Postado originalmente por Wallace
Desculpa Marcelo, mas esta quase tudo errado!
Muito chute, e quem costuma falar mais besteira é a autorizada!
Recomendo fortemente a só ter como fonte material escrito pela propria fabrica, de preferencia preto no branco.
Somente alguns poucos sites tem informação correta.
Uma dica, quando alguem falar em % que não for 100% desconfie que 99% das vezes é besteira.
Primeiro entenda que tem 3 coisas que nào tem nada a ver uma coisa com a outra fora serem montadas no mesmo veiculo.
Eixo é uma coisa, caixa de transferencia é outra e cambio e outra.
Acoplamento visco não tem nada a ver com Dana 44, Dana 35, Dana 42, Eixo ou bloqueio de diferencial.
Acoplamento é da caixa de transferencia. O acoplamento viscoso é da caixa de transferencia Quadra Track sim, mas ela foi inicialmente usada na Wagonner de 1973!
Ela normalmente transfere 100% da tração (ou torque) para o eixo traseiro.
Quando ocorre diferença de rotação entre os cardans (normalmente porque o eixo traseiro esta com alguma roda patinando) os discos do acoplamento viscoso vão gerar calor o que vai fazer o silicone do acoplamento dilatar e assim começar a transferir a tração para o eixo dianteiro. 100% da tração (ou torque) pode ser enviada para o eixo dianteiro.
Como pode ver nada de 30, 40, 60 ou 70% nem nada tipo CVT ou Scooter.
Em reduzida como toda as caixas de transferencia da linha Jeep os cardans ficam ligados mecanicamente sendo obrigados a girar na mesma rotação (nada de 50%).
Ao que me consta todas as ZJ importadas oficialmente no Brasil usam a Quadra Track.
As WJ (em 99) usam a Quadra Track II (que é basicamente a mesma coisa da Quadra Track) e algumas Limited tem a Quadra Drive (normalmente as que tem teto solar).
A Quadra Drive usam os gero rotores hidraulicos Vari lok tanto na caixa de transferencia como nos eixos, permitindo assim transferir 100% da tração (ou torque) para uma única roda.
De 96 a 98 é tem a nova transmissão 44RE para as ZJ (Grand Cherokee Limited aqui no Brasil) com motor 5.2 em substityuição a 46RH que é usada de 93 a 95.
As 5.9 usam a 46RE e as 4.0 usam a 42RE.
E as WJ em 99 usam as 45RFE com os motores 4.7.
O bloqueio de eixo ou de diferencial é o de deslizamento limitado (fora quando se tem o Vari-lok nas WJ) Trac lok da Dana. É um bloqueio de discos similar ao aqui chamado tração positiva da Ford. Este 70% que todos falam e não tem nada a ver com nada, e vem de uma propaganda antiga da Ford que falava que se ganhava em até 70% de tração com a tração positiva.
O Dana 44 da ZJ (apartir de 95) não é mais interesante que o dana 35, pois é um dana 44 de aluminio na bola do diferencial!
Dana 42 na linha jipe desconheço, mas tinha o dana 41 em alguns modelos de 46 a 50...
Recomendo só confiar em fontes impressas e de preferencia da propria Jeep.
Sites é onde se encontra muitas besteira, conheço poucos confiaveis.
No boca a boca esquece... 99% é besteira...
99% do que citei aqui tenho documentado em papel, normalmente da propria Jeep, muitas vezes em ingles.