x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário Avatar de Mauricio Mei
    Entrada
    12/05/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Cardans estourados...

Amigos

este fim de semana me aconteceu uma coisa que nunca havia cogitado. Ao pegar uma subida com erosoes durante um raid aqui em SP, quando os pneus deram tracao...os dois cardans estouraram !!

Teve gente que ate falou eu tive sorte, pois eh melhor o cardan do que o diferencial...conforme aconteceu com 2 nivas e um Engesa no mesmo ponto....

O simples aumento da espessura das paredes do diferencial resolve ??

Estou com motor 4c de Opala...nao era para ter este tipo de problema...

[]'s
    Mei
    Pajero Full HPE 5p, 3.8gas, 2008, blindada

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP

Cardan

Mauricio , o grande culpado disso é essa estiagem que não acaba , no pinheirinho ha 1 mes aconteceu com 1 CJ , quebrou o pinhão e dif. dianteiro , está filmado , por isso dá pra falar , as rodas estavam girando no ar e qdo bateu as 2 na terra seca , com muita aderencia , foi "PLEC" na hora , vc teve sorte mesmo , se os cardans aguentam , o preju ia ser bem maior , a tática é pisar na embreagem qdo sente que o bicho sai do chão , mas tem que estar muito ligado pra fazer isso .
    O melhor é esperar a chuva , aí pode dar uma abusada que o máx. que vai acontecer é derrapar .
    []´s aguardando a tão sonhada chuva ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Maurício,

Acho que vc quis dizer " um simples aumento na espessura das paredes do CARDAN ao invés de diferencial",né????

Então, sabemos que existem ferros e aços para todos os tipos de utilizações........ Não sou expert no assunto, mas acredito que se vc procurar por um material que aguente um nível de torção maior do que o que vc está utilizando aí sim pode resolver o seu problema e não necessáriamente terá que optar por um tubo com parede mais grossa do que o atual. Mas lembre do que o Eduardo Velo falou, .......... teve um cj que quebrou 1 pinhão e o diferencial dianteiro. O fato é que muitas vezes utilizamos nossos equipamentos no limite de sua utilização então, chega uma hora que a fadiga do material chega a tal ponto que só resta a quebra mesmo!!!! Neste caso, acredito que se vc utilizar um tubo com maior capacidade de torção, provavelmente outra peça não aguentará. e assim por diante........ até chegar uma hora que vc trocar, ou melhor reforçar todo o sistema!!!!!

Sei lá se eu compliquei mais ou até se não tem nada que haver o que eu escrevi..

sds jeepeiras.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Re: Cardans estourados...

Citação Postado originalmente por Mauricio Mei
    Ao pegar uma subida com erosoes durante um raid aqui em SP, quando os pneus deram tracao...os dois cardans estouraram !!
    Grande Maurício!!!

Caraca!!! Os 2 ao mesmo tempo??? Que porrada!!!!
    Tchê, se os tubos torceram até quebrar, pode ser fim de curso da cruzeta. Dependendo da situação que vc se encontrava, as cruzetas podiam estar enforcadas... Vc não tem fotos?? Mas, se a quebra foi "seca", é porque foi a pancada mesmo...
    Esse ano eu quebrei o cardã traseiro do meu Jeep. Estava puxando uma Toyota "entalada". Na arrancada o eixo girou e enforcou a cruzeta. O tubo torceu e quebrou! Agora pus um tubo de 5mm de parede!
    []'s

Entrada
    12/05/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Eh amigos, realmente esta falta de chuva judia do carro....mas tambem ainda estou aprendendo a usar o meu CJ entao vamos da um desconto....

Bom realmente foi uma bela porrada, tranco na transmissao..e ainda bem que foi o cardan que nao aguentou...isso me diminuiu um pouco o preju.

Os cardans novos ja estao prontos e hoje sera instalado o FullLock...ai eu quero ver...

A verdade tambem eh que o frontiera da uma forcada neste tipo de situacao....

Infelizmente eu nao tirei fotos (estava sem a maquina) era um lugar bem invocado e os cardans ficaram em um estadinho....de dar do.

Valeu pelos comentarios...fiquei preocupado que pudesse ser alguma bobeada especifica minha

[]'s de cardans novos
    Mei

Pessoal,
    Entrem em www.marvitubos.com.br ...
    Esta empresa me parece ter uma grande variedade de tubos que podem ser utilizados para fabricação de cardãns....
    Amanhã estarei ligando lá para ver o preço dos tubos....

[]'s

Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Agradecimentos: 7

cardãns...

Fala Gente...

