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Dica:como consertar cagada dos eixos da Enfer no willys.

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  • 04/07/2012, 13:06
    Renato Fraga
    Citação:

    Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    Renato Fraga meu cliente leu isso aqui que vc escreveu e esta me questionando o porque é menos eficiente,seria possível explicar para mim e os amigos do forum em detalhes em que fica menos eficiente,se possível alguma foto de que não tenha dado certo,se vc afirma com essa certeza é porque vc tem como explicar.
    Não sei como pode ficar menos eficiente se a cabeça do parafuso alem de estar apertado ate o fim ,ainda tem as paredes em sua volta não deixando o parafuso se mexer.
    Com certeza funciona do mesmo jeito que os cônicos que para mim não tem diferença nenhuma.
    A tem sim,ja peguei esse tipo de eixo que quando enferruja os cônicos nos prisioneiros só Cristo para tirar porque na hora do aperto ele prensa o prisioneiro.


    Valdir, a questão é a seguinte:

    Parafusos têm resistência contra forças de tração, ou seja, no seu longo eixo. Ao montar um parafuso para prender uma tulipa de semi eixo, ele acaba recebendo força transversal. Isso com o tempo permite folgar a carga aplicada no aperto do parafuso, afrouxando o mesmo, resultando na sua fratura.

    Quando se instala uma arruela cônica, consegue-se direcionar as forças transversais, para o longo eixo do parafuso, tracionando o mesmo. Dessa forma, o parafuso não perde o aperto e consequentemente não fratura.

    Se ao invés da arruela cônica, utilizarmos um parafuso com o assentamento da cabeça cônico, consegue-se o mesmo efeito, com a vantagem de que o cônico entre o parafuso e a peça, criam uma interferência maior devido ao aumento da superfície de contato, diminuindo ainda mais o risco de afrouxamento do parafuso.

    Porcas e parafusos de rodas, geralmente têm esse arranjo. Terminais de direção, não deixam de seguir o mesmo exemplo. Imagina um terminal de direção, que só recebe forças transversais ao eixo do seu pino(parafuso), se ele não posse cônico, estaria frequentemente solto.

    Portanto, o ideal é haver um acento cônico nos parafusos da tulipa, ou ao menos as arruelas cônicas.

    Quando você mostrou a solução paliativa de enterrar a cabeça do parafuso allen na peça, e eu disse que funciona bem , mas não tão bem quanto ao cônico, é que basicamente você criou uma interferência maior na cabeça do parafuso, dificultado a sua rotação. Mas sem o efeito do cônico, toda a força gerada pelo conjunto é aplicada transversalmente ainda ao parafuso.

    Espero ter esclarecido sua dúvida. Terei o maior prazer em explicar o que for necessário.


    Abraços
  • 04/07/2012, 13:56
    valdir rainer
    [COLOR="#FF0000"][QUOTE=Renato Fraga;1

    Se ao invés da arruela cônica, utilizarmos um parafuso com o assentamento da cabeça cônico, consegue-se o mesmo efeito, com a vantagem de que o cônico entre o parafuso e a peça, criam uma interferência maior devido ao aumento da superfície de contato, diminuindo ainda mais o risco de afrouxamento do parafuso.[/COLOR]


    Então se for como vc disse o que eu fiz esta fazendo o mesmo efeito,da maneira que fis,a cabeça do parafuso esta apoiado sua cabeça nas laterias,o que acontece é que os eixos da enfer são feito com os furos maiores do que o diametro dos parafusos,aí é que faz com se soltem,como disse depois que fiz esse serviço não deu mais problema.
    Quanto ao terminal de direção ser cônico,é justamente por ele trabalhar fazendo força empurrando na horizontal,se não foce cônico ele se soltaria.
    Mas ta valendo,acho que cada um tem que acreditar naquilo que faz,nem sempre a teoria acompanha a pratica.
    abs.
  • 04/07/2012, 14:55
    Renato Fraga
    Pois é, se você entende o princípio de funcionamento do terminal de direção, entenderá o princípio da arruela cônica, ou do parafuso de cabeça cônica.

    O fato do furo da tulipa fabricada pela ENFER ser maior, facilita a instalação desse dispositivo.

    A cabeça simplesmente enterrada na peça, pode ajudar, mais ainda não está funcionando de acordo com a teoria.

    E pode ter certeza que essa história de que a teoria não acompanha a prática, não é verdade. Estamos discutindo uma ciência exata, e a teoria está sempre em acordo com a prática.


    Abraços
  • 04/07/2012, 17:55
    CAVESO
    Funcionaria melhor se a cabeça do parafuso fosse cônica....
  • 04/07/2012, 18:47
    Renato Fraga
    X 10000000
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