Tem que remover a polia dianteira e a tampa das engrenagens do comando.
O retentor fica preso na tampa.
Vai precisar das juntas da tampa e de uma parte da junta do carter.
ferramentas:
chave fixa e estrela-1/2 por 9/16, soquete 3/8, um estilete para cortar a junta do carter, cola silicone vermelho da loctite, e um torquímetro para apertar o parafuso da polia de 30 a 40 lb-ft.
Cuidados:
1- ao colocar a polia, lembre-se que ela encaixa numa chaveta meia-lua no eixo.
2- entre a polia e a engrenagem, não esqueça de colocar o defletor de óleo, se houver.
3- a ferramenta de centralização da tampa: Não tem? não se peocupe, ninguém tem. Use a própria polia para centraliza e só depois aperte os parafusos da tampa.
Se estiver difícil soltar o parafuso porque o motor vira junto, engate a 1º marcha e prenda no freio.
O pepino é se a polia não sair depois de solto o parafuso.
Não bata com marreta na polia. Pode usar martelo de borracha. Bata sempre alternando em 180º.
e também tem aquela:
o retentor já pode ter cavado uma avenida no colo da polia, aí só a troca do retentor não adianta.