x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3

    Discutindo a Relação




    Pessoal, meu jeep é 1976 e originalmente veio com motor OHC 4CC, câmbio 4 marchas e relação de diferencial 9:44.

    Em algum ponto da sua história o motor foi substituído por um BF 161, mas o câmbio e o diferencial foram mantidos. Quando chegou em minhas mãos já estava assim.

    Seu desempenho na trilha é excelente e não tenho do que reclamar, mas na rodovia, até chega aos 90Km/h, mas forçando muito o motor.

    Uma velocidade de cruzeiro confortável é por volta de 60/70 Km/h, mas hoje em dia essa velocidade chega a ser perigosa em rodovias, atrapalhando demais o trânsito.

    Eu gostaria de melhorar um pouco o desempenho dele no asfalto. Já vi aqui no forum o pessoal falando de um over drive americano para adptar, mas não chegaram a conclusão nenhuma. Pensei também em uma caixa com 5 marchas (5ª ov), mas eu não gosto de adaptações e gostaria de manter o mais original possível.

    Comecei então a fazer algumas contas e tive uma idéia e gostaria da opinião dos colegas.

    Para mim, o desempenho nas trilhas de um CJ5 com motor BF 161, caixa de 3 marchas, diferencial com relação 8:43 e pneus 7,50X16 é mais que suficiente, mas em rodovias nem pensar, é pior que o meu.

    Pensei então na substituição da relação de diferencial por uma mais longa, uma 11:47. Meu mecânico não quis nem ouvir, disse que não funciona, que o jeep perderá a força na trilha e eu me arrependerei da modificação, mas a idéia não saiu da minha cabeça, porque segundo as minhas contas ficaria bom para trilha e bom no asfalto, vejam meus cálculos.

    43/08 = 5,375
    44/09 = 4,889
    47/11 = 4,273

    Câmbio 3 marchas c/ dif.8:43
    1ª 2,798 X 5,375 = 15,039:1
    2ª 1,551 X 5,375 = 08,337:1
    3ª 1,000 X 5,375 = 05,375:1

    Câmbio 4 marchas do OHC c/ dif. 9:44 (meu jeep)
    1ª 3,570 X 4,889 = 17,453:1
    2ª 2,381 X 4,889 = 11,640:1
    3ª 1,530 X 4,889 = 07,480:1
    4ª 1,000 X 4,889 = 04,889:1

    Câmbio 4 marchas do OHC c/ dif. 11:47
    1ª 3,570 X 4,273 = 15,254:1
    2ª 2,381 X 4,273 = 10,173:1
    3ª 1,530 X 4,273 = 06,537:1
    4ª 1,000 X 4,273 = 04,273:1

    Como vocês podem ver a relação final da 1ª do câmbio 4 marchas com diferencial 11:47 é pouca coisa mais forte que a 1ª do câmbio 3 marchas com diferencial 8:43.

    Com a segunda, ocorre a mesma coisa.

    Na última marcha, que é 1:1, fica muito mais longa no 4 marchas.

    Assim, acho que ele teria um desempenho semelhante (um pouco mais forte) ao 3 marchas c/ 8:43 na trilha e um desempenho muito melhor em rodovias em função da relação mais longa do diferencial.

    Minha dúvida é se não vai ficar longa demais e o jeep vai perder muita velocidade na subida, pedindo 3ª com frequencia.

    Qual a opinião de vocês?

    Alguém tem alguma experiência nesse sentido?

    Desculpem-me pelo post longo, mas eu precisava explicar minha teoria.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #2
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Já ajudei dois amigos que tinham Jeep com motor OHC a trocar de relação de diferencial, de 44/9 para 47/11. Os dois se arrependeram... de não ter trocado a mais tempo! Ficou muito bom! Um deles quebrou o sincronizador da 4 marcha num passeio na areia da praia. Voltamos, na estrada, com velocidade média de 80 km/h. Eu de quarta e ele de terceira! O motor era OHC. Mas acho que vai ficar bom mesmo com o BF-161. A sua primeira é mais curta que a caixa original do BF. vai acabar se equivalendo. Por outro lado, estou comprando um over drive nos EUA. Está uma novela. Mas acho que vai sair este ano ainda. Quando cheagar, avisarei.
    Abs
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Robertux
    Em nenhum momento vc cita qual o tamanho dos seus pneus. É de se estranhar muito o seu Jeep não desenvolver mais do que 90km/h em 4ª. Você realmente ja aferiu isso em GPS?

    Seguinte, cada vez que vc alonga o Jeep o velocimetro passa a marcar menos, qto maiores os pneus mesma coisa. Essa sua velocidade não seria somente impressão sua?

    Vou citar o meu caso, meu Jeep está com motor Falcon, pneus 33", diferencial 9x44 e anda a 120km/h com o motor girando a 3.500 rpm, mas no velocimetro não passa de 80!!!

    Tenho duas suposições: ou vc está sofrendo de ilusão de ótica por causa do seu velocimetro. Ou vc está usando pneus pequenos e uma simples substituição por modelos maiores tipo 7.50x16 ja lhe ajudaria em muito.


    Tem ainda a possibilidade do seu BF 161 não estar desenvolvendo toda a rotação, tipo acelerando pouco ou sei lá, mas aí seria muita gafe da sua parte não haver percebido isso né... hehehehehe

    De qualquer forma se vc quiser me passar uma MP com o seu e-mail eu te envio uma planilha onde vc pode calcular a velocidade matemática real do seu Jeep.

    Abraço.

    Ps: um overdrive seria bom tb... mas será que não seria mais uma bugiganga pra te incomodar a cabeça?

  • #4
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Roberto,

    Quando você diz que seu carro não passa de 70km/h , essa limitação se deve ao RPM do motor ou que ele não tem força para manter ??? Muitas vezes tem-se a impressão que o carro está amarrado, mas na verdade o motor que não tem força para "tocar" , compreende ???

    Fiz uma simulação com os dados que vc postou, e pelo visto seu carro ficará um pouco "frouxo" de saída, pois a " força de saída" ficará bem baixa, essa força é determinada por : (torque motor* redução cambio * redução dif) / raio pneu

    Na sua suposição ( BF + 4,27) teríamos uma vel. final elevada ( na casa dos 140 km/h) e uma saída bem pequena, por volta de 10% inferior a um Gm2.5 +chevette+ 4,89+ 33", combinação que eu acho meio "xoxa".

    O que dá complica é o fato do cambio do jeep ter a 1ª longa ante um 260f ou chevette ( 4,2 e 3,7 respctivamente), desta forma, não fica muito bom usar relações mais longas, exatamente pelo fato de se perder "saída" .

    ()´s
    Denis

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    No Cascãozão eu usava pneus 750x16, 43x8, BF161, 3m..na estrada ele andava a 80 ou 90km/h sim..era só pisar! Eu que nao gostava de forçar o motor e ficava entre 70 e 80km./h

    IMHO, colocar 11x47 não fica bom. O BF é um motor lerdo e não tão elástico quanto um OHC. Eu com meu Jeep c/ a configuração acima, não conseguia fazer as trilhas daqui da região sem engatar a reduzida. O motor simplismente não tem força pra arrancar em subida íngrime. E não é só o meu Jeep que era assim. A galera aqui que tem BF161 sofre com a mesma coisa!

    Isso porque eu tinha 43x8...imagino com uma [muito] mais longa!

    Eu faria o seguinte: BF161 + Clarkette 5m e correr pro abraço.
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #6
    Usuário Avatar de Pridi
    Entrada
    27/02/2008
    Local
    Nova Santa Rita/RS
    Idade
    54
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0
    Roberto,

    O jeep do meu sogro está com a seguinte configuração: motor opala 6, clark 4M, 11x47 e pneus 33'.
    Meu jeep: motor opala 4, 2.8, taxado, caixa original jeep 4M, 8x43, 33'.

    Meu jeep não passa de 70-80 Km/h memo pisando, em função da redução do diferencial (aferido com GPS), acabo andando em torno de 60Km/h, a 2000 rpm, sem forçar o motor. Ele para a mesma velocidade anda a 1000 rpm e facilmente vai a 120 ou mais.

    Mas em algum lugar você tem de pagar o preço. No caso dele é na trilha. Já perdi a conta do número de pontas de eixo quebradas ou torcidas e é fácil de entender. Se ele anda 2X mais rápido, as rodas devem girar 2X mais que no meu jeep. Isto se traduz num esforço muito maior sobre o conjunto mecânico, numa situação de arrancada ou com a roda presa em um buraco, por exemplo.

    E naõ é só uma questão de usar reduzida ou não, já que a reduzida reduz (é lógico) o esforço do motor e embreagem, dando maior amplitude de giro, mas o resto do conjunto, especialmente cardãns, diferenciais e pontas de eixo continua sobre o mesmo esforço.

    Em resumo, se o uso for mais urbano e trilhas menos radicais, vale a pena. Se for mais destinado para trilhas, eu continuaria com esta relação. Eu particularmente não me estresso muito. Depois dos jeeps, nem de carro ou corro mais, fico curtindo a paisagem.

  • #7
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Robertux
    Em nenhum momento vc cita qual o tamanho dos seus pneus. É de se estranhar muito o seu Jeep não desenvolver mais do que 90km/h em 4ª. Você realmente ja aferiu isso em GPS?
    Olá Maurício, meus pneus são os Goodyear Power Tork Trail, 7.50X16, zero km. Segundo o site da Goodyear eles têm 820 mm. de diâmetro externo, o que em polegadas corresponde a 820mm/25,4 = 32,28 polegadas. A velocidade foi aferida no GPS, no velocímetro ela nem chega a 80Km/h. e o motor não vai mais.

    Seguinte, cada vez que vc alonga o Jeep o velocimetro passa a marcar menos, qto maiores os pneus mesma coisa. Essa sua velocidade não seria somente impressão sua?
    Não, como disse acima verifiquei no GPS

    Vou citar o meu caso, meu Jeep está com motor Falcon, pneus 33", diferencial 9x44 e anda a 120km/h com o motor girando a 3.500 rpm, mas no velocimetro não passa de 80!!!
    Segundo meu cálculo acima o meu pneu dá pouco mais de 32" por isso o erro do velocímetro é um pouco menor.

    Tenho duas suposições: ou vc está sofrendo de ilusão de ótica por causa do seu velocimetro. Ou vc está usando pneus pequenos e uma simples substituição por modelos maiores tipo 7.50x16 ja lhe ajudaria em muito.

    Tem ainda a possibilidade do seu BF 161 não estar desenvolvendo toda a rotação, tipo acelerando pouco ou sei lá, mas aí seria muita gafe da sua parte não haver percebido isso né... hehehehehe
    Ele está acelerando tudo, mas talvez esteja meio fraco, cansado já que ele fuma um pouco quando piso bastante, para sair de um atoleiro por exemplo.

    De qualquer forma se vc quiser me passar uma MP com o seu e-mail eu te envio uma planilha onde vc pode calcular a velocidade matemática real do seu Jeep.
    Agradeço, vou entrar em contato.

    Abraço.

    Ps: um overdrive seria bom tb... mas será que não seria mais uma bugiganga pra te incomodar a cabeça?
    Pois é minha dúvida é exatamente essa, se eu aumentar a relação final, alongando o diferencial ou colocando um over drive será que o BF vai conseguir empurrar o jeep ou vai ficar pedindo marcha em qualquer subidinha?
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #8
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Já ajudei dois amigos que tinham Jeep com motor OHC a trocar de relação de diferencial, de 44/9 para 47/11. Os dois se arrependeram... de não ter trocado a mais tempo! Ficou muito bom! Um deles quebrou o sincronizador da 4 marcha num passeio na areia da praia. Voltamos, na estrada, com velocidade média de 80 km/h. Eu de quarta e ele de terceira! O motor era OHC. Mas acho que vai ficar bom mesmo com o BF-161. A sua primeira é mais curta que a caixa original do BF. vai acabar se equivalendo. Por outro lado, estou comprando um over drive nos EUA. Está uma novela. Mas acho que vai sair este ano ainda. Quando cheagar, avisarei.
    Abs
    Eu já pensei em comprar um motor OHC e substituir o BF assim ele voltaria a ficar original e o OHC sendo mais elástico ele com certeza andaria melhor na rodovia, com mais final, mas dois amigos meus já tiveram problema com o motor OHC dele engolir água pelo retentor/gaxeta do virabrequim e tiveram que fazer o motor, então fiquei com medo.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #9
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Roberto,

    Quando você diz que seu carro não passa de 70km/h , essa limitação se deve ao RPM do motor ou que ele não tem força para manter ??? Muitas vezes tem-se a impressão que o carro está amarrado, mas na verdade o motor que não tem força para "tocar" , compreende ???
    Olá Denis, ele chega a 90 Km/h, não tenho conta giros mas o bicho ronca que parece que vai estourar e não adianta acelerar mais que não vai. A 60/70Km/h ele anda bem. Parece realmente falta de força.

    Fiz uma simulação com os dados que vc postou, e pelo visto seu carro ficará um pouco "frouxo" de saída, pois a " força de saída" ficará bem baixa, essa força é determinada por : (torque motor* redução cambio * redução dif) / raio pneu
    Meu pneu é 7:50X16, segundo a Goodyear ele tem 820mm de diâmetro externo, mas considerando que o motor e os pneus são os mesmos, as únicas variáveis seriam câmbio e diferencial, por isso comparei com um 3 marchas com motor BF, pneu 7,50X16 e diferencial 8:43 (maioria dos jeeps) e os valores nas marchas curtas ficaram próximos, um pouco mais curtos na minha proposta, portanto, aparentemente, a força de saida seria aceitável.

