fique na dúvida... não seria ao contrário? o ECT do Wrangler não funciona também com um "ABS invertido", ou seja, freia o pneu que está patinando para jogar tração para outro pneu? Ou seja, sem o ECT, um pneu ficaria patinando... com ECT, o sistema de tração mandaria torque para os dois pneus, e o carro subiria com mais facilidade...

    Rafaela, tem certeza que ficou patinando? Ou o sistema cortou o torque do pneu, dando a sensação de patinar?

    Talvez este sistema de "ABS invertido" (não sei o nome, sorry) funciona só com 4x4 ligado?

    ESP é o controle de estabilidade ("anticapotamento"), eu ACHO que ele atua no motor e nos freios. O controle de tração é a unica coisa que fica ligada no 4x4low, e é esse "ABS invertido" que vc falou. Abs
  • 24/07/2012, 10:30
    fernandotf
    Citação:

    Postado originalmente por CarlãoBH Ver Post
    ESP é o controle de estabilidade ("anticapotamento"), eu ACHO que ele atua no motor e nos freios. O controle de tração é a unica coisa que fica ligada no 4x4low, e é esse "ABS invertido" que vc falou. Abs

    Carlão, obrigado pela explicação...

    Achei este vídeo explicativo: The Jeep® Command-Trac® 4WD - YouTube

    O nome técnico para o meu "ABS invertido" (rs) é Break Lock Differential (BLD). Pelo que entendi, ele só atua no modo 4WD, ou seja, em 4x2 não funciona. O BLD não substitui o Bloqueio tradicional do diferencial, mas ajuda muito!

    Acho que no caso da Rafaela, é o caso de ligar o 4x4hi e subir a rua tranquilamente! :)
  • 24/07/2012, 10:47
    CarlãoBH
    Fernando, esse controle de tração funciona bem DEMAIS! Aqui em BH, onde as trilhas são de pedras e erosões, eu nem achei necessario instalar bloqueio traseiro, só tenho o da frente. Quando o carro entra no 'X' e a roda dianteira sobe, ele entra em ação e a frente levanta exatamente como nos carros só com bloqueio traseiro. Outro motivo pelo qual preferi não bloquear é que imagino que a eletronica DEVE soltar roda ANTES de quebrar o semieixo, diferentemente do bloqueio. Em resumo, acho mais inteligente comprar o carro, trocar os penus e levantar e daí testar nas trilhas pra ver o que vc acha
  • 25/07/2012, 01:26
    André F
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaela A Ver Post
    Eu gostei da patinada sim, verdade, mas se tivesse um carro estacionado ali onde patinou teria sido prejuízo demais... o carro com o ESP ligado que é como eu ando com ele no dia-dia, ao subir ladeira não acontece de ficar no lugar não... ele saí fácil do lugar, subindo, descendo, dando ré, tudo! só que patina nas chuvas. Ele não fica mais lento. E na primeira patina resolvi ir mais devagar e achei que i piso ficou mais ensaboado, até patinou mais. Vou esperar chover. Eu subo sem acionar o 4x4, né? Tô falando isto em 2x4. Alguém aí usa 4X4 pra subir rua de paralelepípedo molhada? E Sandro, esta subida Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras.

    Olá Rafaela,

    Tem curva na ladeira? O Wrangler não foi feito para fazer curva com o 4x4 acionado em piso pavimentado, mesmo que esteja molhado - pode, dependendo da velocidade, perder o controle do veículo, ou o mesmo ter o desempenho comprometido pela interferência dos sistemas ESC/TCS nessa condição. Como você mencionou que estava em 4x2, penso que uma ladeira íngreme, com paralelepípedo molhado e o veículo vazio, e pneus bem cheios... deve patinar mesmo - verifique a pressão dos pneus, reduzir um pouco ajuda nessa situação - use a pressão mínima recomendada para o veículo vazio. Se estiver em apuros, e não houver curva, o mais adequado é usar a reduzida para iniciar ladeira com baixa aderência. Para essas situações que lá nos Eua alguns proprietários usam um acessório na transmissão para poder ativar a reduzida em modo 4x2, desacoplando a tração dianteira.

    Use sempre o 4x2 em pista pavimentada ou de pedra, especialmente considerando que o JK tem ESC e TCS. Ou seja - somente use o 4x4 em condições fora-de-estrada, como terra e lama. O manual do wrangler diz mais ou menos o seguinte sobre o ESC (controle eletrônico de estabilidade):


    "a luz-espia (indicador) do ESC começa a piscar assim que os pneus perdem tração e o sistema fica ativo. Se o ESC piscar durante aceleração, alivie o pedal do acelerador e acelere o menos possível - certifique-se de adaptar sua velocidade e condução às condições da pista. A luz indicadora também pisca quando o TCS (controle de tração) entra em funcionamento. Para melhorar a tração de partida em condições de neve alta, areia ou cascalho, pode ser desejável desligar o ESC (modo parcial) pressionando o botão "ESC OFF" no painel"


    "Se a luz indicadora do ESC permanecer acesa continuamente com o motor funcionando, foi detectado um mau funcionamento do sistema. Se a luz permanecer acesa após alguns ciclos de ignição e o veículo foi conduzido em velocidades acima de 48 Km/h, solicitamos que o leve imediatamente até o posto de serviço mais próximo para verificação"

    Mas não fique somente com a minha palavra, confira no seu manual.
    Se puder, poste aqui uma foto dessa rua.
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