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  • #1
    Usuário Avatar de Jedi Diego
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    Dúvidas específicas (Carter, Filtro de óleo, vazamento bomba gasolina e cabeçote)




    Dúvidas específicas sobre;

    * Parafusos do Carter;
    * Vazamento da vedação da bomba de gasolina;
    * Limpeza do cabeçote;
    * Colocação do filtro de óleo.

    Prezados, li alguns tópicos no fórum sobre as dúvidas acima mencionadas, mas continuo sem entender algumas coisas.

    Assim, peço ajuda de vocês, para tanto, coloquei algumas fotos para auxiliar.

    Jeep (comprei não faz muito tempo antigo dono fazia trilhas) = CJ5 1975, com motor BF- 161, ignição eletrônica, direção hidráulica e pedaleira suspensa do opala, freio a disco de Kombi, freio de mão hidráulico, os cabos e as velas são novos, inclusive a bomba de gasolina. Tanque de plástico...

    1- Sobre os parafusos que prendem o Carter, como está na foto 1, a posição é essa mesmo de baixo para cima, são necessárias porcas, pois os meus não têm.

    2- É possível fazer uma limpeza do cabeçote do motor para tirar o óleo que está parecendo com borra de café e areia misturado? Para tanto as porcas a serem retirados são as indicadas na foto 2.

    3- O meu Jeep está sem filtro de óleo, gostaria de colocá-lo, mas não sei quais são os buracos no motor, onde as mangueiras do filtro são colocadas no motor por acaso são as indicadas nas fotos 3 e 4 (cada uma de um lado do motor) e devo fixá-lo na parte superior do motor.

    4- Por que há um vazamento da vedação da bomba de gasolina (troca feita por um mecânico), se é tudo novo, como está na foto 5. ela está do lado certo, quero dizer, não está virada de cabeça para baixo?!?!

    Sábado, comecei a fazer um curso de mecânica, para eu mesmo mexer no jeep, pois o mecânico vacilou muito com tempo do serviço,

    Muito Obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto_1.jpg   -foto_2.jpg   -foto_3.jpg   -foto_4.jpg   -foto_5.jpg  

  • #2
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    Oq eu sei.

    1 - Não vai porca nesses parafusos.....a rosca fica no bloco do motor
    2 - Tirando aquelas porcas vc abre a tampa de valvulas e poderá fazer uma pequena limpeza ali.......mas ela só dá acesso aos balancins
    Quanto ao filtro de óleo nunca reparei da onde vem as mangueiras....hehehe
    3 - Bom quanto ao posicionamento da bomba de gasolina esta correto, oq precisa ser analizado é o torque empregado no parasusos, pois se apertar muito, ela empena no meio causando vazamento.....precisa retirar e ver se não ficou resquicio da junta velha no bloco do motor, e "eu" colocaria no meu veda rosca liquida para gasolina da threebond para garantir

    espero ter ajudado

  • #3
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    Foto 3 = dreno d'água do motor (usado em limpezas das galerias do bloco)

    Foto 4 = esse ponto é o local de instalação do pressostato da luz piloto de PRESSÃO DE ÓLEO DE LUBRIFICAÇÃO, é bom comprar outro e instalá-lo.

    No motor BF-161 (foto 1) a conexão do filtro de óleo e o motor é por mangueiras, então você terá que encontrar dois furos:

    a) um furo entre a bomba de gasolina e o suporte do motor (mesmo lado da bomba de gasolina), essa é a entrada do filtro, mangueira grossa;
    b) um furo atrás do alternador, essa é a saída do filtro, mangueira fina.

    No motor BF-184 (foto 2), o mesmo motor que equipou o Ford Maverick, procure um copinho na bomba de óleo (sua foto 4).

    Dê uma olhada neste link: http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carter.htm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motor_bf161.jpeg   -motor-3000-cc-f-85.jpg  
    4X4 Brasil

  • #4
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    Foi mal, esse é o motor BF-184 (MAVERICK).
    Imagens Anexas -motor-maverick.jpg 

  • #5
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    Valeu pessoal!!!

    Já me ajuda bastante, vou mexer nisso amanhã mesmo,

    Vladimir, com relação a entrada da mangueira perto da bomba de gasolina e o suporte do motor, por acaso não seria essa da foto, seria?!?!

    Abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto.jpg  

  • #6
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    Na mosca! Basta colocar esse pressostato no mesmo ponto do outro na foto 4.

  • #7
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    Vladimir,

    valeu por mais essa dica, amanhã já vou mudar de lugar o tal do "pressostato" e ver se consigo localizar o outro "buraco" da mangueira do filtro de óleo, daí posto uma foto só para confimar; (só para ter certeza = inciante )

    O colega acima tb ajudou muito, vou passar algumas horas com o Jeep amanhã, antes do trabalho....

    Jeep, que por enquanto, só dá trabalho, (to fazendo curso de mecãnica pra mexer nele) espero que no final possa rodar com ele sem medo de ser feliz8-)

    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Jedi Diego
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    Citação Postado originalmente por vladimirsilva Ver Post
    Foto 3 = dreno d'água do motor (usado em limpezas das galerias do bloco)

    Foto 4 = esse ponto é o local de instalação do pressostato da luz piloto de PRESSÃO DE ÓLEO DE LUBRIFICAÇÃO, é bom comprar outro e instalá-lo.

    No motor BF-161 (foto 1) a conexão do filtro de óleo e o motor é por mangueiras, então você terá que encontrar dois furos:

    a) um furo entre a bomba de gasolina e o suporte do motor (mesmo lado da bomba de gasolina), essa é a entrada do filtro, mangueira grossa;
    b) um furo atrás do alternador, essa é a saída do filtro, mangueira fina.

    No motor BF-184 (foto 2), o mesmo motor que equipou o Ford Maverick, procure um copinho na bomba de óleo (sua foto 4).

    Dê uma olhada neste link: http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carter.htm

    Hoje, retirei o carter para limpá-lo e desamassar, seguindo esse manual que você indicou, já tinha lido o mesmo, muito bom!

    Pessoal, com relação à outra entrada do filtro de óleo no motor, aquela "perto do alternador", NÃO CONSEGUI ENCONTRAR... mesmo com uma foto perfeita, (em outro post) de um caro colega, indicado anteriormente...

    mas tenho um palpite, embaixo do alternador, há dois buracos ocupados com dois parafusos que estão junto a um suporte, como está na foto 1, é um desses dois “buracos”?!?!

    Caso não seja, onde está essa bendita entrada no meu motor?!?! (até onde eu sei, ele é um BF-161 como está no manual e como o antigo dono "disse", agora não sei!?!?)

    coloquei mais fotos para ajudar?!?!?!

    Muito grato!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto_1.jpg   -foto_2_motor.jpg   -foto_3.jpg   -foto_4.jpg   -foto_5.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Com certeza não é em nenhum destes dois "buracos". Fica na parte superior direita da tampa da engrenagem da distribuição.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #10
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    Aí vai o local
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motor_bf161.jpeg  
    Homero Hermida
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  • #11
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    Oh right!!!

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Jedi Diego Ver Post
    Hoje, retirei o carter para limpá-lo e desamassar, seguindo esse manual que você indicou, já tinha lido o mesmo, muito bom!

    Pessoal, com relação à outra entrada do filtro de óleo no motor, aquela "perto do alternador", NÃO CONSEGUI ENCONTRAR... mesmo com uma foto perfeita, (em outro post) de um caro colega, indicado anteriormente...


    mas tenho um palpite, embaixo do alternador, há dois buracos ocupados com dois parafusos que estão junto a um suporte, como está na foto 1, é um desses dois “buracos”?!?!

    Caso não seja, onde está essa bendita entrada no meu motor?!?! (até onde eu sei, ele é um BF-161 como está no manual e como o antigo dono "disse", agora não sei!?!?)

    coloquei mais fotos para ajudar?!?!?!

    Muito grato!!!


    a saida do filtro vai na tampa que fica traz da polia

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