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  • #1
    Usuário Avatar de Rmarino
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    Temperatura do motor de opala 4 cilindros




    Alguem poderia me informar qual a temperatura que o motor de opala costuma trabalhar?

  • #2
    Usuário Avatar de Dic3
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    Bom, isso depende da valvula termostatica que voce instalou, ela que vai regular a temperatura do motor.

    O meu é um GM151S gasolina, trabalha com temperatura entre 85 e 90 graus. Tenho a valvula termostatica original para gasolina e o radiador é o original do Jeep 6cil.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #3
    Usuário Avatar de PRIETO
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    Pelas pesquisas que realizei, a temperatura de funcionamento do motor a gasolina e de 85 a 90 graus.
    No meu jeep a valvula termostatica comeca a abrir com 75 graus.
    Uso ventuinha eletrica, e coloquei o cebolao de acionamento na entrada do radiador, com um (T) que e original do tempra. Usei um cebolao que liga com 92 e desliga com 86 graus.
    Ha varios topicos a este respeito, verifiquei a temperatura e funcionamento dos diversos componentes com um termometro de mercurio,
    No meu caso o marcador de temperatura marca sempre 10 graus a mais do real, isso acontece muito e a diversas explicacoes nos topicos para isso.
    No meu jeep uso radiador original, quando foi feita a modificacao da saida do radiador para o motor do opala foi soldado um cano amassado que obstruia a saida de agua, e por fora nao dava pra ver, so descobri por que mandei trocar a comeia e ao abrir achamos a gambiarra.

  • #4
    Usuário Avatar de Rmarino
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    valeu ae pessoal pela a ajuda

  • #5
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    Alguem sabe onde vende aquela emenda que encaixa o cebolão no meio da mangueira? para acionar uma ventoinha eletrica?

    Qual temperatura correta para o cebolão? 76 graus?

  • #6
    Usuário Avatar de PRIETO
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    T para cebolao

    Paguei R$ 18,00 em uma loja pequena de auto pecas, e facil achar.
    Se voce por o cebolao na mangueira de saida colocaria de 76
    Se for colocar na entrada do radiador colocaria de 92

  • #7
    Usuário Avatar de PRIETO
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    Esse (T) e original do Tempra acha facil

  • #8

    Cool

    comprei um marcador novo esta semana a temperatura do meu 6cc alcool fica em torno de 100 graus as vezes sobe um pouco, meu cambio é um 4 marchas com 8x43 bem curto, estou pensando em colocar 9x44 e ver se melhoro isso ja que nao uso o veiculo para trilha.

  • #9
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por jeorge Ver Post
    comprei um marcador novo esta semana a temperatura do meu 6cc alcool fica em torno de 100 graus as vezes sobe um pouco, meu cambio é um 4 marchas com 8x43 bem curto, estou pensando em colocar 9x44 e ver se melhoro isso ja que nao uso o veiculo para trilha.
    Como ja foi dito, nos 4 cilindros os marcadores marcam 10°C a mais, sendo que já foram levantadas diversas hipoteses para isso, no meu, o normal é ele estar marcando 100°C, mas se coloco um termometro de mercurio no radiador percebo q o fluido chega lá a 90°C, o mesmo ocorre com a ventuinha eletrica que deveria ser acionada aos 92°C, mas quando isso ocorre o marcador já esta marcando mais de 100°C.

    Se seu problema for apenas temperatura é melhor trocar o radiador, no meu coloquei um com uma colmeia adicional, e mais auto um pouco, mudou bastante o comportamento
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #10
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    No meu troquei a hélice e melhorou muuuito.

  • #11
    Usuário Avatar de PRIETO
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    jeorge

    Citação Postado originalmente por jeorge Ver Post
    comprei um marcador novo esta semana a temperatura do meu 6cc alcool fica em torno de 100 graus as vezes sobe um pouco, meu cambio é um 4 marchas com 8x43 bem curto, estou pensando em colocar 9x44 e ver se melhoro isso ja que nao uso o veiculo para trilha.
    Bom 100 graus para um motor a alcool, pelo que rola nos foruns e uma temperatura boa, nunca achei nenhum material da propria GM sobre temperatura de funcionamento dos motores.
    O carro aquece mais em transito urbano, ou em estrada?
    Voce usa helice ou ventuinha eletrica?
    Ja verificou radiador, valvula termostatica, mangueiras ?
    E o mais importante confirmou se o termometro esta marcando certo, um termometro de mercurio nao e caro. O meu eu testei da seguinte forma arranquei o bulbo do motor, coloquei numa panela com agua fervendo com uma resistencia eletrica e coloquei junto um termometro de mercurio. Conferi as temperaturas do marcador com o termometro segundo a agua ia esfriando e elas bateram.
    Com a valvula termostatica fiz a mesma coisa tirei pus na agua acompanhei com o termometro a temperatura em que ela abre ate o maximo e depois fechando.
    Se voce fizer uma pesquisa vai ver que teve gente que gastou uma puta grana pra descobrir depois que o defeito era no marcador, mesmo sendo de boa marca e novo.

  • #12
    Usuário Avatar de GBarros
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    Bom galera, ressuscitando o topico pra tirar uma duvida. Meu motor é um GM151 e está com duas valvulas termostaticas: a do radiador, que aciona a ventoinha eletrica, com temperatura de disparo por volta de 92/85°C, e a valvula termostática que vai na saida da agua do cabeçote, que abre com 75°C. O radiador é um original do opala 4cc. O problema é que a ventoinha dispara toda hora, detonando a minha bateria, e a temperatura do motor as vezes sobe muito, e muito rápido também. A minha duvida é: se eu retirar a valvula que fica na saida do cabeçote (75°C), a agua que esta dentro do cabeçote passará mais livre para o radiador e o motor trabalhará mais frio. Isto procede? E terá algum problema pro funcionamento pro motor? Me disseram que consumirá mais combustivel. Isto também procede? Abraços.
    4X4 Brasil

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