Quebra de cardãns é comigo mesmo... tenho uma certa experiência nisso. Já quebrei uns 4 ou 7

Acredito eu, que as cruzetas e os cardãns são os fusíveis da transmissão, evitando assim a quebra de diferencial, que já quebrei também

É 10 vezes melhor vc quebrar 10 cruzetas de 35 reais do que um diferencial de 650 reais...

Se você reforçou a parede, o cardãn vai aguentar um tranco muito maior do que projetado, sendo assim vc tem que torcer pras cruzetas quebrarem.

Se elas aguentarem... dependendo da pancada... tchau, pinhão, coroa e rolamento....

Falo isso por experiência própria.

[]'s

Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

Entrada
    12/05/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Amigos

valeu pelos relatos de suas experiencias. Concordo com quase tudo o que voces disseram.

Digo isto pois realmente eh melhor um cardan ou uma cruzeta do que o diferencial ou cambio, por exemplo. Mas, tenho um conceito um pouco diferente neste aspecto, que eu ate acho que voces tem, mas ninguem mencionou.

Para mim o fusivel do sistema tem que ser o motor...ou seja ele tem que nao conseguir estourar as demais partes da transmissao. Sei que isto é dificil, mas que é o ideal é.

[]'s ja de cardans novos....
    Mei

Para mim o fusivel do sistema tem que ser o motor...ou seja ele tem que nao conseguir estourar as demais partes da transmissao. Sei que isto é dificil, mas que é o ideal é.
    Maurício,
    Isso não é meio difícil.... é MUITO!
    Imagina a situação = Eu com o CJ 4.1MPFI, uma roda suspendida no ar (sem bloqueio), e girando a toda velocidade (eu sou bração! , brincadeira), então derrepente a roda toca o chão e... PIMBA, o motor morre, e o resto fica tudo ileso... Impossível, não!?
    Se fosse com o motor original do meu CJ3, PODERIA até ser...
    []'s

Turma,
    Liguei na MARVITUBOS, e fiz a cotação de um tubo de aço, para ser utilizado em cardãns:

50.8mm = externo
    39,5mm = interno
    5.4mm = parede
    2m = comprimento (depois você corta no tamanho desejado)
    R$155,06 + 5% IPI - Faturamente em 28 dias!

Não sei se está muito fóra o preço... mas o produto deve ser de 1ª, pois são utilizados em cilindros hidráulicos que trabalhem até 550bar de pressão .
    Eu sei que a capacidade de suportar a pressão não está totalmente ligada a capacidade de torção... mesmo assim, este material deve ser no mínimo resistente né?

[]'s

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Prezado Walter!!!!!!

Fala Graaaaaaaannnnnnnnnnnnndddddddddeeeeeeeeeeee Waltão ! ! ! ! !

então, não concordo com vc ! ! ! ! !

A resistência que um tubo deve ter ao aguentar uma pressão interna, não tem nada que com a resistência de torção ! ! ! !

Outro dia eu fui até uma distribuidora de ferros que tem bem pertinho de casa, e pedi um tarugo de ferro. A primeira pergunta que o cara da loja me fez foi:

Qual será a utilidade do material? ? ? Aí eu falei que seria utilizado como uma bucha de acoplamento entre dois eixos, ou seja esta bucha teria que aguentar uma TORÇÃO FUD........ eNTÃO O CARA ME FALOU QUE NESTE CASO EU TERIA QUE UTILIZAR UM AÇO/FERRO ESPECÍFICO PARA TORÇÃO E QUE ESTE TIPO DE MATERIAL NÃO AGUENTARIA PORRADA.

Ou seja, trocando em muídos, quando se fala de engenharia de material, não necessáriamente precisamos ter algo maior para que aguenta mais e sim utilizar o material correto.

Um exemplo disso, é a fibra de carbono, que é super resistente e não pesa nada ! ! ! ! É claro que a fibra de carbono não tem nada que haver com o cardãn, mas é um típico exemplo.

Vou fazer uma cotação de um tubo para torção mais ou menos nestas medidas e depois retorno para vcs>.

sds jeepeiras....

Visitante
    Amigos

valeu pelos relatos de suas experiencias. Concordo com quase tudo o que voces disseram.

Digo isto pois realmente eh melhor um cardan ou uma cruzeta do que o diferencial ou cambio, por exemplo. Mas, tenho um conceito um pouco diferente neste aspecto, que eu ate acho que voces tem, mas ninguem mencionou.

[]'s ja de cardans novos....
    Pois pra mim o fusivel do sistema é o motorista! Pois se ele não souber e quiser, estraga o que tiver dentro do carro.

Falo por experiência própria =)

[]s
    Osvaldo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem