Valdir, a questão é a seguinte:
Parafusos têm resistência contra forças de tração, ou seja, no seu longo eixo. Ao montar um parafuso para prender uma tulipa de semi eixo, ele acaba recebendo força transversal. Isso com o tempo permite folgar a carga aplicada no aperto do parafuso, afrouxando o mesmo, resultando na sua fratura.
Quando se instala uma arruela cônica, consegue-se direcionar as forças transversais, para o longo eixo do parafuso, tracionando o mesmo. Dessa forma, o parafuso não perde o aperto e consequentemente não fratura.
Se ao invés da arruela cônica, utilizarmos um parafuso com o assentamento da cabeça cônico, consegue-se o mesmo efeito, com a vantagem de que o cônico entre o parafuso e a peça, criam uma interferência maior devido ao aumento da superfície de contato, diminuindo ainda mais o risco de afrouxamento do parafuso.
Porcas e parafusos de rodas, geralmente têm esse arranjo. Terminais de direção, não deixam de seguir o mesmo exemplo. Imagina um terminal de direção, que só recebe forças transversais ao eixo do seu pino(parafuso), se ele não posse cônico, estaria frequentemente solto.
Portanto, o ideal é haver um acento cônico nos parafusos da tulipa, ou ao menos as arruelas cônicas.
Quando você mostrou a solução paliativa de enterrar a cabeça do parafuso allen na peça, e eu disse que funciona bem , mas não tão bem quanto ao cônico, é que basicamente você criou uma interferência maior na cabeça do parafuso, dificultado a sua rotação. Mas sem o efeito do cônico, toda a força gerada pelo conjunto é aplicada transversalmente ainda ao parafuso.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Terei o maior prazer em explicar o que for necessário.
Abraços