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  • #1
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    Wrangler Unlimited subindo paralelepípedo molhado




    Olá. comprei faz pouco tempo uma wrangler unlimited zero e subindo uma rua de paralelepípedo molhado ela patina nas curvas. patina consideravelmente. Eu uso ela 2x4 normalmente. O vendedor disse que eu tenho que usar 4x4 pra subir rua de paralelepípedo molhada (!) Eu achei meio estranho, queria saber se alguém sabe algo sobre isto. É normal patinar nesta situação? Se não for, qual é o problema? Obrigada.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Rafaela Amodeo Ver Post
    Olá. comprei faz pouco tempo uma wrangler unlimited zero e subindo uma rua de paralelepípedo molhado ela patina nas curvas. patina consideravelmente. Eu uso ela 2x4 normalmente. O vendedor disse que eu tenho que usar 4x4 pra subir rua de paralelepípedo molhada (!) Eu achei meio estranho, queria saber se alguém sabe algo sobre isto. É normal patinar nesta situação? Se não for, qual é o problema? Obrigada.
    Deve ser o controle de estabilidade, que acaba cortando a tração na roda. Experimente desligar o ESP, um botão no centro do painel. As rodas vão patinar (como quase qualquer outro carro nessa situação), mas o carro deve subir sem problema. Depois me diga se funcionou. Abs
    Renegade TH Ex: TR4, Vitara, Troller, Wrangler JK e JKU

  • #3
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Rafaela,

    Onde fica essa ladeira, quero ir lá testar o meu hehehe.

    Falando serio, o pneu não deve estar patinando pois o ESP não deixaria. O que deveria acontecer é o ESP cortar a potência do motor e ele subir lentamente conforme a aderência ao solo disponível.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #4
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    É a Ladeira do Mundo Novo. É uma subida normal, nada demais, só que é inteira de paralelepípedo. Vou experimentar desligando o ESP pra ver se funciona. Só precisa chover agora! E eu a achando que ele ligado, deveria ajudar a não patinar... Depois eu conto se resolveu.
    Obrigada!

  • #5
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Que Mundo Novo? Só conheço o condomínio na Barra e não tem ladeira.

    Desligar o ESP vai permitir que os pneus patinem, o Carlão te sugeriu isso para verificar se o que você chama de patinar não seria o motor sendo cortado pelo ESP.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #6
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    Exatamente. Outro dia fui dar uma ré numa subidinha leve, na chuva, e o carro não saiu do lugar, com a luzinha do ESP piscando. Depois que desliguei, ele deu umas patinadas mas subiu tranquilo.
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  • #7
    Citação Postado originalmente por CarlãoBH Ver Post
    Exatamente. Outro dia fui dar uma ré numa subidinha leve, na chuva, e o carro não saiu do lugar, com a luzinha do ESP piscando. Depois que desliguei, ele deu umas patinadas mas subiu tranquilo.
    Mas o legal não é patinar?? Eu quando acontece isso é ai que soco o pé mesmo e no molhado não tem problema de quebrar! hehehehehehe Ainda mais Vcs, bernardões longos e com os 284 pocotós, deve ser mais divertido ainda sobe o morro fazendo drift.hehehehe.

    Mas carlão no caso do ESP não deveria ser ao contrário do que você está falando para evitar patinar?
    Eu acho que o veiculo com tração traseiro ainda mais em curvas lisas com esse TORQUE sem butinar muito acho que é meio natural fazer isso. Só se existe um controle eletronico que diminue o torque? Esse ESP seria para isso?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Mas o legal não é patinar?? Eu quando acontece isso é ai que soco o pé mesmo e no molhado não tem problema de quebrar! hehehehehehe Ainda mais Vcs, bernardões longos e com os 284 pocotós, deve ser mais divertido ainda sobe o morro fazendo drift.hehehehe.

    Mas carlão no caso do ESP não deveria ser ao contrário do que você está falando para evitar patinar?
    Eu acho que o veiculo com tração traseiro ainda mais em curvas lisas com esse TORQUE sem butinar muito acho que é meio natural fazer isso. Só se existe um controle eletronico que diminue o torque? Esse ESP seria para isso?
    Eu fico um pouco confuso com essa sopa de letrinhas (ABS, ESP, BAS, ESP...), mas, como o Sandro falou, acho que o deve estar acontecendo (e o que aconteceu comigo) é que a central corta o motor e o carro não sai do lugar. O ESP é o controle de estabilidade (para evitar capotamentos, atua tanto no motor qto nos freios), diferente do controle de tração. Só que não faço ideia de como eles conversam entre si, ou seja, um corta motor, outro freia a roda...
    Mas acho que desligar o ESP é uma boa tentativa, vamos ver...
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  • #9
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    Eu gostei da patinada sim, verdade, mas se tivesse um carro estacionado ali onde patinou teria sido prejuízo demais... o carro com o ESP ligado que é como eu ando com ele no dia-dia, ao subir ladeira não acontece de ficar no lugar não... ele saí fácil do lugar, subindo, descendo, dando ré, tudo! só que patina nas chuvas. Ele não fica mais lento. E na primeira patina resolvi ir mais devagar e achei que i piso ficou mais ensaboado, até patinou mais. Vou esperar chover. Eu subo sem acionar o 4x4, né? Tô falando isto em 2x4. Alguém aí usa 4X4 pra subir rua de paralelepípedo molhada? E Sandro, esta subida Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras.
    RA Wrangler Unlimited 2012

  • #10
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    Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras
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  • #11
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Rafaela,

    Numa situação dessas você pode e deve ligar o 4x4 para sua própria segurança e dos demais na rua. Só não se esqueça de desligar assim que voltar a ter aderência pois com o tempo coisas podem quebrar usando em pisos com aderência tipo asfalto e etc.

    Eu vou lá quando voltar ao RJ testar essa ladeira hehehe.

    Mudando de assunto, quando vamos colocar esse Jeep nas trilhas? Alem da diversão você vai se acostumando a usar os recursos do carro que um dia podem ser úteis até na rua como em enchentes ou estradas de terra com chuva e etc.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #12
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    Você já teve carro com tração traseira antes do Wrangler?
    Carros com tração traseira tem uma tendência maior de dar essa "escorregada de bunda" que você sentiu, principalmente se vc pisar mais firme no acelerador em pisos com baixa aderência.
    E não tem jeito, dependendo da inclinação e de quão molhado está o paralelepípedo, que molhado é mais liso que peixe ensaboado, vai escorregar mesmo...


    Citação Postado originalmente por Rafaela Amodeo Ver Post
    Eu gostei da patinada sim, verdade, mas se tivesse um carro estacionado ali onde patinou teria sido prejuízo demais... o carro com o ESP ligado que é como eu ando com ele no dia-dia, ao subir ladeira não acontece de ficar no lugar não... ele saí fácil do lugar, subindo, descendo, dando ré, tudo! só que patina nas chuvas. Ele não fica mais lento. E na primeira patina resolvi ir mais devagar e achei que i piso ficou mais ensaboado, até patinou mais. Vou esperar chover. Eu subo sem acionar o 4x4, né? Tô falando isto em 2x4. Alguém aí usa 4X4 pra subir rua de paralelepípedo molhada? E Sandro, esta subida Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras.
    Wrangler Rubicon 2012 - 3.6 v6 - 285HP - 4.10 RockTrac - 200% Tru-Lock Lockers - Synergy 3.5" - Fox 2.0 - Warn 9.5CTi - 35"s

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