Amigos, à alguns dias atrás troquei a caixa de direção do meu CJ5 e a antiga barra boca de lobo por uma barra com terminais. só que agora o jeep ficou instável e abana sempre que chega num terreno desuniforme. Bem já troquei todos os terminais de direção são todos novos, as borrachas de coquile (aqui na região é como conhecemos coquile) e os rolamentos, rolamentos de roda já mexi na suspensão, mandei alinhar, e com tudo isso ainda continua a abanar. gostaria de saber se eiste algo mais a fazer ou uma adaptação, ou tenho que ficar ate o resto da vida com essa instabilidade.
jacquessalmei, este problema é conhecido como "shimmy", dá uma pesquisada, tem bastante material pelo fórum, mas já adiantando, vou perguntar, a suspensão é original? qual o tamanho dos jumelos? foi verificada folga das molas e buchas, grampos de molas? como está o cáster?
jacquessalmei, este problema é conhecido como "shimmy", dá uma pesquisada, tem bastante material pelo fórum, mas já adiantando, vou perguntar, a suspensão é original? qual o tamanho dos jumelos? foi verificada folga das molas e buchas, grampos de molas? como está o cáster?
[]´s
Primeiramente amigo muito obrigado por responder! olhe é tudo original, suspensão e revisei molas, trocando uma que estava quebrada os jumelos são originais tb. as borrachas dos jumelos e buchas são todas novas. isso aconteceu depois que troquei a caixa de direção e a barra, que coloquei com terminal.
Primeiramente amigo muito obrigado por responder! olhe é tudo original, suspensão e revisei molas, trocando uma que estava quebrada os jumelos são originais tb. as borrachas dos jumelos e buchas são todas novas. isso aconteceu depois que troquei a caixa de direção e a barra, que coloquei com terminal.
Amigão, tamo aqui pra isso põe fotos da nova caixa, barras e terminais, para gente tentar te ajudar...
Em tempo, esse problema é comum, portanto vamo te ajudar pra resolver, chato é que pode ser ocasionado por vários fatores em conjunto ou isoladamente, devagar vamos eliminando as possibilidades e se jeep vai ficar bala, só para ilustrar ando a 100 km/h como o meu jeep como o volante retinho...
[]´s
fala jacssalmei da uma olhada tambem nos rolamentos do munhão, no meu so foi trocar os rolamentos e parou da dar ''shimmy'' e troquei por aqueles mancais que vendem nas lojas especializadas . valeu abraxx
Tem alguns macetes para reduzir o shimmy, no retentor do munhão instalar mais uma chapa para dar mais aperto nele (firmar mais o munhão) e instalar um amortecedor de direção.
Tem alguns macetes para reduzir o shimmy, no retentor do munhão instalar mais uma chapa para dar mais aperto nele (firmar mais o munhão) e instalar um amortecedor de direção.
George, IMHO, amortecedor de direção só esconde problema, que depois de escondido pode ficar mais sério e bem rápido, o jeep original não tem nem amortecedor de direção e nem shimmy, ao contrário do que muita gente pensa o shimmy não é original do jeep uso pneus guerra 34,5 com eixo de rural, caixa de direção de maverick e não uso amortecedor de direção. Se tem shimmy, tem coisa errada, se consertar o errado acaba o shimmy, simples assim
Isso mesmo, "shimmy" é a febre, que nao é doença, é apenas o sintoma que algo está errado. Colocar amortecedor para fesolver shimmy é o mesmo que colocar arame no lugar de fusível que estar queimando...
Vavá Russo
fala jacssalmei da uma olhada tambem nos rolamentos do munhão, no meu so foi trocar os rolamentos e parou da dar ''shimmy'' e troquei por aqueles mancais que vendem nas lojas especializadas . valeu abraxx
Olá amigo, obrigado pela resposta, troquei tudo nele, borrachas do munhão, rolamento. alinhei a direção. havia um jumelo quebrado e concertei, depois que eu troquei a caixa com a barra começou a dar shimmy direto. eu estava calibrando os pneus com 40 libras atras e 30 libras na frente. diminui para 25 nas 4 rodas pra ver se é esse o problema.