x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Agradecimentos: 3

Faz alguma diferença ? ventuinha antes ou depois do radiador

Coloquei uma ventuinha antes do radiador (entre a grade e o radiador) mas com a rotação p/ o lado correto, jogando o ar p/ traz.

Minha pergunta: faz alguma diferença se eu colocar a ventuinha depois do radiador? entre o radiador e motor? ou deixa-la como esta?

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá amigo!
    Há tempos venho me fazendo essa pergunta...
    Eu acho que não há diferença nenhuma,já que a intenção é forçar o ar a "passar" pelas aletas do radiador,e não necessáriamente empurrar ou puxar...
    Claro que tem de ser observado que nessas ventoinhas modernas as hélicaes tem curvaturas que favorecem a rotação em um sentido(circular).
    Digo se foi projetada para girar no sentido horário,se for invertidos os fios ela ira inverter o fluxo mas não com tanta eficiência.
    Mas agora dizer que funciona melhor na frente ou atrás do radiador acho que não tem sentido.
    Algumas ficam na frente por falta de espaço,atrás está a ventoinha do radiador de água do motor,e na frente fica a do ar condicionado.Questão de espaço.
    O ar de fora do cofre deve passar pelas aletas,e qual adiferença de se "puxar" o ar,ou "empurar",a fim de retirar de calor?
    Parei para analizar o formato dinâmico das hélices da ventuinha que tenho,deve ser realmente muito eficiente....

Abs

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    SIM

Há diferença. É melhor depois do radiador.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Agradecimentos: 3
    a desvantagem de ser na frente é que agua e barro vao diretamente nela
    pode prejudicar o motor da ventuinha, na minha ja houve caso de desbalancear a helice devido a um torrao de barro que ficou grudado numa das pas

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Concordo com o Edwint,mas me referi ao fato de soprar ou puxar o ar isoladamente.

Leopoldo,qual seria a diferença?
    Quando vc diz "depois do radiador" seria no sentido traseira/dianteira?

Abs

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    existe uma maior eficiência se a helice está entre o radiador e o motor, ou seja: puxando o ar.

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Obrigado Leopoldo,

Se vc diz eu acredito,mas continuo sem "entender" o porquê...
    Imagino que saiba me esclarecer técnicamente,a razão de a ventoinha ter mais eficiência nesse sentido?

[]' pensando na ventoinha dentro do cofre...

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Algumas coisas são intuitivas ou constatadas em laboratório.

Poe a mão na boca, com os dedos ligeiramente entre abertos, sopre (+difícil) e depois, tente puxar o ar(+facil).

Uma explicação:

Ao assoprar o ar sobre o radiador, o ar será comprimido pq o radiador oferece uma resistencia à sua passagem pelas aletas e canaletas. Ao ser comprimido, o ar procura sair pelas laterais e não seguir em frente.

Por outro lado, se ele está atrás do radiador, ele faz faz depressão (baixa a pressão) e isso facilita o ar escoar pelo radiador.

Lógico, entre os 2 processos temos de descontar a perda de carga. Mas só aqui, temos ganho um desempenho sobre o sistema.

Depois, pense no ar:

no 1º caso, o ar está frio, mais denso e portanto, mais "difícil" de faze-lo passar por uma peneira ... exagerando .... é como comprimir um tijolo contra a peneira de macarrão. Coitada da hélice ... e consome mais energia.

no 2º caso, puxamos um ar que se aqueceu, portanto perdeu densidade, mais "fácil" de fazê-lo passar por uma peneira ... exagerando ...é como se na mesma peneira, vc faz passar a massa do tijolo sem ser ainda .... tijolo. A hélice está feliz ... e consome memos energia do motor.

Porém, nem tudo é um mar de rosas. A hélice não está sózinha. Temos o motor.

Antes do radiador, a hélice "pega" ar frio (melhor) .... no depois, "pega" ar quente (pior). Portanto, temos fadiga termica no material neste depois. Nem todos os materiais gostam de ficar sendo aquecidos e esfriados sem ao longo do tempo, trincar.

Depois, temos o mesmo com o material dos motores. Temos a poteção do radiador dos elementos(chuva, lama, como já mencionado). Temos a acessibilidade.

Mas, no geral, atras do radiador é melhor.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agora sim fico contente...hehehehe....
    Minha idéia era colocar na frente pois abriria mais espaço paro o 6cc,mas sabendo da melhor eficiência colocarei atrás(do radiador) já que uso GNV....

Obrigado!

Abs

Usuário Avatar de mola
    Entrada
    15/08/2007
    Agradecimentos: 0
    Com pouco tempo de fórum já percebi que as intervenções do Leopoldo são sempre propositivas e muito bem embasadas tecnicamente .. é o cara...com ele é barba , cabelo e bigode.

Palpite de iniciante pela perspectiva “intuitiva” como fala o Leopoldo:
    Se vai ser utilizada somente ventoinha elétrica, entre o motor e radiador ,puxando o ar, parece ser mais correto, pois com a viatura em movimento qualquer obstáculo a frente do radiador prejudica a “entrada/passagem do ar” o que pode acarretar um acionamento mais freqüente da ventoinha.

Estou colocando uma exatamente assim, entre o motor e o radiador.

Mola

Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Agradecimentos: 6
    Leopoldo:

Colocando o ventilador em uma caixa e esta grudada no radiador como são as ventoinhas modernas para orientar o fluxo de ar no sentido das aletas tanto faz colocar o ventilador de um lado ou de outro que a eficiência não muda.
    Com uma temperatura menor o mesmo ventilador bombeará mais ar, ou seja, melhor antes do radiador, e em caso quando não se precisa do ventilador (velocidades maiores) a obstrução que este faz ao ar naturalmente entrando é desprezível.

Edwint e Zepi:

Entre a grade e o radiador também é uma boa solução.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Acrescentando mais algo a favor da ventoinha atrás do radiador:
    Quando desligada , o ar fresco encontrará o radiador e o resfriará muito melhor do que se encontrar um montão de pás e fios a atrapalhar.
    Uma coisa a se observar , é dar muita importância à coifa própria do ventilador e esta bem vedada ao radiador.Isto aumentará por demais a eficiência da refrigeração.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem