Refiz meu BF161 há pouco tempo. Não devo ter rodado nem 100km com ele ainda. O mecânico me entregou ele meio "xôxo" e resolvi eu mesmo ir acertando.
Fui devagar... reparo do carburador, folga do platinado, aperto da tubulação do avanço (estava frouxo, dando entrada de ar!), acerto da mistura e do ponto. O desempenho foi melhorando, até que, de uma hora para outra, (pelo menos) o cilindro 2 passou a não queimar de jeito nenhum (estava centelhando). Eu já desconfiava que tinha cilindro falhando, mas a partir daquele momento deu pra ter certeza.
Abri a tampa das válvulas neste fim de semana para obter alguma luz e, para minha surpresa, vi que estava tudo sem regulagem. Tinha válvulas sem folga alguma!
Fiz a regulagem de acordo com o manual, posicionando os cilindros e passando a lâmina de 0,45mm (o manual manda 0,46mm, mas o conjunto de lâminas que usei não tinha esta precisão -- e não tentei compensar para não fazer besteira).
Que espetáculo ficou o carro!
Não embola mais, desenvolve bem, marcha-lenta e aceleração regulares... Maravilha!
Só que...
...ficou um tléc-tléc de batida de tucho de dar nos nervos! Quando acelera parece uma máquina de costurar...
Perguntas:


Outro detalhe. É a primeira vez que vejo um BF161 funcionando sem a tampa de válvulas (não sou mecanico!). Quando coloquei ele pra funcionar com a tampa aberta, esperava ver o óleo subindo nos balancins na lenta, e um chafariz ao acelerar.
Nem preciso dizer que não foi isso que vi. Somente depois de um tempo começou a molhar o eixo, mesmo depois de algumas aceleradas...
Perguntas:



Antes que perguntem: minha bomba de óleo não foi trocada quando refiz o motor.

Antes que me xinguem

Outro detalhe é que ainda não medi a pressão da bomba. Devo fazê-lo neste fim de semana. Mas, como disse, já rodei quase 100km e o motor não apresenta barulho (fora o tléc-tléc que começou depois da regulagem que fiz). A cebolinha do óleo é nova, e a luz apaga normalmente. O motor não esquenta nem um pouco, mesmo depois de horas rodando embaixo dos 40°C que tem feito aqui no Rio.
Por último, fiz só a regulagem das válvulas de admissão. Neste FDS encaro as de escapamento, e já imagino o que me espera...