x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Tópico: LED

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8

LED

Ao pessoal que entende de elétrica / eletrônica,

Pra ligar um LED no 12V do carro, o que preciso por? Resistência? De quanto? E vi umas lâmpadas bem pequenas que são 12 volts, dá pra ligar no 12v do cj direto ou preciso de algo mais? Estou decidindo o que colocar atrás dos indicadores do painel que eu fiz, e não sei o que usar, se ponho leds ou aquelas lampadazinhas 12v, tem que ser em torno dos 5mm de diâmetro pra caber.

[ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Keko,
    Se for apenas 1 ou 2 luzes por instrumento, opte pelas lâmpadas 12V (podem ser ligadas direto), já se for um instrumento semelhante a um hallmeter, aí precisa utilizar vários led's, mas aí todo o processo é outro...

[]'s

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Agradecimentos: 0

.

Grande keko...

o que vc necessita para ligar leds no seu projeto, é de um resistor, uma resistência como vc msmo disse... na pratica, vc precisará de um resistor de 470 ohms, ligado em série com o led. vc tbm pode usar outros valores de resistores, mais se mudar o valor do resistor, pra cima ou para baixo do valor calculado, vai variar a intensidade no LED. Mas tudo tem limite . Se aumentar demais o resistor o led mal acende e se baixar demais a corrente fica muito alta e o LED queima. ser que ficou um pouco claro? se tiver duvidas dá um grito ai..

[]´s iluminados
    =======
    Wilson

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS

LED

Wilson e Walter,
    Obrigado pelas dicas, vou usar leds mesmo pois é mais fácil de fixá-los atrás dos indicadores.. Quando for montar o painelzinho, se tiver dúvidas eu pergunto de novo

[ ]´s agora iluminados

Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Fala Keko.

Um bom valor e de 1k x 1/8W caso seja apenas um led por resistor. Para mais leds por resistor aumente a wattagem.
    Lembe tambem que um led é um diodo e tem polaridade.
    Abraços.

Sergio Antunes.

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Keko.. só pra complementar o que disse lá em cima... qdo for montar seu projeto, utilize os resistores de fio, são akeles verdes com um revestimento de porcelana, eles dissipam melhor o calor que vai ser gerado pelo 12V.
    =======
    Wilson

No meu velocímetro eu coloquei resistores de 560R - 1/4W se nao me engano.. Um led de 3mm cabe certinho no furo original, é só fixar com cola...

Informação útil pra toda vez que vc for usar led, para calcular o valor do resistor:
    V - Vled/ Iled

V é a tensão que o led será submetido
    Vled é a queda de tensão que ele gera, o valor padrão é 2V
    Iled é a corrente que irá atravessar o led, cerca de 20mA é suficiente para um bom brilho..

Então ficaria assim:
    12 - 2/ 0,02 = 500 omhs

Para calcular a potência do resistor, multiplique a tensão pela corrente:
    12 x 0,02 = 0,24W

Não se esqueça que caso vc associe mais leds com um único resistor, some as correntes para calcular a potência total dissipada pelo resistor..

[]'s calculados...

Ahh.. outra coisa, quando o led é novo, o terminal mais comprido é o positivo.. Caso ele já tenha sido cortado, olhe dentro dele.. O pedaço maior é o negativo..

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS

Indicadores

Fala pessoal,

Só pra constar, esse era o relógio com indicadores que eu ia por no painel do cj.. eu mesmo fiz (Tabajara Productions com resina e tubos plásticos de soldar); acabei desistindo por causa do furo e optei por luzes separadas (LEDs)..

Essa é a frente, com todos os leds ligados:

Aqui dá pra ver atrás, os tubos soldados:

PS: Desculpem as fotos ruins mas ainda estou aprendendo a mexer nessa câmera
    [ ]´s

Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    A tensão no led é 1,7V e não 2V. Se usares só um led não vai dar muita diferença, mas se usares 10 já são 3 V de diferença!!!

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

Re: Indicadores

Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Fala pessoal,
    Essa é a frente, com todos os leds ligados:
    a
    [ ]´s
    Keko,

Como você fez as letras transparentes ? Usou algum tipo de adesivo ? pintou ? Qual foi o procedimento ?

Obrigado.

[]´s.

KGE

"É mole mas Sobe!"

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS

Indicadores

Fiz as letras em discos de 1 cm de diâmetro que encaixam dentro dos tubos de pvc.. cada disco tem as seguintes camadas, na ordem de cima pra baixo:

- Bem em cima, película preta 100% (o Insulfilm)
    - Um adesivo em vinil recortado com a letra ou símbolo
    - Um disco de plástico colorido de 1 cm de diâmetro, recortado de caixas de CD coloridas

Colocando os discos de trás pra frente nos tubos, ele puxa a película pra trás, evitando que ela possa descolar.. aí selei tudo com cola de contato nas bordas.
    A película faz com que, quando o led está desligado, não se veja o vazado do símbolo, assim fica o painel todo preto quando desligado, não dá pra ver que tem um símbolo atrás.
    O adesivo em vinil, mandei fazer na gráfica, com as letras e símbolos, e os discos coloridos dão a cor à luz dos símbolos.
    Cada tubo com o disco (os discos foram colocados a 3mm da ponta de cada tubo, esses 3mm que sobram encaixam no fechamento do painel (um disco maior com os furos pra cada tubo) feito em resina.
    Nas fotos não dá pra ver direito, mas o acabamento e o funcionamento dos indicadores ficou show! Pena que não vou mais usar no cj

[ ]´s

Cara, como vc conseguiu a proeza de recortar caixa de cd?? comigo sempre quebra em mil pedeços..

Ah.. Alguns LEDs tem tensão 1,7V outros 1,8V 2V.. depende da cor, mas agora não lembro de cabeça... Claro que se for um projeto mais criterioso vc deve levar isso em conta..

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem