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Convex Datacenter
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  • #1
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    09/08/2009
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    Thumbs down Ajustes na caixa de cambio do Jeep




    Olá turma!
    Estou com um CJ5 movido a álcool (igual o dono) que comprei zero em 82 e estou de de novo com problema no cambio. Este problema começou já antes da primeira revisão de garantia quando a tecerá marcha começou a escapar na de-aceleração. Foi recuperado pela concessionário que fez um trabalho porco. (este concessionário não existe mais) Bom basicamente o que esta acontecendo é que os anéis sincronizadores não dura, e ultima mente nem 5000Km. O que apare-se é que há uma folga grande entre a árvore primaria e secundaria, no meu caso em torno de 2mm. Para tentar resolver este fez um espaçador de 1,2mm e botei entre o calço do rolamento de saída e a primeira marcha. Resolveu? Não, agora a primeira esta arranhando e a segunda escapando na aceleração.
    Alguém ai pode me ajuda como se ajustar e qual são as folgas corretos.
    Agradeço qualquer ajuda. (trocar a caixa para Clark Chevette etc. Nem pensar. Só teimoso mesmo e gosta do Jeep do jeito que véu da fabrica)

  • #2
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Quanto as folgas fica difícil ajudar sem ver o conjunto, mas na minha caixa, que é original, foi revisada em 2007 pois vazava muito óleo desde 2000, arranhavam TODAS as marchas desde 1996! e só quando segunda começou a escapar no início do ano de 2007 é que resolvi desmontar a caixa!!! A minha experiência é: apesar de só escapar a segunda, madei casear TODAS as 4 marchas, pois resolvi não arriscar (já ví várias caixas de Jeep que passaram a escapar marcha depois de uma revisão) e na minha opinião, os óleos de caixa modernos GL4 e GL5 atacam quimicamente os anéis sincronizadores então eu e meus amigos usamos óleo de motor monoviscoso SAE 50 ou o Texaco TGF que é especificação GL3, logo menos aditivados que os 4 ou 5
    4X4 Brasil
    Homero Hermida
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  • #3
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    1- HOMERO, o que significa CASEAR ?
    2- REINHARD, no manual de manutenção do jeep tem a guia de montagem e ajuste.
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- HOMERO, o que significa CASEAR ?
    Leopoldo,

    sei , mas acho que ele quis dizer alguma coisa do gênero FRISAR...vamos aguardar a resposta dele

    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #5
    Usuário Avatar de Spina4x4
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    pelo que entendi CASEAR significa oq aqui chamamos de FREZAR !!

  • #6
    Usuário Avatar de homerohermida
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    CASEAR vem de um outdoor de uma oficina especializada em caixa de mudanças que existia em frente ao Maracanã, no Rio de Janeiro na década de 1990. Não sei se ainda existe... mas o outdoor em questão ficava fixado na fachada e tinha uns 4 metros de comprimento e vinha escrito assim: "CASEAMENTO DE ENGRENAGENS". E o caseamento consistia num procedimento, talvez com uma freza, realizado entre os sincronizadores e suas respectivas engrenagens que por ocasião da manutenção, escapavam em situação de uso.
    Homero Hermida
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  • #7
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    FREZAR?

    AH ! aquele processo de remover material da engrenagem com uma retíficadora pneumática ou elétrica ????


    Isso eu já falei mil vezes e agora será mil e uma:

    Quem faz isso assina atestado de obito para todas as engrenagens.

    Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@!
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  • #8
    Usuário Avatar de edgar
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    Mestre Leopoldo, ha muuuitos anos atras numa visita que fiz aos angares de manutenção da varig em porto alegre, me apresentaram uma maquina que se me lembro bem trabalhava com algo parecido com aquele oleo soluvel de refrigeração de torno, onde eram colocadas duas engrenagens (estilo coroa e pinhão) a girar.
    Minha professora (responsavel pela manutenção) na epoca disse que era para assentar e casar as engrenagens novas. Bom na epoca tinha meus 18/19 anos e infelizmente não prestava muita atenção nos detalhes....
    Sera que existe algo assim mesmo ? Ja pensei em montar algo assim dentro de uma carcaça de eixo velho e por para girar uma coroa e um pinhão desacasalados e ver no que da....o que achas ?

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Isso é lapidação de engrenagens.

    No par coroa-pinhão isso é feito.

    Na verdade, não deveria ser liquido de refrigeração e sim liquido contendo pó abrasivo.

    de uma lida aqui:

    http://www.lmp.ufsc.br/disciplinas/S...a-final-v4.pdf

    http://www.gleason.com/

    Bom sobre seu qustionamento, esse processo é para engrenagens novas, para dar superacabamento nas faces de contato. Usar em eixos velhos, não vejo benefífio uma vez que as engrenage3ns podem estar "cavadas".

    Não dá para casar esse par (de novo) da mesma forma quando era novo, mas também não se deve usar uma coroa de um par com pinhão de outro.
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  • #10
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    FREZAR?
    Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@!
    Eu sei que este procedimento não é melhor do que colocar peças novas, mas as engrenagens que encontra por aí são de qualidade questionável e por isso decidi fazer isto. Não caí em conto de nenhum mecânico. A decisão foi minha. O mecânico de MERD@, que no caso sou eu, que vos escreve, pergunta: O que um mecânico, que não é de MERD@, como eu, faria?
    Homero Hermida
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  • #11
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    [QUOTE=homerohermida;957992]Eu sei que este procedimento não é melhor do que colocar peças novas, mas as engrenagens que encontra por aí são de qualidade questionável e por isso decidi fazer isto. Não caí em conto de nenhum mecânico. A decisão foi minha. O mecânico de MERD@, que no caso sou eu, que vos escreve, pergunta: O que um mecânico, que não é de MERD@, como eu, faria?[/QUOTE

    É muito melhor uma engrenagem original frezada, doque uma nova de má qualidade, como as que existem hoje.
    Tenho um jeep 61, com a caixa original e engrenagens frezadas a mais de 5 anos, só alegrias, já um amigo de trilha, colocou todo o conjunto (engrenagem, luva e sincronizador) novo, nao durou 6 meses e tá escapando marcha denovo, ele está louco atras de engrenagens originais usadas.
    Ambos serviços foram feitos pelo mesmo mecanico, e garanto, não é mecanico de MERD@.

  • #12
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    Concordo!

    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    FREZAR?

    AH ! aquele processo de remover material da engrenagem com uma retíficadora pneumática ou elétrica ????


    Isso eu já falei mil vezes e agora será mil e uma:

    Quem faz isso assina atestado de obito para todas as engrenagens.

    Infelizmente ainda um ou outro sem saber cai no conto desses mecanicos de MERD@!
    Faço minhas as palavras do Leopoldo!

    Frezar engrenagens porque estão escapando é o fim da picada!

    E tem mais, muita gente me consulta, pedindo dicas, e acaba mandando pros "mecas" por aí pra fazer gambis em vez de fazer o serviço corretamente...quando for assim, não contem comigo para as orelhadas.

    []s revoltado com o comportamento dos adoradores dos "shorts cuts"

    Renan

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