x
Convex Datacenter
Página 29 de 93 PrimeiroPrimeiro ... 19202122232425262728293031323334353637383979 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 337 a 348 de 1116
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Agradecimento: 1

Isso mesmo...

Este sistema do Gomes, só que com a aste no meio...

Gomes, teria como esboçar isso?

Usuário Avatar de Gomes Neto
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Citação Postado originalmente por Bruno, ops.,Mauro
    Fala Gomes!

Eu me chamo Mauro, não Bruno
    Foi mals, desculpe-me!

Citação Postado originalmente por Mauro
    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Com relação às forças que agem transversalmente serem grandes ou não a ponto de quebrarem a caixa de direção, lembre-se que esse sistema não foi projetado para sofrer tais forças. Todos os reparos buchas e retentores e a própria cremalheira sofrerão desgaste excessivo.
    O próprio fato de esterçar as rodas já causará um momento considerável na peça.
    Como tu sabe disso??? A caixa foi projetada para ser usada em Santana e Quantum, e sem guia nenhuma. Eu estou propondo uma guia apenas e naquela posição que eu disse. Quero que tu me mostre que as forças de flexão sobre a haste da caixa com uma guia, e na posição que eu propus, no jipe, são tão maiores que as forças que a caixa sofre na Quantum, sem guia nenhuma. Duvido!
    Simples, quando a suspensão se desloca (no sentido de distensão) o ângulo formado pela barra de direção (em relação a caixa) promove na mesma uma força diagonal, logicamente que por decomposição desta, dividiremos esse esforço em vertical e longitudinal.
    Porem esta força vertical que me referi será maior na medida em que o ângulo formado pela barra for também maior (com SPOA então...).
    Onde quero chegar? NUNCA um Santana ou Quantun irá ter esse esforço no que depender do raio de ação da sua suspensão. Tão pouco recebera os trancos que nossas viaturas recebem.
    E por fim, se o que penso ñ fosse verdade não haveria motivo para se usar a barra de direção no sentido mais horizontal possível e mais comprida quanto permitir ser (no caso dos jipes).

Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO.
    Teorema da unicidade da solução em mecânica? ....
    Desde que a "mecânica" seja uma ciência exata...........Sim!

Citação Postado originalmente por Giovani
    Pra quê sofrer...

Concordo... ...Brincadeira!!!

Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa. A chapa pode continuar no formato de cantoneira, porem sem akeles reforços que tem dentro, para podermos “ encaixar” na travessa. Dae vai do gosto do freguês, soldar ou parafusar.
    Com a caixa e o reforço fixados na chapa seria o mesmo que a caixa e o reforço fixados diretamente no chassis, com a praticidade da chapa.
    Boa ideia!!!

Citação Postado originalmente por Giovani
    Não pode ter os guias em cima, pois num Jeep SPUA ela ficaria quase na altura do eixo, muito baixa! Acredito que possa se evoluir para algo semelhante, mas com os guias em outra posição, pois a cx. deve ficar encostada no chassi.
    Já falei antes, poderia ter um guia de cada lado da haste da cx., mas no mesmo nível.
    Melhor que duas guias atrás (da caixa)!!! Ótimo, vou tentar desenhar.

[]s
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Enquanto espero os desonhos novos do Gomes ( muito bons por sinal) estava aki pensando. Quando chegarmos a uma conclusão sobre tudo isso sera que o BERGA não desenvolve um Kit?

A partir da ideia da chapa...

[ ]'s viajando muito!!!!

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Enquanto espero os desonhos novos do Gomes ( muito bons por sinal) estava aki pensando. Quando chegarmos a uma conclusão sobre tudo isso sera que o BERGA não desenvolve um Kit?
    Fala Márcio!!!

Nem precisa... A idéia já "formou". O problema é aquele FDP do Berga fazer isso! Tenho uma penca de desenhos de kits, dos mais variados, tudo para aplicação nos jeep's, inclusive uma nova suspensão, mas o cara não tem tempo! Nem o kit de freio da Toyota ele conseguiu terminar... Ele contratou + 1 torneiro, vamos ver no que vai dar...

[]'s

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Blz então Grande Mestre...
    A ideia continua viva...

Vamos ver no que da...!!!!

Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Organizações "Tabajara" tem a solução dos seus poblema.
    Nois projeta, nois fabrica, nois instala, nois testa e nois vendi pra nois mesmo.
    Logo tem mais desenho...

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Citação Postado originalmente por Gomes " projetista tabajara Neto
    Nois projeta, nois fabrica, nois instala, nois testa e nois vendi pra nois mesmo.
    Boaaaaaaa!!!!!!!!

Totalmente auto suficientes,,, Vc's já notaram que as maiores autoridades em Off Road nacional ( e um gringo) estão aki no forum???

Eheheh

[ ]'s esperando os desenhos....

Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Aqui vai...

Suporte inteiriço, uma barra na frente e outra atrás, no mesmo alinhamento da barra.
    Faltam alguns detalhes como reforços e furações, mas é mais ou menos assim.
    E ai??????????

Só um detalhe.

A chapa que vai sobre a travessa não é dobrada em 90 graus. É dobrada em 65 graus, de modo que a caixa fica apontando um pouco pra cima na parte que recebe a barra com cruzetas vindo da coluna...

Claro isso pra posição original no santana, que, no final das contas, é a que normalmente se usa no CJ.

Entrada
    23/12/2004
    Local
    Ribeirão preto/SP
    Se necessário pode-se inclinar todo o conjunto, já que seria tudo uma coisa só.
    Bastava soldar calços metálicos em formato de cunha para promover uma ligeira inclinação.
    Porém a posição da caixa em relação ao suporte não pode ser alterada por causa das guias, seria bastante complicado acertar a posição delas.
    Não acredito que sem essa inclinação não funcione direito, porém nunca é demais prever contratempos.
    Tenho uma direção dessa (mecânica) e vou tentar montar um modelo em madeira para ter idéia de medidas.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Tenho uma direção dessa (mecânica) e vou tentar montar um modelo em madeira para ter idéia de medidas.
    Veja as "orelhas" que fixam ela perto da longarina. Deixando os 2 parafusos nivelados, vc obtem um ângulo em que a barra da direção (coluna/volante) aponte ligeiramente para cima, favorecendo a inclinação dessa barra. Se os rebaixos na ponta da haste da caixa, onde se fixam os 2 parafusos para o guia, ficarem inclinados, pouco interessa.

Veja na foto abaixo, os 2 parafusos na lateral, estão no mesmo nível e a barra de direção (aquele "toquinho") aparece ao lado do motor, próximo ao calço e passa por cima deste. Essa é a inclinação ideal.

Tá tudo no meu álbum, é só olhar, nas págs. 7 e 8 ...

[]'s

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Fala Gomes! Desculpe a demora ... to respondendo antes em tópicos que não preciso pensar mto! hehe!

Simples, quando a suspensão se desloca (no sentido de distensão) o ângulo formado pela barra de direção (em relação a caixa) promove na mesma uma força diagonal, logicamente que por decomposição desta, dividiremos esse esforço em vertical e longitudinal.
    Porem esta força vertical que me referi será maior na medida em que o ângulo formado pela barra for também maior (com SPOA então...).
    Vou repitir: TODAS AS FORÇAS VERTICAIS SÃO ANULADAS PELA GUIA QUANDO INSTALADA DA MANEIRA QUE EU DISSE....TODAS!!!. E são estas que são as maiores!!! As únicas forças que fodem causar alguma reação não-desejável na caixa são as forças longitudinais ao jipe, pois estas fazem momento com a guia. Porém elas só existem se, quando visto de cima, a barra da direção faz ângulo com a caixa. Aí está a questão: será que o momento causado por esta força causa danos? Eu acho que não ... veja que o ângulo é muuuito pequeno, e a alavanca dela até a guia tbm é pequeno (qdo instalado como eu disse)!

Onde quero chegar? NUNCA um Santana ou Quantun irá ter esse esforço no que depender do raio de ação da sua suspensão. Tão pouco recebera os trancos que nossas viaturas recebem.
    E por fim, se o que penso ñ fosse verdade não haveria motivo para se usar a barra de direção no sentido mais horizontal possível e mais comprida quanto permitir ser (no caso dos jipes).
    A haste da caixa quando instalada numa Santana ou Quantum sofre sim solicitações de flexão, pois a barra de direção não é paralela a haste e a esfera do seu pivô não pertence ao mesmo eixo da haste, pois duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Resumindo: Na Santana ou na Quantum são as próprias buchas da caixa que fazem papel de guia, caso contrário a haste não entraria e sairia da caixa ....

Esse negócio de "mais longa e horizontal possível" não é beeem para esse finalidade que estamos falando, mas te adianto uma coisa: com a guia na maneira que eu disse, não importa a inclinação da barra ... a caixa sempre vai receber o mesmo esforço, quando comparada a uma situação com a barra com inclinação zero.

Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO.
    Teorema da unicidade da solução em mecânica? ....
    Desde que a "mecânica" seja uma ciência exata...........Sim!
    Matemática e física são exatas, mas mecânica eu já não sei. O que quero dizer é que para a tomada de uma decisão são vários os fatores que os engenheiros tem que analizar. Talvez a decisão "mais certa" para uma ocasião não seja aquela que apresente o melhor resultado "mecânico".
    Seguindo pela sua lógica, eu diria que é "errado" fazer da forma que fazem, e que o "certo" é usar bucha de metal antifricção e guia de titânio...

Participo da Equipe de veículos Mini-baja da UFRGS, no grupo responsável pela suspensão dianteira, freios dianteiros e sistema de direção, e a primeira lição que aprendi foi que não dá pra criar um carro revolucionário perfeito ....

Pelo menos uma conclusão se tem que tirar dessa nossa discussão toda: se for fazer com uma guia apenas, faça da maneira que eu disse .... eu agarântiu!!! Ou tu não concordas???

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem