É, acho que é a melhor solução, só encaixar eles nos furos e colar com o silicone.. mesmo assim vou dar uma olhada ver se não descubro algum suporte de led usado em CPUs ou aparelhos de som.
[ ]´s
Versão Imprimível
É, acho que é a melhor solução, só encaixar eles nos furos e colar com o silicone.. mesmo assim vou dar uma olhada ver se não descubro algum suporte de led usado em CPUs ou aparelhos de som.
[ ]´s
ola pessoal achei otima a ideia mas alguem tem o esquema para ligar em todas as posições dos cambios? o da re tudo bem é so puxar o fio da luz de re mas e os outros como funcionariam?
um forte abraço
fala ae keko :D
estudo em uma escola tecnica de eletronica, e vou falar algumas dicas com algumas correções somente para que não ocorra com vc o que aconteceu comigo qnd começei a mexer com leds.
caracteristicas:
*led=diodo emissor de luz
*corrente necessária para brilho do led: 15mA obs:vc pode mandar até 50mA em um led de 3mm ou 5mm, agora os leds de 10mm exigem uma corrente a mais, e se vc for usar os leds de 10mm use em torno de 25mA para um brilho correto.
tensão sobre o led: 1.6V ou sejá, apartir dessa tensão para frente o led irá conduzir ou entrar no seu estado de saturação...
*O resistor(resistencia) a ser usado depende da tensão que:
Para 5V--->Use um resistor de 220ohms de 1/8w
Para 12V--->Como dito anteriormente use um resistor de 470ohms 1/8 w
Não se necessita usar um resistor de alta dissipação pois o led é um componente eletronico que dissipa em torno de 0.1w...
*existem varios tipo de leds, de varias cores, varias formas, e varias configurações para melhor facilidade em um projeto eletronico.
*aconselho vc usar esse tipo de led: Led 5mm azul lente transparente 4000mcd...obs:mcd é tipo a quantidade de luz que ele consegue criar, ou seja, qnt maior o mcd do led maior será o brilho do msm.
esse é um led que para mim é um dos mais bonito que tem veio...
é isso aew...alguma duvida nos estamos aew....
falow :concordo:
Keko
Vou ressucitar o teu topico..
Gostei muito da tua ideia, akela inicial mesmo, com o relojão redondo e os led's... Tudo bem vc desistio do projeto pra não furar o painel, mas eu estava aki pensando, se depois de tudo pronto der um acabamento no relogio, sei lá,, Esconder akeles tubinhos de alguma forma... e depois prender no canto do painel por fora mesmo, tipo a gurrizada que turbina e poe o relogio do turbo na coluna...
Mas enfim, gostei muito da ideia e vou fazer para meu futuro CJ ( eheh assim como a direção de santana, o velocimetro de bicicleta, a barra estabilizadora,,, Vou passar mais tempo fazendo as coisas que vejo aki do que andando... )
Algumas questoes que tenho duvida
* Como vc faria a ligação na caixa de marchas e na caixa de transferencia? Qual é o mecanismo acionador do led????
* O acionamento do led indicador de luz acesa poder ser feito ligando na propria luz?
Vc teria mais fotos? Ou mais algum material sobre isso? Pode ser por MP mesmo se preferir, ou no mail particular vargas@atlasul.com.br
Cara, Já tenho um manual completo sobre a direção de Santana ( metodo do giovani) sobre barra estabilizadora, sobre freio a disco,,, Quero montar um disso tb,,,
[ ]'s Ainda no MSJ, por enquanto...
Para detectar a posicao das alavancas pode-se utilizar microruptores(micro-chaves);Citação:
Postado originalmente por Marcio Vargas
Para a indicacao de luz acessa, basta fazer uma derivacao para o led apartir da chave comutadora.
Sds.
Como e feita a ligacao destas chaves?
Keko!!!!
Tens mais fotos?
Segue um rascunho:
Acho que vale levantar um detalhe importante: como os led´s funcionam com menos de 2 V, ligando-se em série, dá pra colocar até 6 led´s em série, com um resistor bem baixo, tipo 47 ohms, que o consumo de energia é o mesmo de 1 led, pois a corrente que vai passar por eles é a mesma. Dessa forma, torna-se desnecessário usar resistores de fio, bem mais caros. Qualquer um de 1/8w serve. Já existem lâmpadas que usam led´s, no Brasil uma empresa do sul, a Aspock, fabrica já em série. Tem duração estimada em 10 mil horas, e são fantásticas pra uso off-road, não queimam com vibrações. Tenho usado algumas, fabricadas por mim, nos caminhões da empresa, com excelentes resultados.
Emerson
Márcio, só vi hoje que tu tinha respondido aqui :mrgreen:
À noite te mando mais detalhes :concordo:
[ ]'s
Opa!!!!!
Sem problemas Keko
Como disse é para o futuro jeep, então sem pressa... A ideia ainda é fezer isso,,, Acho que vai ficar beeem legal no jeep. Alem de util
[ ]'s
Keko
Buenas
Aproveitando um periodo no litoral entre uma caipirinha e outra, e fugindo do nordestão comecei a fazer este teu projeto,,, Porem estou encontrando algumas dificuldades ainda na parte de construção...
Talvez vc pudesse mandar akeleas fotos pra me clarear um pouco as ideias?
Pode ser por MP mesmo pra não encher o saco aki do pessoal com assunto já esquecido pelos demais,,,
Akele abraço