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  • #1
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    29/12/2011
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    cj6 4 portas bernardão




    ola amigos tenho um bernardão cj6 4 portas ano 62 com suspençao original e estou usando jumelos tipo U com feixe arqueado devido aos pneus vj910 33x12.50 r15 com calços de carroceria de 2´´ polegadas motor ap 2.0 injetado e caixa 5 marchas chevete to com a ideia de colocar jumelos mais altos na frente na posiçao original e no feixe trazeiro colocar os revolveres com travas... o que vcs acham?

  • #2
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    Amigo... sei não viu... nesse mundo (Brasil Off Road) não temos muitos jeep's do seu modelo, é uma raridade... eu por exemplo se tivesse mais dinheiro compraria um original só pra refazer ele lindão com motor diesel, supensão mais elaborada, só pra viajar curtindo... aqui no nosso clube tem um colega que tem um mas o dele é 2 portas... suspensão de L-200, ou seja, as molas traseiras de L-200 instalados tanto na frente quanto atrás.. eu acho que fica um carro muito durão... mas tá rodando, não é uma potência, até por que o motor dele é aquele da hilux 2.8 sem turbo, motor e câmbio na verdade, e o diferencial ficou o original, ou seja, ficou curta a relação, então é um trator o jeep dele...quando reduz não sai nem do lugar...
    Muitas vezes quando não temos semelhantes, o jeito é fazer, se aventurar e ver no que vai dar...

    Forte abraço amigo!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #3
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    Citação Postado originalmente por RANGEL 4X4 RS Ver Post
    ola amigos tenho um bernardão cj6 4 portas ano 62 com suspençao original e estou usando jumelos tipo U com feixe arqueado devido aos pneus vj910 33x12.50 r15 com calços de carroceria de 2´´ polegadas motor ap 2.0 injetado e caixa 5 marchas chevete to com a ideia de colocar jumelos mais altos na frente na posiçao original e no feixe trazeiro colocar os revolveres com travas... o que vcs acham?
    ola Rangel,os revolveres atraz tudo bem!mas nao aconselho vc colocar jumelos mais altos na frente com a configuração original,primeiro pq a espiga do cardan nao dara o curso necessario e segundo que pode engastar no curso das cruzetas,fazendo com que quebre com facilidades!talvez invertendo o feixe e colocando revolveres na frente tenha um resultado melhor!
    []s

  • #4
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    O meu só porque coloquei aquele jumelo mais alto, deu uma boa diferença... por exemplo na traseira a cruzeta ficou batendo as cabeças por dentro da peça... tive que esmerilar para amenizar o problema... acontecia de andar normal pra frente aí quando freava bruscamente acontecia uns estalos... o mecânico e eu quase enlouquecemos para descobrir o problema, tirou o cardã dianteiro demos uma volta e nada, aí tiramos o cardã traseiro e demos uma volta aí descobriu que era relacionado à traseira, na hora de montar de volta é que ele viu a marca na peça...
    Para você vê como uma simples coisa pode afetar muita coisa... se de repente eu deixo e a cruzeta ou o suporte desta quebra, pode ir embora assoalho, cardã, carcaça da reduzida (já vi uma quebrada a coisa mais feia), sem contar no acidente...

    Abração colegas!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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  • #5
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Pablo....... Essa de Jumelo alto.... Sobe o chassis, o eixo fica e muda a posição.. Aí tem que colocar cunha entre a carcaça do diferencial e o molejo.para adequar o difencial em relação ao cardan (alinhamento)...... Aí não acontece de bater a cruzeta no garfo ....
    Um abraço.

  • #6
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    Também pensei nisso, mas o meu é um CJ-3A, o que significa que na dianteira o jumelo dele é na frente e irá fazer com que o diferencial olhe para a caixa de transferência... aí eu não tive problemas, mas sim na traseira pois coincidiu do mecânico colocar uma base no câmbio mais alto que o que tinha, o que agravou e muito o problema... resolvido trocando o coxin do câmbio por um mais baixo e dando a velha esmerilada na peça citada no post anterior...

    Mas quem tem CJ-5 tem que tomar cuidado principalmente na dianteira em relação aos jumelos altos, para não ter problemas...
    Aliás esse negócio de cunha é pra corrigir o caster né? para ele não ficar "Bêbado" enquanto está no towbar...

    Forte abraço!

    PAblo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Também pensei nisso, mas o meu é um CJ-3A, o que significa que na dianteira o jumelo dele é na frente e irá fazer com que o diferencial olhe para a caixa de transferência... aí eu não tive problemas, mas sim na traseira pois coincidiu do mecânico colocar uma base no câmbio mais alto que o que tinha, o que agravou e muito o problema... resolvido trocando o coxin do câmbio por um mais baixo e dando a velha esmerilada na peça citada no post anterior...

    Mas quem tem CJ-5 tem que tomar cuidado principalmente na dianteira em relação aos jumelos altos, para não ter problemas...
    Aliás esse negócio de cunha é pra corrigir o caster né? para ele não ficar "Bêbado" enquanto está no towbar...

    Forte abraço!

    PAblo
    Pablo, são duas coisas que acontecem na suspensão no caso de girar o eixo, e isso ocorre com a alteração do tamanho dos jumelos: uma é a alteração do ângulo da luva do pinhão, que pode acarretar problemas com o cardãn e a outra e a alteração do cáster, pelo seu relato, no seu caso, vc, na verdade o seu jeep ficou com o cáster positivo, o que não é bom, pois faz com que as rodas passem a tombar sobre o asfalto em vez de girar sobre ele, uma forma de corrigir isso é girando as munhões do diferencial, tem bastante matéria sobre isso aqui no fórum.

    []´s com jumelos pequenos.
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #8
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Pablo, são duas coisas que acontecem na suspensão no caso de girar o eixo, e isso ocorre com a alteração do tamanho dos jumelos: uma é a alteração do ângulo da luva do pinhão, que pode acarretar problemas com o cardãn e a outra e a alteração do cáster, pelo seu relato, no seu caso, vc, na verdade o seu jeep ficou com o cáster positivo, o que não é bom, pois faz com que as rodas passem a tombar sobre o asfalto em vez de girar sobre ele, uma forma de corrigir isso é girando as munhões do diferencial, tem bastante matéria sobre isso aqui no fórum.

    []´s com jumelos pequenos.
    Bem até agora não vi nem tive problemas com isso... mas é bom ficar alerta...

    Forte abraço!!!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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  • #9
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    bernadão com mecânica de hilux

    Olá Pablo, fiquei interessado na informação que passaste. Sobre o teu colega que tem um bernardão duas portas, com mecânica de hilux, se possível gostaria de entrar em contato com ele. Pois tenho um bernardão 4 portas e já tive uma hilux 2000 (mesma mecânica do teu colega) e gostaria de trocar umas idéias com ele, de repente faço o mesmo no meu. Forte abraço.

    Anivaldo Chaves - Joinville/SC.

    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Amigo... sei não viu... nesse mundo (Brasil Off Road) não temos muitos jeep's do seu modelo, é uma raridade... eu por exemplo se tivesse mais dinheiro compraria um original só pra refazer ele lindão com motor diesel, supensão mais elaborada, só pra viajar curtindo... aqui no nosso clube tem um colega que tem um mas o dele é 2 portas... suspensão de L-200, ou seja, as molas traseiras de L-200 instalados tanto na frente quanto atrás.. eu acho que fica um carro muito durão... mas tá rodando, não é uma potência, até por que o motor dele é aquele da hilux 2.8 sem turbo, motor e câmbio na verdade, e o diferencial ficou o original, ou seja, ficou curta a relação, então é um trator o jeep dele...quando reduz não sai nem do lugar...
    Muitas vezes quando não temos semelhantes, o jeito é fazer, se aventurar e ver no que vai dar...

    Forte abraço amigo!

    Pablo

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    [QUOTE=anivaldo;1759330]Olá Pablo, fiquei interessado na informação que passaste. Sobre o teu colega que tem um bernardão duas portas, com mecânica de hilux, se possível gostaria de entrar em contato com ele. Pois tenho um bernardão 4 portas e já tive uma hilux 2000 (mesma mecânica do teu colega) e gostaria de trocar umas idéias com ele, de repente faço o mesmo no meu. Forte abraço.


    Anivaldo Chaves - Joinville/SC.[/QUOTE
    Ola amigo, te respondi por e-mail, se não conseguir ou tiver mais alguma dúvida, me contacte, ou poste aqui, ok?
    Boa sorte!!!

    Pablo.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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