x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário Avatar de anselmorabello
    Entrada
    21/04/2010
    Local
    Porto Velho/RO
    Agradecimentos: 0

Acho que a helice do motor da minha viatura esta ao contrario

Boa noite
    Estou achando que a helice do motor da minha viatura esta ao contrario.
    E estou postando a foto para se possivel os amigos poderem tirar minha duvida, o motor é o OHC 79.
    Ela esta ventilando muito vento para o motor em vez de o radiador. sera que o mecanico que pintou o motor fez esta ca......
    Um abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Acho que a helice do motor da minha viatura esta ao contrario-dsc09744.jpg  
    Bufallo = Jeep Ford Vermelho 4 cil. OHC 2.3
    Quem ama não maltrata.

Citação Postado originalmente por anselmorabello Ver Post
    Boa noite
    Estou achando que a helice do motor da minha viatura esta ao contrario.
    E estou postando a foto para se possivel os amigos poderem tirar minha duvida, o motor é o OHC 79.
    Ela esta ventilando muito vento para o motor em vez de o radiador. sera que o mecanico que pintou o motor fez esta ca......
    Um abraço a todos
    Anselmo, embora o nosso raciocínio inicial nos informe que a ventoinha funciona como um ventilador, jogando ar no radidaor, a real função de uma ventoinha é justamente sugar o ar externo (ou seja, frio) através da colméia do radiador, com isso esfriando a água que circula pelo mesmo. Partindo deste princípio, acredito que a ventoinha de sua viatura está montada da forma correta.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Anselmo, embora o nosso raciocínio inicial nos informe que a ventoinha funciona como um ventilador, jogando ar no radidaor, a real função de uma ventoinha é justamente sugar o ar externo (ou seja, frio) através da colméia do radiador, com isso esfriando a água que circula pelo mesmo. Partindo deste princípio, acredito que a ventoinha de sua viatura está montada da forma correta.
    X2...

[ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

Usuário Avatar de anselmorabello
    Entrada
    21/04/2010
    Local
    Porto Velho/RO
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post

KKKKKKKKKK
    Ok muito obrigado por ter tirado a minha duvida eu pensava que a ventilação tinha que ser para o radiador.
    Um abraço, Um otimo domingo pra vc e nosso amigo rodrigo.hoffman
    Bufallo = Jeep Ford Vermelho 4 cil. OHC 2.3
    Quem ama não maltrata.

Pois é, nunca tinha prestado atençãona helice do meu jeep...mas tenho também uma duvida, se a posição de sugar o ar de fora como descrito acima for a verdadeira, e não a de empurrar o ar, então nos carros mais modernos que tem ventoinha acionada por termostado ao estacioonarem nas suas garagens por exemplo, estariam puxando ar parado? Não sei se fui claro, vou tentar explicar diferente...paro meu carro há 1 metro da parede, desligo e 15 segundos depoios acioona automaticamente a ventoinha...ele vai resfriar o radiador puxando o ar de fora pra dentro???
    Inclusive achei isso aqui http://forumini.forumeiros.com/infor...em-r-t1439.htm nada a ver com jeep mas há muita confusão sobre o lado certo, eu também não sei...comentarios que puxar de fora pra dentro é errado. Vou até checar a rotação da ventoinha com meucarro.desculpem ter editado 2 vezes tive que corrigir palavras.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Com certeza está correto puxar o ar de fora para dentro.Mesmo parado em uma garagem de um prédio,o ar externo vai estar mais frio que o ar dentro do compartimento do motor.

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Com certeza está correto puxar o ar de fora para dentro.Mesmo parado em uma garagem de um prédio,o ar externo vai estar mais frio que o ar dentro do compartimento do motor.
    XXX2222

Imaginem só um carro em movimento... a quantidade de vento que o mesmo pega / capta pela grade dianteira, agora imagine se seu eletroventilador ventilasse de dentro do cofre do motor pra fora... primeiro que ele não teria força suficiente para vencer a tal força... e segundo que se conseguisse no máximo daria empate... ou seja, não fluia fluxo nem pra dentro nem pra fora... outra coisa de lógica, imaginem que seu motor está quente (e estará), agora imagine um ventilador tirando ar quente dele e jogando pro trocador de calor (radiador), no que daria isso? mais ar quente para o radiador? não esfriaria nada... muito pelo contrário...
    Quando o radiador é superdimensionado ou a entrada de ar é boa, como nos nossos jeep's... às vezes nem se precisa de ventilação constante, por isso aconselho a quem tem mecânico colocar elétrico (eletroventilador), pois na maioria das vezes não se precisa de "vento" para deixar a temperatura do motor normal... e fica até mais seguro... pois vejam, na estrada onde o vento é máximo, ele mesmo se encarrega de resfriar o radiador... na cidade quando engarrafado... aí sim, o eletroventilador entra de vez em quando... mas numa trilha, imagine passagens de lama, água, rios... com uma ventolinha acionada mecanicamente, jogando água, correndo o risco de quebrar alguma palheta, danificar a bomba d'água, soltar/quebrar a correia, e ainda por cima causar um acidente (já vi uma pá enfincada no capô), agora se instalar um eletroventilador, como termostato direto no radiador, o eletroventilador só entrará quando necessário e no caso de uma trilha com água, pode-se instalar um acionamento manual, assim aciona-se antes de adentrar na água, antecipando assim o resfriamento do motor e quando se entra na água, não corre o risco de acionamento, podendo assim danificar o mesmo.
    Desculpe o texto tão longo... mas acho que deu pra entender o que queria dizer....

Abraços!

Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    XXX2222

Imaginem só um carro em movimento... a quantidade de vento que o mesmo pega / capta pela grade dianteira, agora imagine se seu eletroventilador ventilasse de dentro do cofre do motor pra fora... mas acho que deu pra entender o que queria dizer....
    Abraços!
    Pablo
    A explicação do Pablo foi uma aula. Excelente.
    Só acrescento que: a hélice da ventoinha existe para auxiliar o sistema de refrigeração do motor, que é o radiador. Ela não é um ventilador pra jogar ar frio no motor, ou tirar ar quente de dentro do cofre do motor. Isso não existe (tá, tem o intercooler...mas é outra história).
    Para resfriar um motor com ventilador, acho que precisaria de uns 300 ligados, mas também não tenho convicção que daria certo (a água do radiador esfria o bloco por dentro - se existisse esse sistema de resfriamento por ventilador, só resfriaria a carcaça do motor - não é funcional).
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem