Ajustes do motor e carburador
Citação:
Postado originalmente por
edgar
Bão gente, vamos aos resultados parciais
Tirei o radiador, lavei com bastante agua...pouca ferrugem....sem lama ou borra
Tirei a mangueira de baixo, fiz uma mola com uma vareta de inox para solda tig e enfiei ela na mangueira, realmente a mangueira nova é um pouco mole
Modifiquei o ponto um pouco, até melhorou um pouco a rotação
Tirei a valvula termostatica, mais porque o bocal da mangueira de cima esta ruim e pretendo trocar o bocal daqui ha alguns dias.
Troquei a bomba dagua, o rotor estava bem preso, não estava enferrujado, mas tinha uma especie de nata dura...como se fosse nata de cimento seca, como nunca coloquei estas colas de remendo de radiador, nem faço ideia do que é. Talvez esta crosta estivesse atrapalhando o fluxo da agua dentro da bomba.
Olhando dentro das galerias não vi esta nata em outros lugares
Brabo que um dos parafusos quebrou ! foi uma luta furar o prafuso velho e fazer uma rosca nova ali....
Não consigo ajustar a mistura muito bem....se fecho muito a agulha da mistura o motor simplesmente apaga ao inves de baixar a rotação. Pena que não tenho um contagiros
Os resultados foram os seguintes:
Agora com o clima de curitiba, o motor esta uma novela para esquentar de manha cedo, mesmo na rua vira e meche começa a falhar.
O marcador de temperatura nem chega a se afastar do F de frio. Realmente a valvula termostatica faz falta !
Mas ! O ponteiro continua com o mesmo sintoma...andando a 50/60 km/h o motor esquenta, parado esfria rapidamente...bem mais rapido por falta da valvula termostatica.
Amanha vou recolocar a valvula termostatica e conto os estragos
Motor no ponto de "ouvido"
1- Funcione o motor até ele aquecer normalmente (5 a 10 min) e em seguida desligue;
2- Aumente meia volta no parafuso da alavanca do carburador (o que é acionado pelo acelerador)
3- Desaperte o parfuso da base do distribuidor, mas não o mova para não sair do ponto em que está. Para sua garantia faça uma marcação com uma caneta pilot ou uma desas de escrever em CD;
4- Funcione o motor e dê uma pequena acelerada para apens "circular" um pouco;
5- Adiantar: gire o distriuidor lentamente no sentido horário até perceber que o motor comece a falhar e marque a posição;
6- Atrazar: gire o distriuidor lentamente no sentido anti-horário até perceber que o motor comece a falhar e marque a posição;
7- Verifique como ficaram as três marcas, pois exatamente no meio vc terá, aprox. 7graus;
8- Você deverá colocar o distribuidor ligeiramente do meio deste curso (Adiantar e Atrazar) para o sentido anti-horário, ate que vc perceba uma sensível diminuição da rotação. ESTE É O PONTO!
Marcha lenta:
Minima de 600RPM;
Ideal urbano: 650 RPM;
Ideal Trilha: 700 a 800 RPM;
De ouvido(motor pré-aquecido):
1- Gire horário o parafuso da alavanca do carurador até deixar de acioná-la;
2- Gire Anti-horário o parafuso da alavanca até tocar a base da alavanca;
3- Gire horário duas voltas e meia no parafuso da alavanca;
4- Ligue o motor, dê um rapida acelerada pelo pedal, solte o pedal e verifique o funcionamento na marcha lenta;
5- Caso o motor estabilize, Gire horário gradativamente o parafuso da lenta até o motor começar a falhar e marque a posição do parafuso;
6- Gire anti-horário o parafuso contando as voltas até a marcha lenta começar a falhar novamente.
7- Identifique o "meio-curso" das voltas e posicione o parafuso.
8- Busque a rotação mais baixa mo motor ajustando novamente o parafuso da alavanca, movendo-o no sentido anti-horário 1/4 de volta por vez e repita a operação #6 e #7 novamente.
9- Após identificar o mínimo e posicionar o parafuso no ponto médio prático, vc deve elevar o acima da rotação até o mínima recomendada de 600RPM, pois abaixo disso vc tem deficiência de lubrificação, que já não é pouca no BF.
Obs.: Se o motor apaga repentinamente, pode ser o caso de entupimento do carburador, falsa entrada de ar pelas juntas e/ou eixos do carburador e ainda válvulas presas ou mal reguladas.
No caso das válvulas, é comum certos mecânicos diminuirem a folga por achar que está "Batendo Tucho", mas é esse bater que garante o bom funcionamento dos BF.
Com o motor frio temos:
Folga na admissão: 0.18"
Folga no escape: 0.16"
Espero que o método "orelha" dê certo contigo, pois no meu BF está lindo!!!
Produtos químicos para remover incrustrações
São produtos muito utilizados na industria Petrolífera.
TEQ DESCALEX
Limpador pó ácido seco formulado para remover ferrugem e incrustações.
Embalagem:20 quilos.
Código:220735TED.
TEQ DESCALING LIQUID
Ácido liquido que contém aceleradores de desincrustação, inibidores de corrosão e agentes umectantes.
Embalagem:20 litros.
Código:220736TED.
TEQ METAL BRITE
Solução líquida composta por antioxidantes e passivadores. É usado para remover ferrugem de qualquer superfície de aço, manchas de ferrugem no latão, cobre, superfície de alumínio, cerâmica, madeira. Além disso, contribui para a proteção de ferrugem nos metais antes de qualquer pintura ou aplicação de revestimento.
Embalagem:20 litros.
Código:220737TED.
TEQ METAL BRITE H.D.
Detergente liquido composto que contem acido fosfórico e surfactantes não iônicos, utilizado para remoção de ferrugem e como polidor de superfícies.
Embalagem:20 litros.
Código:220738TED.