x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Paulo CJ5
    Entrada
    24/10/2008
    Idade
    72
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Motor Diesel Não Pega!




    Pessoal,

    De repente, o motor diesel (Mitsubish 4M40) do meu jipe começou a apresentar muita dificuldade para pegar pela primeira vez no dia. Ele até pega, mas a rotação vai caindo e ele para. Sai muita fumaça prêta nessa primeira tentativa. Como a bateria é nova, ele termina pegando, mas sempre com fumaça. Depois que finalmente pega, em geral não apresenta mais o problema o resto do dia.

    Detalhe, não tenho andado muito com o jipe, mas ligo o motor toda semana, por, no mínimo, cinco minutos.

    Antes de encarar o problema, resolvi consultar os colegas.

    O quê poderia ser?

    • entrada de ar no sistema?
    • velas de aquecimento dos bicos falhando?
    • problema com os bicos de injeção?
    • entupimentos? Do filtro de combustível? Do filtro de ar?
    • bomba de combustível com problema?

    Enfim, algum conselho, sugestão, ou dica?

    Grande abraço.

    Paulo CJ5

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Amigo , começa pelas velas de aquecimento, faz o seguinte teste
    solta o agregado metálico que alimenta eletricamente as velas de aquecimento, ou seja, livre as velas de qualquer alimentação elétrica .
    pega um fio e liga no positivo da bateria .
    finalmente encosta a outra extremidade do fio em cada uma das velas ( no parafuso da cabeça da vela )
    na vela que der faisca na interface do fio e cabeça da vela = vela boa
    na vela que nada acontece = vela queimada
    sds

  • #3
    Kra vc. pode postar umas fotos do seu motor? Foi difícil a adaptação.
    Vou ter que dar um jeito no Caroço e o motor diesel é algo que realmente mexe comigo....kakaka

  • #4
    Pegando carona neste topico:

    Há uma semana minha Pajero motor 4M40 passou a apresentar problema semelhante na primeira partida do dia,motor frio:

    - Espero o sinal no painel apagar e ligo, o carro "treme" , sensação de que apenas dois ou tres cilindros estão funcionando; isso dura poucos segundos e depois vai tudo 100% bem.
    Às vezes durante o dia com o motor ainda quente ele dá uma leve tremida na partida.
    - A bateria é novíssima e ano passado fiz revisão de bomba + bicos na Fadiesel ( Bosch ) aqui no Rio de Janeiro
    - Troco filtros - todos - regularmente a cada troca de oleo.

    - Motor a diesel tem ponto de ignicão ?
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #5
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    Eu to comecando a engatinhar em relacao a motor diesel mas o que eu verificaria:

    Bomba injetora (devido a esse quantidade de fumaca pode estar com mistura muito rica, verificar o debito)
    Bicos injetores (idem)
    Entrada de ar falsa no sistema, reveja todas as arruelas de vedacao (aquelas de cobre) da linha de combustivel (ja ficamos na rua com um perkins por causa de uma simples arruela dessas e o sintoma era bem parecido).


    Motor diesel tem ponto sim, mas nao ha como o motor "perder" o ponto pois o sincronismo é feito via bomba injetora que é acionada por engrenagem. Fora de ponto só se o motor foi mexido ou bomba foi removida e nao recolocado no ponto.
    Em tempo, sempre que remover/mexer na bomba injetora é preciso recolocar o motor no ponto
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #6
    Acabo de verificar as velas de pre aquecimento; estão ok.
    Proximo passo :
    Vou verificar as arruelas que vc mencionou e tb o fitro de combustivel.
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #7
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0
    Amigo, da uma olhada se o filtro não está com sujeira, desconecta a mangueira que liga o filtro a bomba e coloque diesel em um recipiente limpo para alimentar a bomba para testar, se o problema acabar troca o filtro, se o problema voltar faz uma limpeza no tanque.

  • #8
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
    Entrada
    08/10/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    38
    Posts
    1,160
    Agradecimentos: 0
    Dic, no motor diesel que temos no Vitara aqui é possível perder o ponto sem mexer na bomba. O ponto é dado sim pela bomba mas é transmitido ao comando de válvulas por correia dentada, então tem o mesmo problema de motores a gasolina.
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Eu to comecando a engatinhar em relacao a motor diesel mas o que eu verificaria:

    Bomba injetora (devido a esse quantidade de fumaca pode estar com mistura muito rica, verificar o debito)
    Bicos injetores (idem)
    Entrada de ar falsa no sistema, reveja todas as arruelas de vedacao (aquelas de cobre) da linha de combustivel (ja ficamos na rua com um perkins por causa de uma simples arruela dessas e o sintoma era bem parecido).


    Motor diesel tem ponto sim, mas nao ha como o motor "perder" o ponto pois o sincronismo é feito via bomba injetora que é acionada por engrenagem. Fora de ponto só se o motor foi mexido ou bomba foi removida e nao recolocado no ponto.
    Em tempo, sempre que remover/mexer na bomba injetora é preciso recolocar o motor no ponto

  • #9
    Usuário Avatar de william_1966
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Resolveu o problema? o que era?
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por williampussi_filho Ver Post
    Resolveu o problema? o que era?
    Só pra constar... sabemos que fumaça preta é excesso de combustível... então se a vela não aquecer o motor dá excesso de combustível pelas tentativas frustradas de partida e assim quando pega dá fumaça preta... porém o amigo que já testou e confirmou que as velas estão boas e fez recentemente uma revisão na bomba injetora, leve lá na loja pois deve ter estourado algum componente, já que esses sistemas são simples... se tiver na garantia melhora ainda, caso não, é bom reaver essa oficina!!!

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/03/2015
    Local
    rio grande/RS
    Idade
    53
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    motor perkins 4236 falha um cilindro oque seria ja fis cabeçote bicos novos

    motor perkins 4236 falha um cilindro oque seria ja fis cabeçote bicos novos
    Abraços!

    Pablo[/QUOTE]

  • #12
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,385
    Agradecimento: 1
    A culpa dos problemas nos motores diesel é o biodiesel, na familia temos uma oficina especializada em bombas injetoras, e quando fui comprar a mecânica da hilux fui tirar algumas dúvidas sobre esta mecânica e fui alertado sobre diesel que fica algum tempo parado, como é o caso de algumas de nossas viaturas e principalmente maquinário agrícola que é onde o bicho está pegando, no biodiesel tem um fungo (ou bactéria) que se alimenta do óleo vegetal e forma uma gosma no tanque e na linha de combustível e esta gosma prende bicos e demais componentes da bomba, os agricultores estão tendo muito prejuízo divido a este fato, me parece que agora tem um aditivo para impedir a proliferação do fungo mas tem que ser comprado à parte, a dica que me deram é para deixar veículo com motor à diesel parado mais de mês é para esgotar o tanque e abastecer com querosene e funcionar até o motor ser alimentado pelo querosene, segundo o mecânico é única forma de se livrar da quebra ou falha ocasionada pela deteriorização do biodiesel, pensei em comprar um tambor de diesel e deixar parado uns dois meses para que o tal fungo morra e decante formando a gosma e aproveitar o diesel puro derivado exclusivamente do petróleo, assim ficará mais barato que o querosene...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. S-10 não pega, quando pega morre,e ajudem por favor
      Por saloabras no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 26
      Última resposta: 02/10/2023, 16:13
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 25/01/2012, 16:48
    3. Motor não pega
      Por rguazzel no fórum Jeep Willys
      Respostas: 23
      Última resposta: 06/09/2011, 11:55
    4. sos. o motor não pega
      Por RC12 no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/11/2008, 01:51
    5. Respostas: 1
      Última resposta: 28/01/2008, 22:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade