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Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Alteração de Bitola




    Caro Amigos

    Tenho uma dúvida que está me encafifando:
    Se for feita alguma adaptação (freio por ex.) que obrigue a colocação de uma peça entre a manga da roda e a capa do munhão, como manter o centro de articulação da cruzeta coincidindo com a articulação do munhão????

  • #2
    É muito frustrante não ter nenhuma resposta...

    Não sei se falei m... , se não fui entendido, ou o assunto é realmente complicado...

    Por favor me dêem uma luz.

    Muito obrigado!!!

  • #3
    Não tem jeito de fazer o que quer. Se estiver pensando em fazer um flutuante terá que comprar o kit, se apenas está adaptando um freio a disco, procure os já desenvolvidos pra Rural.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #4
    Salve Leo, tudo bem?!

    É o seguinte, aqui no forum e em outros lugares eu vi (li) sobre algumas adaptações que mudam a bitola da viatura. Minha dúvida é somente para o eixo dianteiro que possue aquelas cruzetas que, com o aumento da bitola, acabam ficando fora do centro de pivotagem do munhão. A própria instalação da roda livre dá-se sem a trava que "segura" o semi eixo externamente permitindo que a cruzeta se desloque axialmente ao eixo.... Há problema ? Sim? qual a solução?

    SDS´s

  • #5
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Renato,

    Se o que voce quer é aumentar a largura do eixo existem dois caminhos, troque por mais largos ou coloque espaçadores de roda.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #6
    Vc tem saidas fáceis :

    Compre o espaçador de roda, monte e veja se gostou. Não gostou, quer o eixo mais pra fora do carro? Leve o carro a estas oficinas de conserto de rodas, peça pra inverter os aros (se a roda for de aço e rodão de pelo menos 7") e coloque 25% negativa. Vc pode chegar a muito mais negativo, mais pra fora a roda, mais vai estar forçando os rolamentos e com certeza terá problemas no munhão e quando se dá esse problema acontece de estragar o cubo de roda e quase 100% das vezes o semi eixo.

    http://www.jet.com.br/donatti4x4/det...dproduto=32800


    Outra saída que é a ideal, mas que envolve ,maiores custos, é a troca dos eixos mais largos.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #7
    Usuário
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    já condenaram aqui esse alargador da Donatti4x4... que troca os prisioneiros por maiores...

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Re: Alteração de Bitola

    Citação Postado originalmente por Renato Sérgio Nazar
    Caro Amigos

    Tenho uma dúvida que está me encafifando:
    Se for feita alguma adaptação (freio por ex.) que obrigue a colocação de uma peça entre a manga da roda e a capa do munhão, como manter o centro de articulação da cruzeta coincidindo com a articulação do munhão????

    Que peça seria essa sua entre a carcaça do munhão e a manga de eixo?
    Todos os suportes de pinça de freio são fixados por cima da manga de eixo e os parafusos tem q ser mais longos pra atravessar todo o conjunto.

    Se afastar a manga de eixo com certeza o semi eixo não vai alcançar a roda livre que consequentemente vai se distanciar...

    Resumindo, não tem como nem porque colocar nada ali entre carcaça e manga


    Citação Postado originalmente por Renato Sérgio Nazar
    É muito frustrante não ter nenhuma resposta...

    Não sei se falei m... , se não fui entendido, ou o assunto é realmente complicado...

    Por favor me dêem uma luz.

    Muito obrigado!!!
    Realmente é muito fod@ não receber respostas, já passei por isso, aprenda a esperar que um dia alguem aparece pra ajudar.
    E procure ser mais claro, vc podia explicar qual seria a peça e porque vc vai precisar usar algo desse tipo...

    1[] ae.

  • #9
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    caro colega.

    eu entendi que voce não quer alargar a bitola, apenas saber se há problema ao instalar o suporte da pinça entre o munhão e a manga, certo?

    eu já vi este tipo de adaptação, pois em se utilizando a pinça do santana para disco ventilado com discos da f1000 com cubos (retirados no torno) o suporte coincide exatamente se instalado naquela posição, ou seja, basta por uma chapa de ferro reta sem a necessidade de curvá-la para adequar a posição da pinça junto ao disco.

    eu, particularmente, não confiei, pois tive a mesma impressão sua, qual seja, as cruzetas "jogariam" dentro do munhão e, por isso, usei o sistema, porém fixei o suporte da pinça por fora da manda, no lugar do prato, obrigando-me a fazer um "s" no suporte pra que a pinça se encaixasse no disco.

    entretanto devo dizer que a pessoa que vi usando isso em Maringá no Paraná é jipeiro velho e nunca tinha tido problemas, inclusive é dono de oficina.

    espero ter ajudado.

    observação: no eixo trazeiro dá para usar o mesmo sistema e fica perfeito.

  • #10
    Caro Rogério

    Você entendeu direitinho...
    No meu caso, fiz um suporte para a pinça (S10) que ficará fixado entre a manga e o munhão. A minha dúvida era saber se tenho que fixar o semi eixo ou posso deixá-lo jogando longitudinalmente ao eixo.

    Vou criar uma peça presa ao cubo da roda que fixe o semi eixo.

    Valeu Rogério!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Zepi
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    Desenterrei o táopico pois quero fazer o mesmo que o nosso colega.
    Afinal de contas eu posso colocar o suporte entre a manga e munhão?


    Abs

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    pela minha resposta na página anterior meu voto é NÃO!

    []'s

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