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  • #1

    Over-drive artesanal (jeep - rural)




    Amigos,
    Na edição 108 de 4X4&Cia, de julho de 2002, há uma matéria sobre uma expedição pela costa do nordeste a bordo de uma Rural. Essa Rural estava equipada com um câmbio de três marchas de um velho Dodge V8, e tinha um OVER-DRIVE feito artesanalmente com engrenagens de um câmbio da antiga F-100.

    Será que algum dos colegas de fórum conhecem essa história ?
    Como pode ser feito um OVER-DRIVE assim artesanalmente ?

    Abraços a todos...

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    A Warn fornecia nos EUA o Overdrive planetário para ser montado na caixa de transferência...
    Com relação a este fato da Rural, só olhando os detalhes para melhor entender. Creio que o câmbio dos Dodges eram Clark e não é tão simples assim dizer que basta usar uma roda dentada da F100.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Overdrive Warn
    Over-drive artesanal (jeep - rural) Imagens Anexas Over-drive artesanal (jeep - rural)-odremovedrightt.jpg Over-drive artesanal (jeep - rural)-odremovedwrongt.jpg 
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Mais uma....
    Over-drive artesanal (jeep - rural) Imagens Anexas Over-drive artesanal (jeep - rural)-insideodhousingt.jpg 
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  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Essa Warn e algumas outras que já ví são bacanas que basicamente não necessita de adaptações, vão no lugar da PTO.

    MAs eu já tive idéia de fazer um over drive utilizando componentes de um câmbio automático. Utilizando o conjunto planetário e satélite da segunda marcha do câmbio e fazendo-o fincionar ao contrário dá a relação da maioria das 5ª marchas dos cambios comerciais.
    O acionamento é relativamente simples, pela cinta presente no câmbio. Precisa de um atuador forte o sificiente ou mesmo um cabo com alavanca. Mas a tarefa mais difícil mesmo é fazer uma caixa para esse conjunto.

    Uma alternativa viável para veículos de entre eixos maior tal como a Rural seria a instalação de 2 câmbios, um de costas para o outro. Você conseguiria uma marcha tão longa que daria medo. Ou então usar os 2 câmbios alinhados e alongar o diferencial. Teria uma redução tão grande que se você cair do carro ele passa por cima de tudo até acabar o combustível!!!!!!!


    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de MOLOKO+
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    Overdrive

    Pesquisando cheguei a conclusão que pode se usar uma cx de redução invertida que ira multiplicar o numero de voltas na saida .Certo
    seria melhor com uma caixa de marcha instalada contraposta ao cambio como falou o Fraga.Penso em usar um esquema asiim no meu F750 (f12000) que tem redução no eixo traseiro (2 relações )e mesmo a mais longa por ser um veiculo de força ainda é curta e que em quinta marcha a 80 fica pedindo uma sexta e se um dia trocar o eixo traseiro vou colocar de onibus com relação longa e eixo mais leve.


    SDS Pedro
    4X4 Brasil
    "The key to having what you need...is the ability to let go of what you don't"

  • #7
    Essa matéria sobre a Rural que fez uma expedição à costa do nerdeste é antiga - julho de 2002. A parte do overdrive diz quase nada, extamente o que transcrevi no meu post anterior. Vou tentar um contato com 4x4&Cia para ver se consigo um e-mail do pessoal que fez a adaptação. Os colegas colocaram algumas sugestões interessantes, mas talvez muito trabalhosas. Simplesmente alongar a relação do diferencial eu acho que não resolve - assim como colocar pneus maiores: cobre-se a cabeça, e ficam descobertos os pés. O overdrive da Warn seria o ideal. Participei de um tópico sobre isso, e havia um colega muito interessado em importar - mas não deu mais notícias. Um overdrive artesanal que pudesse ser simplesmente conectado ao PTO - como o Warn - é que seria o bicho... principalmente se o custo fosse baixo.

    Abraços a todos.

  • #8
    Usuário Avatar de junior braga
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    acho que já vi um tópico sobre isso.....mas, tudo bem.

    felipe vc estava importando o over?? o que aconteceu??

    conseguiu ou não?

    [ ],
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #9
    Eu trouxe apenas 01 peça e com muito sofrimento ainda, pois ficou um tanto quanto caro, pra baratear teria que trazer vários de uma vez e ninguém quis encomendar junto...
    O overdrive, na minha opinião, é perfeito, pois quando eu vou pegar estrada eu engato o over e utilizo o cambio normalmente, se for numa serra onde fica pesado pra subir é só desengatar e utilizar o cambio sem overdrive... Eu tenho diferencial curto e ando na estrada como um jeep de diferencial longo. E de quebra ainda tem MAIS UMA alavanca(ja são 5 hehe) no assoalho...

    Abração!!

  • #10
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Acredito que q warn não fabrique mais o overdrive, mas existem alguns modelos novos ainda para vender :

    http://hermtheoverdriveguy.com/id21.htm

    Por uns 1000 dólares sai uma peça e eles tem eté aplicações especiais para o CJ brasileiro (estria fina)

    Particularmente, pelo preço que isso chegaria no Brasil, acredito que dá pra alongar o diferencial e colocar um cambio melhor , vale a pena ao meu ver pra quem tem um veiculo militar ou bem original para usar como acessório de época ....

    Sobre o overdrive caseiro, o que imagino que tenha sido feito fou colocar um cambio "de frente pro outro", assim a rotação entrava pelo entalhado de um e saída pelo seu piloto, como a relação da penultima marcha da maioria dos cambios é na casa de 1.5;1, teriamos uma relação de 1:1.5 ( não se esqueçam que este cambio está ao contrário) , que corresponde á uma marcha de 0,67:1, parece estranho mas tem gente que faz isso para ter mais redução, como é o caso desse cara do pirate :

    http://www.pirate4x4.com/forum/showt...=693183&page=2

    Abraços
    Denis

  • #11
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    Eu trouxe apenas 01 peça e com muito sofrimento ainda, pois ficou um tanto quanto caro, pra baratear teria que trazer vários de uma vez e ninguém quis encomendar junto...
    O overdrive, na minha opinião, é perfeito, pois quando eu vou pegar estrada eu engato o over e utilizo o cambio normalmente, se for numa serra onde fica pesado pra subir é só desengatar e utilizar o cambio sem overdrive... Eu tenho diferencial curto e ando na estrada como um jeep de diferencial longo. E de quebra ainda tem MAIS UMA alavanca(ja são 5 hehe) no assoalho...

    Abração!!
    caraca.. 5 alavancas ?

    vamos contar,
    1 cambio
    2 tração
    3 reduzida
    4 overdrive
    5 ???

    pensei que poderia ser um guincho mecanico, mas ele ficaria no pto, onde já está a overdrive, o que mais poderia ser ? freio de mão ? bloqueio via cabo ?


    []'s curiosos

  • #12
    Usuário Avatar de MOLOKO+
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    Saturn Overdrive

    Advance Adapters e uma empresa americana especializada em flanges para adaptar cxs e motores e cx de transferencia.Tambem vende unidades overdrive para diversos modelos de Jeep antigos na faixa de U$1000 e tambem cxs de reducao Atlas com ate 4 velocidades reducionais Vale a Pena dar uma olhada e explorar o site deles que conheco desde o tempo que nao havia Web difundida e sempre m andavam catalogos e respondiam faxes quando adaptei um V 8 na cx T98 de 4 marchas Rural / Jeep SDS Pedro http://advanceadapters.com/category/...-Shifters.html
    4X4 Brasil
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