    Na sua suposição ( BF + 4,27) teríamos uma vel. final elevada ( na casa dos 140 km/h) e uma saída bem pequena, por volta de 10% inferior a um Gm2.5 +chevette+ 4,89+ 33", combinação que eu acho meio "xoxa".
    A velocidade final não chega a ser muito importante, não pretendo correr com jeep, apenas gostaria de uma velocidade de cruzeiro por volta de 80 a 100 km/h para não ser atropelado pelos caminhões.

    O que dá complica é o fato do cambio do jeep ter a 1ª longa ante um 260f ou chevette ( 4,2 e 3,7 respctivamente), desta forma, não fica muito bom usar relações mais longas, exatamente pelo fato de se perder "saída" .

    ()´s
    Valeu, Obrigado
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Minha singela opinião.

    A 9x44 é uma boa relação tanto para trilha, quanto para asfalto, em motores não tão potentes.

    Uma 11x47, 11x45 ou algo desse naipe, ficará fraco em situações que precisem de força.

    Então, concordando com o Lucas, não altere a relação, troque o cambio!
    Um que tenha over, pois como postou, tanto o 3m, quanto o 4m, as marchas finais são 1:1.

    Para ganhar velocidade no asfalto, deve mexer somente na última marcha.

    Segue uma tabela garimpada aqui no fórum.

    Abraços.

    Kim.
    Arquivos Anexos

  • #11
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    37
    Posts
    371
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Eu já pensei em comprar um motor OHC e substituir o BF assim ele voltaria a ficar original e o OHC sendo mais elástico ele com certeza andaria melhor na rodovia, com mais final, mas dois amigos meus já tiveram problema com o motor OHC dele engolir água pelo retentor/gaxeta do virabrequim e tiveram que fazer o motor, então fiquei com medo.
    Acho que antes de mexer nos diferenciais (algo caro e que precisa ser feito por alguem capacitado), vc deve avaliar seu motor, afinal para se ter velocidade é preciso ter potencia disponivel, e motores cansados perdem muito rendimento em altas rotações, e a potencia maxima dele cai.
    O meu motor de opala antigo não passava dos 3000 RPM e o carro raramente atingia os 70km/h - apesar de desempenhar bem nas trilhas e baixas velocidades), qdo levei ele pra retifica, percebemos que ele estava cheio de folgas, e que o comando de valvulas estava reto, ou seja algumas valvulas mal abriam. Resultado: com o motor retificado o carro ficou outro, e apesar dos diferencias reduzidos (43x8) e dos pneus pequenos (31") da pra manter um ritmo legal (80km/h), podendo checar perto dos 100km/h para fugir dos caminhões.

    Cuidado, pois ao alongar demais a relação do diferencial, vc vai perder torque, e pode não ter potencia suficiente para acelerar, por exemplo, ao engatar a quarta marcha estará numa velocidade X, precisando de 70 CV, mas o motor estará numa rotação baixa que gera apenas 60CV, desta maneira, a velocidade do carro vai diminuir, até chegar numa velocidade onde necessite da mesma potencia gerada pelo motor.
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #12
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    45
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Roberto

    Sou da mesma opinião do Kim.. a 9/44 é uma relação ideal pra quem quer um certo desempenho no asfalto, sem comprometer o off-road.. Mais que isso acho que vai ficar meio xoxo pra arrancar com ele sem estar reduzido.. A nao ser que vc trocasse Cx de marchas mais relação diferencial, alongando a relação e colocando uma cx com relações mais curtas (principalmente a 1ª)

    So pra vc ter uma base pra comparar.. A F-75 do meu pai tem relação 11/47, cx de c10 3 marchas, pneus 255/75/15 e motor Falcon 3.6... Pra arrancar ela em uma subida meio ingrime tinha que dar uma queimada de enbreagem, pois ela era muito longa.. Agora ele trocou a cx por uma de C20/F1000 4 marchas.. Ficou perfeita, com força pra arrancar e solta pra andar no asfalto.. Da ate pra botar uns sapatos novos (33")

    Eu dava uma boa olhada no motor, pra ver se essa falta de desempenho num tem relação com alguma outra coisa.. Carburação, eletrica, escapamento, etc??

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade